Fotos de boa qualidade podem aumentar as vendas do seu e-commerce

Autor do artigo
por Thaís Serrano
28/09/2022
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Boas imagens são fator determinante no sucesso do seu e-commerce. Duvida?

Ao escolher fotos de boa qualidade dos seus produtos ou serviços, é possível gerar sensações de desejo em seus clientes, impulsionando-os a realizar a compra.

Mas, não adianta apenas “fotos bonitas”. É necessário atribuir mais alguns fatores técnicos quando se trata de montar um e-commerce visualmente atraente e com um bom potencial de venda.

No caso das imagens, devemos considerar também a velocidade de carregamento, as plataformas usadas pelos nossos clientes, os ângulos, a padronização, a identidade visual da sua marca… Uma série de pontos!

É por isso que decidimos construir esse conteúdo hoje, para ajudar você a criar fotos que vendem mais!

Os 4 formatos ideais

Quando se fala de formatos, geralmente usam-se os seguintes:

• Horizontal (foto deitada): 640 pixels de largura por 480 pixels de altura • Vertical (foto em pé): 480 px de altura por 640 px de largura

Mas há também quem use até as dimensões máximas de aproximadamente:

• Horizontal: 1280 px de largura por 1024 px de altura • Vertical: 1024 px de largura por 1280 de altura

Não há regras, mas há bom senso! O ideal é evitar fotos que sejam muito pequenas ou com baixa qualidade, como aquele efeito craquelado, por exemplo, porque isso pode prejudicar a leitura ou a visualização do seu produto ou serviço.

O que considerar na hora de tirar fotos para o meu e-commerce?

O tamanho ideal (em KB)

Para que o carregamento das suas imagens não seja lento e a experiência de compra do seu cliente continue intacta, aposte em fotos que, após a edição, se mantiveram em um tamanho entre 250kb e 1mb.

Lembre-se que, nem sempre pouco peso é igual a mais velocidade. Porque, se você editar e publicar imagens que fiquem menores que 250kb, certamente a visualização do seu produto ou serviço ficará prejudicada.

A padronização das imagens

Imagens com tamanhos diferentes podem prejudicar o layout do seu site, deixando-o “desordenado”. Isso pode gerar uma sensação de bagunça para quem estiver visualizando elas, colocando a experiência de navegação do seu site em cheque. Aposte em imagens padronizadas, com formatos similares e que promovam uma boa composição visual. Peça auxílio a profissionais como um design para o site ou o próprio fotógrafo com experiência em fotos para e-commerce.

Além disso, na hora de escolher o padrão, considere que sua imagem deve funcionar bem em computadores, tablets ou celulares.

Tipo de arquivo das fotos

Normalmente, os formatos mais aceitos pelos principais programas e devices para abertura das imagens são: JPG e PNG. Produzir as próprias fotos ou terceirizar o serviço?

Ambas as opções têm as suas vantagens, basta escolher aquela que mais se encaixa em seu perfil e momento atual da empresa.

Caso vá produzir as próprias fotos, invista em um equipamento fotográfico de qualidade. No caso de produtos físicos, pense também em um mini estúdio desses que você pode ter em casa e montar sobre uma mesa. Pois, produzir fotos com iluminação inadequada pode prejudicar o resultado final.

No caso de produzir fotos dos seus serviços e sua empresa, confira as condições ideais do ambiente. Por exemplo:

Restaurantes e museus: são ambientes fechados, com iluminação artificial, sendo assim, verifique se as luzes estão boas, se o ambiente está limpo e organizado, monte uma mesa posta com um dos pratos mais famosos ou, no caso do museu, foque sua atenção nas peças ou áreas de maior interesse;

Parques de diversão e atrativos turísticos: são dois exemplos de ambientes abertos, sendo assim, dê preferência para tirar as fotos num dia ensolarado ou que, ao menos, não esteja chovendo para não manchar a lente da câmera. Convide algumas pessoas para posarem se divertindo no passeio e transmitindo a boa experiência que aquele serviço pode proporcionar.

Agora, se puder investir mais, é possível terceirizar o serviço com um fotógrafo experiente e que entenda do seu ramo de atuação. Há fotógrafos especializados em diversos segmentos. Por exemplo: fotógrafos especializados em gastronomia podem extrair o que há de melhor dos pratos do seu restaurante ou, quem sabe, fotógrafos especializados em imagens aéreas com drones para quem tem parques de diversão e querem vista do alto contemplando toda a área e atrações do seu espaço. Há ainda fotógrafos de shows que poderão fazer uma cobertura especial do seu evento.

Está com mais dúvidas sobre e-commerce? Saiba que a nossa equipe pode te ajudar a qualquer momento! Entre agora em contato conosco em planne.com.br


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