Como vender voucher online e elevar a receita do seu negócio?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
22/06/2023
Capa do blog

Se você vende ingressos ou faz reservas pela internet, já deve ter pensado inúmeras vezes em como vender voucher online, certo?

Aliás, a venda de vouchers voltou a ganhar popularidade durante a pandemia de Covid-19. Negócios dos mais variados setores adotaram essa estratégia como uma forma de antecipar receita e sobreviver à crise, especialmente nos ramos de eventos e turismo.

Apesar de ter sido adotada como uma medida emergencial, a venda de vouchers se estabeleceu como uma prática indispensável para as empresas.

Afinal, oferecer mais alternativas de pagamento aos clientes é essencial para melhorar a experiência de compra, aumentar as vendas, atrair mais clientes e promover seu negócio.

Além disso, a venda de vouchers solidificou-se como uma estratégia para elevar a competitividade e estabelecer um relacionamento contínuo com os clientes.

Se você ainda não oferece essa possibilidade para seus clientes, saiba que está perdendo a oportunidade de ampliar as vendas e expandir o negócio!

Mas, para entender como fazer isso, é preciso conhecer o papel da tecnologia dentro dessa estratégia e, ainda, saber como oferecer vouchers para os clientes.

Continue a leitura do artigo para descobrir mais informações sobre vender voucher online e aproveitar todos os benefícios dessa estratégia utilizando um sistema de voucher!

O que é um voucher?

O termo voucher vem da língua inglesa e significa garantia ou comprovante. No Brasil, é uma espécie de comprovante de compra, que geralmente é entregue aos clientes a partir de condições especiais, descontos ou até serviços “plus”. Na prática, serve como garantia de que o consumidor irá usufruir de um produto ou serviço contratado.

Para o cliente, um voucher funciona como um incentivo financeiro para adquirir os produtos ou serviços de uma empresa, uma vez que podem obter descontos ou serviços adicionais e escolher quando e como desejam utilizá-lo.

Já para sua empresa, esta pode ser uma estratégia de marketing utilizada para atrair mais clientes, vender antecipadamente e ajudar a não concorrer tanto com o comércio local, visto que, ao pisar na sua cidade, um turista terá inúmeras opções de escolha.

Para que serve um voucher?

O voucher funciona como uma forma de pagamento em cupom ou vale-compra, emitido em um documento, código ou cartão. É comum que ele seja adquirido como uma forma de presentear ou premiar pessoas, já que permite alta flexibilidade em seu uso e representa a aquisição de crédito para uso posterior.

Contudo, também é possível utilizar vouchers como incentivos empresariais e premiações, adicional em promoções ou alternativa de forma de pagamento.

Ainda existe a possibilidade de vender vouchers como day use, um comprovante que permite que o cliente acesse estabelecimentos durante o período de um dia.

No varejo, por exemplo, os vouchers podem ser utilizados para que os usuários comprem quaisquer produtos que quiserem, dentro do valor estabelecido no cupom.

Em ramos como parques e restaurantes temáticos, os vouchers possibilitam a venda de experiências e serviços específicos, como o acesso a atrações especiais ou jantares temáticos.

Tem como vender voucher?

Sim, é completamente possível vender voucher. Por meio de plataformas especializadas, como a Planne, você pode vender vouchers online como uma forma de pagamento antecipada e garantir mais previsibilidade para as finanças do seu negócio.

Mas, antes de entender como vender voucher online utilizando a Planne, vamos compreender mais profundamente como funciona a venda de vouchers.

Como funciona a venda de voucher?

Para entender como vender voucher online, é crucial, antes de tudo, conhecer as etapas deste processo de venda. Veja, nas próximas linhas, quais são.

1. Preparação do voucher

Em primeiro lugar, a empresa fornecedora deve criar um voucher que esteja compatível com seus objetivos, que podem envolver aspectos como: aumentar as vendas, contornar sazonalidades ou fidelizar clientes.

É preciso ter este objetivo bem definido, pois isso o ajudará a “defender” a venda de vouchers para seus clientes.

E, então, será necessário definir o valor do voucher. Para isso, é fundamental que você realize uma análise sobre o histórico de compra dos seus clientes e, principalmente, sobre o momento atual da sua gestão financeira.

O ideal é que você seja capaz de definir valores que representem vantagens atraentes para os consumidores, mas sem prejudicar seu fluxo de caixa.

2. Definição das condições de uso do voucher

Uma vez definidos os valores e benefícios que você deseja oferecer aos seus clientes, deverá estabelecer as regras e condições de uso do voucher.

Essa etapa é a chave para o sucesso da sua estratégia, garantindo que não haja questionamentos ou cobranças conflituosas por parte dos clientes. Em outras palavras, os termos de uso servem para proteger e garantir que ambas as partes cumpram e estejam conscientes sobre a política de voucher estabelecida.

Nesse momento, você deverá indicar diretrizes, como:

  • prazo de validade do voucher;
  • possíveis restrições de uso;
  • formato de utilização do voucher (uso único ou múltiplo para atingir o valor total);
  • política de reembolso;
  • transferibilidade;
  • processo de validação do voucher.

Venda de voucher

Até aqui, você já terá um cupom devidamente criado. Logo, chegou a hora de vendê-lo para seus clientes.

Já que estamos falando sobre como vender voucher online neste artigo, os meios mais comuns para esse fim são sistemas de cupom ou seu próprio site.

Falaremos mais sobre a importância do sistema de voucher para vender ingressos online, mas, antes, continue entendendo como funciona a venda desse tipo de ingresso.

Pagamento do cliente

Depois de disponibilizar seu voucher para venda, os clientes poderão escolher e adquirir o cupom que desejarem. Para tal, eles devem utilizar os meios de pagamento disponíveis e, após a confirmação do pagamento, o voucher será emitido.

Emissão do voucher

A emissão dos vouchers digitais geralmente envolve a criação de códigos ou documentos em PDF.

Desse modo, podem ser enviados por e-mail, disponibilizados para download ou permanecer disponíveis no login dos usuários de um sistema de voucher ou site da empresa.

Para resgatar o voucher, o cliente deverá seguir os termos de uso. É vital que todas as instruções estejam transparentes para que os clientes não corram o riscos de se frustrar!

mulher-segurando-voucher.jpg

Como fazer um voucher online?

Para fazer um voucher online, você precisará de um sistema de voucher, como a Planne, que oferece a tecnologia necessária para vender mais reservas online de forma antecipada e garantir mais previsibilidade para seu negócio.

No sistema de voucher da Planne, você pode facilmente gerar um site com a identidade da sua marca, criar diferentes vouchers, definir as tarifas mais adequadas para cada um deles, inserir adicionais e acrescentar imagens atrativas para estimular as conversões de vendas!

Como oferecer um voucher?

É possível criar diferentes formatos de voucher para sua empresa e, depois, oferecê-lo.

Se o negócio é um parque ou restaurante temático, por exemplo, os vouchers podem ser uma forma de antecipar reservas para datas especiais. Outra opção é realizar uma cobrança antecipada pela reserva, que, no futuro, pode ser convertida em consumo para minimizar as taxas de no-show do seu restaurante e, assim, elevar seu ticket médio.

Além disso, você pode criar um voucher específico para determinadas experiências, como a inclusão de uma refeição temática, acesso prioritário ou desconto para atrações relacionadas ao tema visando oferecer uma experiência encantadora e completa.

Também é válido disponibilizar vouchers de desconto ou promocionais. Estes oferecem um benefício especial aos clientes, como descontos percentuais na conta total, ofertas de "compre um, ganhe outro" em determinados pratos ou descontos para entrada no parque até determinado horário a fim de evitar no-show.

Ficou claro como vender voucher online?

Lembre-se que as chances de ter sucesso com essa estratégia são possíveis e viáveis se você utilizar um sistema de voucher que consiga sanar todas as necessidades do negócio.

Por isso, te convidamos a conhecer o sistema de voucher da Planne, a plataforma de e-commerce das experiências!

Se quiser ter um sistema de voucher eficiente e atrativo para sua empresa, entre em contato conosco. Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar a implementar esse sistema e desenvolver estratégias de vendas online personalizadas para seu negócio!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo