10 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce + dica bônus!

Autor do artigo
por Gregório Nardini
27/11/2021
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Oi gente, Gregório aqui novamente!

Hoje, separei uma lista especial de dicas para fazer com que o seu e-commerce venda de verdade. Agora que você já conheceu todos os conceitos relacionados a e-commerce aqui no nosso blog, chegou a hora de fazer o seu funcionar e fazer com que ele venda de verdade.

Seguem as nossas dicas, selecionadas especialmente pela nossa equipe:

1. Use suas redes sociais

Você já ouviu falar que quem não é visto não é lembrado? Hoje, essa frase está muito conectada com a presença que a sua marca possui nas redes sociais. Ter uma rede social sólida e consistente faz com que mais pessoas entendam o que você faz e o que você vende.

Além disso, redes sociais como o Instagram, permitem que você mostre seu catálogo, venda seus ingressos e ainda receba feedbacks reais de seus clientes que farão com que novos prospects se sintam mais seguros quando forem comprar de você.

2. Otimize o SEO

A Orgânica Digital explica de um jeito simples o que é SEO: “Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

Em termos práticos, é como pedir um Uber! Pense comigo: é preciso ligar o GPS do seu celular para que o motorista encontre você. Com o SEO, funciona do mesmo jeito. É necessário fazer melhorias no conteúdo da sua página para que ela possa ser encontrada com mais facilidade por quem está fazendo uma pesquisa no Google. Entende?

Por meio das técnicas de SEO, então, é possível otimizar o site para que ele ultrapasse os demais e esteja na primeira página de resultados do Google, chamando a atenção dos usuários com o conteúdo mais relevante para suas buscas.”

Para isso, várias técnicas te ajudarão a estar bem rankeado, contam itens como:

  • Idade do seu domínio;
  • Autoridade do seu domínio;
  • Conteúdo atualizado no seu site;
  • Conteúdo escrito em blog;
  • Quão rápido seu site carrega;
  • Força de links internos e externos;
  • Quão bem desenvolvido é o seu site;
  • Como ele é ativo em redes sociais;
  • Monitoramento de tráfego;
  • E muitos outros!

Fazer tudo isso nem sempre é fácil, por isso nessa hora vale a pena optar por uma plataforma que já te entregue vários desses itens prontos e atualizados.

3. Invista em um blog

Como você chegou até esse artigo? Provavelmente, você buscou no Google sobre o assunto em que estava interessado e abriu o arquivo aqui ao se interessar pelo título. Logo, se você ainda não conhecia a Planne, agora passou a conhecer e sabe que a Planne te ajudou a tirar uma dúvida.


É assim que funciona a estratégia de blog, tudo isso é baseado em reciprocidade. Você sabe a história das estrelas Michelin nos restaurantes?


Pois então, anualmente a Michelin (isso, a mesma dos pneus) produzia um guia falando sobre os melhores restaurantes no mundo e distribuía entre seus clientes e público-alvo. Logo, os reviews deixavam as pessoas curiosas para pegarem seus carros e irem conhecer os restaurantes que estavam a seu alcance.

Mas o que gastronomia tem a ver com pneus? Isso eu também não sei, mas a cada nova vez que você pegava seu carro para ir até um restaurante, seus pneus gastavam mais e, consequentemente, você estava mais perto de precisar trocar o seu jogo de pneus.

Aí você lembrava de quem? De quem sempre indicou os melhores restaurantes para você: a Michelin!

Entendeu? Empresas que geram conteúdo interessante, atraem clientes interessantes!

E é isso que um blog faz!

4. Invista em Ads

Mercados cada vez mais concorridos tem feito parte do digital e, é praticamente impossível viver e se destacar entre os concorrentes se você não investir em mídia paga hoje. Um blog, como citado no item anterior, é essencial para que você atraia pessoas sem muito custo, mas a maioria do seu tráfego virá de campanhas bem estruturadas e que serão direcionadas para o público certo.

Isso também aumentará a permanência das pessoas na sua página, o interesse delas por comprar mais que um produto de você e bons reviews sobre a experiência desses usuários dentro do seu site.

Melhorando assim a sua reputação.

5. Aposte em estratégias de remarketing

Nem todas as pessoas que acessaram seu site hoje comprarão de você no mesmo instante. Por vezes o filho chora, alguém liga, alguém chama para uma reunião, algum cano estoura em casa… E aí essa pessoa acaba fechando o navegador e indo resolver as situações da sua vida.

Como você faz para não perder essas pessoas? Simples, remarketing. O remarketing “carimba” os usuários que chegaram até seu site e passa a “marcar” essa pessoa em cada lugar que ela entra. É por isso que, se você abre uma página na Netshoes, por exemplo, quando acessa o Facebook ou o Instagram, o mesmo produto que você viu está lá e em oferta.

Nada é “acaso”, é tudo estratégia. Se funciona com você, aposte nessa estratégia pois também funcionará com os usuários do seu e-commerce.

6. Anuncie seus produtos também em marketplaces

Nem sempre sua empresa já é conhecida e consolidada e o seu produto já é o “queridinho” entre pessoas que fazem parte do seu público. Por isso, nem sempre os usuários que acessaram seu site irão comprar dele. É tudo uma questão de autoridade e segurança.

Por isso, muitas vezes ver nomes como Americanas, Ponto Frio, Mercado Livre e Magazine Luiza vendendo seus produtos, passará mais tranquilidade para quem deseja comprar (caso sua marca ainda não seja uma marca muito consolidada).

No caso de serviços de turismo, marketplaces populares como Decolar, Hotel Urbano e Viator são boas opções para você acelerar o crescimento das vendas das suas experiências turísticas.

7. Invista mais em Estratégias de Pós-Venda

O pós-venda é um forte aliado para que novas vendas ocorram no futuro e para que você se mantenha cada vez mais próximo dos seus clientes. Não custa nada para você rastrear o seu envio, garantir a entrada do seu cliente no parque para o qual ele comprou ingresso, encaminhar um mimo junto com a entrega, ligar para o cliente quando ele fizer o primeiro contato com o seu produto para saber se deu tudo certo e inovar cada vez de formas diferentes.

Pessoas gostam de comprar de pessoas e isso faz com que uma boa estratégia de pós-venda, humanizada e com qualidade (robôs não farão o trabalho tão bem quanto você, tome cuidado!) gere cada vez mais vendas e sucesso para sua empresa.

Além, é claro, de fazer com que cada vez mais sua empresa seja indicada para outras pessoas e converta indicações em novas vendas.

8. Use seus dados para te darem a direção

Ter uma gestão digital baseada em dados faz com que a sua empresa acerte cada vez mais quando precisar tomar decisões relacionadas ao público-alvo, a criação de novas campanhas, ao planejamento de investimentos e muitas outras dúvidas que uma gestão de dados pode muito bem solucionar.

Por isso, aposte no Google Analytics, em ferramentas como SemRush e tudo mais que a internet tiver para te oferecer na hora de gerir os números da sua empresa.

9. Melhore a forma de Pagamento

Você já entrou em um e-commerce no qual passou seu cartão, ele possuía limite e mesmo assim sua compra foi negada?

Motores de pagamento mal escolhidos, podem fazer com que clientes desistam de comprar com você e fechem seu site na mesma hora. Além, é claro de garantir que a sua experiência ruim se torne um trauma que faça eles nunca mais voltarem.

A Planne, por exemplo, oferece uma solução completa de pagamentos robusta, integrada e, por isso, você terá mais segurança na hora de vender.

10. Tenha atenção na logística.

Se você vende online, tem que ter compromisso total na entrega!

Aposte em transportadoras conhecidas, formas de envio dos correios que você já usufruiu e garanta com que a embalagem preserve ao máximo a integridade do que você está enviando, um produto que chega inteiro nas mãos do seu cliente faz total diferença!

11. Dica bônus: ofereça um atendimento de excelência!

Como já disse anteriormente, as pessoas gostam de comprar de pessoas, por isso aposte em um atendimento humanizado e com excelência, que cuide de cada uma das entregas e promessas que você fez na hora da venda.

Aqui na Planne, você tem acesso ao suporte sempre que precisar e nossa equipe está sempre disponível para ajudar você em qualquer dúvida que surgir. Conte conosco!


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