SEO: Entenda como funciona e os motivos para aplicar no seu negócio

Autor do artigo
por Gregório Nardini
25/03/2022
Capa do blog

O Marketing digital e as ferramentas tecnológicas estão se desenvolvendo com velocidade em busca de atender um mercado cada vez mais competitivo. Além das ferramentas crm, existe também um conjunto de técnicas chamadas de SEO.

O que significa SEO e como funciona? Abaixo buscaremos elucidar o que exatamente é isso e como irá ajudar o seu negócio se tornar cada vez mais visto.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como Otimização de Ferramentas de Busca. Uma ferramenta de busca é um site ou aplicativo onde você busca palavras chave e ele te retorna diversos resultados que irão te direcionar para outras páginas da internet, que possivelmente responderão sua pergunta ou que tenham algo que você deseja.

Ou seja, quando alguém pesquisa algo como “crm de vendas”, a ferramenta de buscará em todos os sites da internet que se permitem ser encontrados (esses sites são chamados de indexados, existem sites que não querem ser encontrados, sendo esses chamados de não indexados) por essas palavras chaves e lhe apresentará como resultado.

Um outro exemplo: alguém pesquisa pelo termo “comercial crm”, existem tantas páginas na internet que possuem exatamente esse termo que utilizar apenas isso para escolher quais apareceriam poderia retornar respostas que não satisfaçam os internautas.

A ordem em que essas páginas aparecem são escolhidas pelo algoritmo próprio da ferramenta de busca.

Cada ferramenta de busca pode utilizar seus próprios critérios para escolher as páginas que considera mais relevantes e mostrá-las primeiro, em destaque.

Geralmente os resultados do topo são propagandas pagas, onde existe leilão próprio entre os concorrentes para aparecer no topo da página de busca.

Já os resultados que não são publicidade paga à plataforma são chamados de resultados orgânicos.

A função das estratégias SEO é colocar a página do canal digital de seu empreendimento em local de destaque nas buscas orgânicas das ferramentas de busca. Isso sem pagar a mais por publicidade para essas plataformas.

Essas estratégias são aliadas ao Marketing de Conteúdo. Esse modo de fazer propaganda consiste em criar um conteúdo de valor aos usuários, para atraí-los para sua página na internet quando pesquisam por algo.

Hoje em dia os dicionários e enciclopédias estão cada vez mais sendo guardados em bibliotecas e substituídos pelos nossos celulares e computadores.

Quando alguém tem uma dúvida como “o que é crm plano?” são bem maiores a chance de ela pesquisar na internet do que ir à uma biblioteca ou livro.

Quais os benefícios para minha empresa?

Pode parecer besteira, porém a maior parte dos internautas nem chegam a acessar a segunda página das ferramentas de busca. Então a diferença entre aparecer em uma ou outra é grande e certamente fará a diferença na exposição de sua marca.

Além disso, o usuário que acessa as ferramentas de busca tem uma disposição maior em confiar nas páginas que aparecem primeiro. Isso porque a própria ferramenta “recomendou” aquele conteúdo de uma certa forma.

Segue uma lista com os principais benefícios de utilizar as estratégias SEO:

  • Economia com publicidade online;
  • Mais acessos em seu canal digital;
  • Aumento da confiança do cliente em sua marca;
  • Oferece conteúdo de valor para possíveis clientes;
  • Atrai usuários com certo interesse em sua área de atuação.

Esses são somente alguns dos exemplos de vantagens atreladas à aplicação de estratégias de SEO.

Qual tipo de empresa pode aplicar?

Mesmo sendo bastante popular no comércio digital de produtos, qualquer empresa pode colher os benefícios dessa estratégia de baixo custo. Seja um serviço ou venda de algum produto, qualquer segmento é capaz de aplicar a estratégia SEO.

Caso você tenha uma clínica médica, por exemplo, pode criar um blog de saúde com conteúdos relevantes e de qualidade de sua área para atrair pessoas para seu site.

Outro exemplo é um microempreendedor que atua no comércio em algum nicho específico, como na venda de artigos esportivos ou de bebidas, e tem um blog com conteúdo direcionado para aquela área.

Essa estratégia de Marketing Digital pode ser especialmente interessante para os microempreendedores, já que pode ser implementada com baixo custo, ou até mesmo com um pouco de tempo disposto para gerir o blog e criar conteúdo continuamente.

Aliadas a outras tecnologias e ferramentas digitais, como ferramentas crm gratis, pode ser o impulso que faltava para alavancar suas vendas em pouco tempo e com custo reduzido.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo