Como o e-commerce pode beneficiar as vendas de pequenas e médias empresas?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
05/04/2022
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Gerenciar uma pequena e média empresa exige perspicácia empresarial. Nesse sentido, investir em e-commerce de turismo é um grande diferencial.

No passado, campanhas de marketing eficazes estavam disponíveis apenas para grandes corporações.

Hoje, a ascensão do marketing digital permitiu que pequenas e médias empresas anunciem com estratégias mais acessíveis.

Ao desenvolver um plano de marketing coerente e delegando funções a profissionais qualificados, as organizações dedicadas ao turismo têm possibilidade de atingir um grande público.

Leia o texto a seguir para saber quais são as principais estratégias de marketing das pequenas e médias empresas e as vantagens que elas apresentam.

Estratégias de e-commerce para PMEs

Parques, museus, restaurantes e agências de turismo, 4 tipos de negócios que têm muito em comum.

Todos eles dependem, em maior ou menor grau, de turistas para gerar receita. Nesse sentido, o e-commerce vem como um recurso muito bem-vindo.

A onipresença da internet na vida das pessoas faz com que uma página virtual faça muita diferença na hora de vender ingressos, fazer reservas e disponibilizar vouchers, bem como para que essas pessoas localizem e conheçam a marca ao realizar buscas sobre as regiões.

Conheça as principais estratégias de e-commerce para pequenas e médias empresas dessas áreas a seguir.

1) Entenda os clientes

Uma das dicas de marketing para pequenas empresas é ter um segmento de clientes claramente definido para funcionar com eficiência e confiança, reduzindo custos nas estratégias de publicidade - por exemplo.

Um equívoco comum é pensar que existe algum tipo de estratégia que funciona para todas as pequenas empresas, não importa o setor. Isso não é verdade porque todas as empresas são diferentes e, logo, têm realidades diferentes.

Antes de decidir quais elementos incluir no e-commerce de turismo, você precisa pensar cuidadosamente sobre o público-alvo.

Ser claro sobre os detalhes da persona permitirá que você desenvolva uma estratégia geral mais direcionada, concentrando-se nos canais com maior probabilidade de gerar resultados para a empresa terceirizada de limpeza.

2) Tenha identidade clara

Para comunicar as intenções das empresas, é preciso que ela tenha uma identidade clara. A partir disso, desenvolvem-se:

  • Nome;
  • Logotipo;
  • Identidade visual;
  • Iconografia.

Existem várias opções diferentes para fazer isso, incluindo contratar um freelancer ou trabalhar com uma agência estabelecida.

3) Tenha um ótimo site

Se há algo que afasta as pessoas do seu negócio, é um site mal desenvolvido. Você pode conseguir visitantes, mas se eles acharem o site difícil de navegar, as vendas das peças para máquina de lavar não vão crescer.

Este é um erro muito fácil de evitar. Para organizar seu pequeno negócio e conseguir mais clientes, comece as ações de marketing com um site simples, direto e completo.

4) Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta especialmente útil para empresas locais com clientes locais.

Quando as pessoas pesquisam sobre selante para radiador no Google, é uma ótima hora para colocar sua empresa no topo das pesquisas.

Boas avaliações no topo ou perto do topo da lista criam credibilidade e as pessoas ficam mais propensas a confiar em você.

5) Escolha as ferramentas certas

Este é outro ponto muito importante a ter em atenção, desde a plataforma utilizada para desenvolver o e-commerce até o checkout e as taxas de conversão.

Você pode escolher uma plataforma que já forneça uma estrutura existente para economizar tempo e investimento.

Além das funcionalidades básicas, como a opção de cálculo de frete e prazo de entrega, verifique se a solução permite integração com outros programas.

Alguns dos mais importantes são o sistema de gestão, chat para atendimento e integração com sistema ERP, caso você também tenha uma loja física.

Outro parceiro muito importante dos sites de vendas é o gerenciador de pagamentos. Isso pode ter um impacto direto no desempenho da sua taxa de conversão.

Portanto, encontre uma alternativa que aceite múltiplas opções de pagamento, seja segura e ofereça taxas atrativas para o seu negócio.

6) Segurança em primeiro lugar

Não há vendas sem confiança. Os consumidores devem se sentir seguros ao colocar seus dados na plataforma e fazer uma compra de EPS isopor.

Para evitar essa resistência, você pode implementar certos procedimentos para tranquilizar os clientes que visitam sua loja virtual.

Algumas das ações básicas nesse sentido são, por exemplo, inserir links para perfis de empresas nas redes sociais, incluindo informações importantes, como nome, endereço e CNPJ, e disponibilizar meios de contato.

Selos de segurança também são bem-vindos e ajudam a comprovar a segurança do e-commerce.

7) Tenha relatórios sobre as transações

Os dados de e-commerce são uma ferramenta poderosa para analisar operações e gerar insights de negócios. Por isso, é certo que a gestão financeira também é muito importante para o sucesso da loja online.

Com esse controle, você gerenciará facilmente as transações e terá um melhor controle sobre custos e lucros.

Tomar decisões em qualquer negócio é um grande desafio, mas pode ser feito com mais confiança com a armazenagem e a análise de dados.

Como o e-commerce pode beneficiar PMEs?

O aumento das vendas online de filme stretch e o desenvolvimento de diferentes estratégias para expandir os canais de comércio têm incentivado muitas organizações a criarem e-commerces. Mas esses não são os únicos benefícios envolvidos.

Saiba abaixo o que uma loja virtual pode trazer para o seu negócio:

Comodidade para os clientes

Em primeiro lugar, ao abrir um e-commerce, você pode trazer mais comodidade ao consumo dos seus clientes.

Afinal, o ambiente digital facilita a pesquisa aprofundada e a comparação de preços, o que é muito comum nos dias de hoje.

Além disso, garante que mesmo as pessoas que moram longe das lojas físicas possam comprar ingressos e recebê-los em casa – um diferencial que contribui para o aumento da base de clientes pela versatilidade do produto.

Anúncios fáceis de criar

Outra vantagem importante de ter e-commerce é que é fácil criar anúncios e lançá-los online rapidamente.

Isso significa que a sua empresa não precisa gastar com material impresso para manter os consumidores informados e pode alterar a disponibilidade do produto em tempo real.

Além disso, o sistema de análise de dados garante maior controle sobre o desempenho de cada oferta de solo grampeado. Desta forma, a gestão das promoções torna-se muito mais eficiente.

Acompanhar resultados

Como dissemos, os modelos de negócios online podem ser rastreados e analisados ​​usando um sistema de análise de dados.

Isso é muito útil, principalmente porque eles fornecem uma visão geral do seu desempenho em cada campanha.

Tráfego do site, taxa de rejeição, pagamentos mensais, volume de transações e tickets médios são apenas alguns exemplos das métricas e insights que você terá ao utilizar uma boa plataforma de e-commerce.

Todas essas informações de rastreamento são cruciais para que você defina suas ações de marketing e vendas, sempre com o objetivo de atingir os clientes com mais precisão.

E-commerce tem custos operacionais menores

Se você trabalha em administração de condomínios por um longo tempo, é natural se perguntar por que o e-commerce pode ser positivo para a operação.

Ao contrário de uma loja física, a operação de uma loja virtual é muito mais barata. Basta pegar papel e caneta e criar uma lista de custos fixos que você tem hoje com despesas como:

  • Aluguel;
  • Conta de água;
  • Conta de luz;
  • Segurança.

Se a conta não estiver fechando, você deve investir nas vendas pela internet.

Um dos principais benefícios do e-commerce é que ele não precisa de alto investimento para gerar retorno e manter a empresa funcionando.

Basicamente, você vai gastar com a plataforma de hospedagem, marketing digital, compra de estoque, impostos e equipes de atendimento ao cliente.

São muitas áreas para dar conta, mas, comparado à loja física, pode ser muito mais otimizado em termos de custo.

Sem restrições geográficas

Uma grande vantagem de apostar no e-commerce é a possibilidade de vender para clientes em qualquer lugar do país ou do mundo com o toque de um botão.

Não há dúvidas de que ter um e-commerce alinhado às estratégias mais adequadas aos seus objetivos é algo que amplia o alcance de seus produtos e pode dar longevidade à sua marca.

Seu empreendimento vai se aproximar de potenciais clientes que você nunca imaginou ter.

Contudo, não basta ter um site de vendas e esperar que os resultados caiam do céu. É importante investir em marketing digital de qualidade para aumentar o número de visitantes.

Conclusão

O e-commerce é uma grande oportunidade para quem quer crescer e desenvolver o seu negócio, assim como ocorre com ferramentas de gestão sistema Protheus para o controle de um negócio.

Com a gestão certa, esse formato oferece oportunidades incríveis e ajuda você a tomar as decisões certas para continuar obtendo resultados cada vez mais satisfatórios em pequenos e médios negócios, principalmente estabelecimentos voltados ao turismo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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