Não venda produto, venda experiência: como aplicar? Guia prático

Autor do artigo
por Gregório Nardini
04/02/2022
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“Não venda produto, venda experiência”! Essa é uma das frases que estão em alta quando o assunto é atração de clientes. Mas, afinal, o que isso significa?

De maneira geral, a frase aponta para uma estratégia que vai te ajudar a ampliar o valor agregado da sua oferta.

Para explicar como isso funciona, usamos um exemplo clássico: a Starbucks.

Estamos falando da maior rede de cafeterias do mundo. Contudo, os produtos que ela vende são basicamente os mesmos que tantas outras padarias comuns que encontramos por aí: café, misto quente, sanduíches e bolos, não é mesmo? Mais ou menos!

Na realidade, a Starbucks vende uma experiência; e não apenas um produto.

A marca foi construída - e seus valores aplicados - para que os pontos de venda se tornassem lugares onde as pessoas querem estar, seja para começar o dia, trabalhar, dar uma pausa na correria da cidade ou encontrar amigos.

Um dos resultados da aplicação dessa política de “não venda produto, venda experiência” é que a empresa pode cobrar R$ 9,50 por um simples cafezinho filtrado, enquanto a padaria da esquina fica nos R$ 3 (ou até menos).

É claro que existem outras vantagens de vender experiência e não produto, mas ampliar o ticket médio e, consequentemente, o faturamento, sem dúvida, são os benefícios que mais chamam a atenção de empreendedores.

Como vender a experiência (e não só o produto)?

Para vender experiência, indo além de vender o produto, tenha em mente os seguintes pontos-chave:

1. conheça seu público; 2. crie uma proposta de valor clara; 3. personalize a experiência; 4. ofereça atendimento excepcional; 5 esteja onde o cliente está; 6. dê atenção à construção da marca; 7. mantenha consistência para criar reputação e fortalecer o relacionamento com os clientes; 8. supere as expectativas sempre.

Vender experiência significa que você está focado em proporcionar aos clientes uma experiência positiva e memorável em todas as interações com a marca.

A propósito, quando falamos “não venda produto, venda experiência”, o que queremos dizer é que a experiência do cliente deve ser tão importante quanto a mercadoria em si.

Essa relevância deve ser notada nos mínimos detalhes, envolvendo:

  • as etapas para reserva ou compra de um produto/serviço;
  • a experiência de navegação no site;
  • como é feito o atendimento no local;
  • quais são as vivências dentro do espaço físico;
  • a apresentação da embalagem; e mais.

Considerando tudo isso, fica clara a necessidade de apostar na experiência para alavancar os resultados, concorda?

E o melhor: tudo isso pode ser impulsionado com o apoio das tecnologias e dos canais digitais.

Por exemplo, vale ressaltar que os números do e-commerce no Brasil não param de crescer. A previsão de faturamento é de R$ 185,7 bilhões em 2023, segundo a ABComm Forecast.

Nessa perspectiva, saiba que é possível - e indicado - criar um e-commerce de serviços para sua empresa, como forma de aprimorar a experiência do cliente. Quer saber como? Siga conosco!

E-commerce de serviços: como gerar experiência online?

Hoje, ter um site que faz vendas online é uma necessidade de qualquer empresa e, portanto, uma forte ferramenta no aumento de faturamento do seu negócio.

Porém, muitas pessoas acreditam que e-commerces podem vender apenas produtos físicos, o que costuma ser um grande engano.

E-commerces de experiências têm crescido mês a mês, principalmente com o envolvimento do turismo nisso. Além do AirBnb e dos sites de grandes hotéis já com motores de reservas, cada vez mais empresas estão oferecendo serviços online, como parques, restaurantes temáticos, agências de turismo, barbearias, pizzarias e outras.

Para exemplificar, isso facilita até mesmo para quem está considerando viajar para sua cidade, pois chegará com tudo programado, ingressos trocados e vouchers recebidos.

3 plataformas para criar seu e-commerce de experiências

Agora que você entende um pouco mais sobre a expressão “não venda produto, venda experiência”, vamos listar as melhores plataformas para criar seu próprio e-commerce de experiências.

1. Planne

A solução da Planne foi desenvolvida e pensada para “destination services”, ou seja, negócios que vão além do aéreo e da hospedagem, quando falamos de experiências turísticas.

Nela, estão englobadas vendas de:

  • ingressos;
  • jantares em restaurantes;
  • ingressos de museus e parques;
  • transportes; e tudo mais que for possível realizar reservas.

O motor de reservas da Planne atende desde um “escape game”, que aluga salas para o público jogar, até um parque que vende ingressos e precisa controlar: fluxo, disponibilidade, preços por horário ou dia…

A plataforma ainda oferece funcionalidades para os restaurantes, pensando em horários de reservas e números de mesas.

Essa ferramenta é completa e flexível para atender inúmeros modelos de negócios, pois:

  • agiliza as demandas do setor comercial;
  • eleva as vendas e o faturamento;
  • possibilita que o cliente faça compras por conta própria, sem intervenção humana.

Se ainda restam dúvidas do porquê de escolher a Planne, saiba que o motor de reservas permite que negócios com lógica de disponibilidade na operação comercial possam configurar suas regras de disponibilidade, tarifas etc.

Mais diferenciais da Planne

  • Flexibilidade para configuração de acordo com cada negócio/produto, com ou sem agendamento de data e horário.
  • Possibilidade de criação de regras de disponibilidade encadeadas.
  • Personalização da ferramenta, deixando-a com a identidade visual da empresa.
  • Uso do motor de reservas sem precisar ter um site desenvolvido dentro da plataforma, usando apenas widgets.
  • Facilidade para transferir a lógica de disponibilidade da operação e de produtos específicos para venda online.
  • Autonomia para o cliente na hora de fazer reservas ou comprar produtos no ambiente digital.
  • Treinamento de uso da plataforma para a equipe da empresa contratante, bem como suporte da equipe de tecnologia da Planne para esclarecer dúvidas.

2. Wix

O Wix é uma plataforma voltada para a criação de sites profissionais, ideal para quem deseja abrir uma loja virtual, mostrar seu trabalho ou simplesmente criar um blog personalizado.

Com ela, você pode:

  • editar seu site, podendo escolher um template e personalizá-lo como quiser, com total liberdade de design;
  • adicionar recursos de agendamento online ou pagamento direto no site;
  • configurar a visualização para mobile friendly, em uma versão responsiva para diferentes telas;
  • otimizar para SEO (Search Engine Optimization): facilidade para ranquear nos mecanismos de busca, considerando localização, palavras-chave e afins.

A versão gratuita do Wix já dispõe de várias ferramentas, como opções de template, hospedagem segura e suporte.

Já as versões Premium propiciam maior capacidade de armazenamento para o site e removem os anúncios indesejados.

3. WooCommerce

O WooCommerce é um plugin gratuito que transforma o WordPress em um sistema de e-commerce “completo”. Com ênfase nas aspas – mais abaixo você vai saber o porquê.

Sua instalação é bem simples e, com poucos cliques, a loja virtual estará ativa.

Normalmente, qualquer tema de WordPress dá suporte ao WC (abreviação para WooCommerce), a não ser que seja muito antigo (ou mal projetado).

Aqui, não é preciso ter um template específico para WC, porém, esses temas trazem mais opções de configuração em geral.

Sendo assim, com o WooCommerce, você pode transformar seu site, portfólio ou blog WordPress em uma loja virtual.

As possibilidades de personalização são grandes e, ainda, há uma variedade boa de plugins para funções adicionais.

Por exemplo, pode-se instalar um plugin que cria e otimiza opções de agendamento e faz com que você possa vender seus serviços e ingressos de forma livre.

Enfim, são muitas plataformas disponíveis para reforçar sua presença digital e alavancar os resultados. E, considerando que a proposta é “não vender produto, vender experiência”, que tal conhecer mais sobre a Planne?

Não venda produto, venda experiência com a Planne

Acesse o site da Planne e encontre tudo o que você precisa saber sobre nossa solução, inclusive agendando uma demonstração sem compromisso.

Somos a melhor plataforma de e-commerce das experiências e estamos à disposição para demonstrar como você pode usar um amplo leque de recursos por um valor que certamente cabe no seu orçamento.


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