Brand Experience: o que é e como funciona essa prática?

Autor do artigo
por Thaís Serrano
05/09/2023
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O Brand Experience, também conhecido como experiência de marca, é uma estratégia usada pelos negócios para fortalecer a relação com os clientes em todos os pontos de contato.

A técnica ajuda a implementar ações que despertam sentimentos e sensações, aumentando a fidelização e a satisfação do consumidor. Qualquer empresa que queira ser relevante no mercado, precisa trabalhar sua imagem.

Também é muito importante criar uma identidade e a partir disso colocar o branding em ação. Geralmente, esse trabalho é feito por meio de detalhes, fazendo com que o Brand Experience seja um dos elementos mais importantes para fortalecer a empresa.

A organização precisa considerar a percepção do cliente sobre ela mesma, mas isso gera esforço gradativo e contínuo que deve ser realizado toda vez que o negócio interagir com o consumidor.

As pessoas estão atentas a todos os detalhes de uma empresa, principalmente ao tipo de experiência que terão com a marca, independentemente de ser um estabelecimento físico ou digital.

Cada ponto de contato é uma forma de construir a percepção do consumidor, e é por isso que o artigo vai explicar o que é Brand Experience, como afeta a percepção do consumidor e os elementos que contribuem com ele.

Também vai mostrar por que a emoção é importante em sua construção, como projetá-lo, os benefícios de investir, e como as redes sociais influenciam na formação da experiência de marca.

O que é Brand Experience?

Basicamente, o Brand Experience, ou experiência de marca, é uma estratégia que ajuda a gerar valor durante as experiências de interação, consumo e contato dos consumidores.

Para colocá-lo em prática, é necessário explorar várias áreas de percepção, garantindo que o público construa uma ideia positiva sobre a companhia, com base em sua experiência.

Uma marca de laminação Bopp Soft Touch vai trabalhar com ele por meio de detalhes marcantes, mas que nem sempre são notados pelas pessoas.

Impactos na percepção do consumidor

A estratégia é capaz de afetar a percepção do consumidor, e faz isso porque proporciona experiência inovadora que nenhuma outra empresa conseguiu fazer. Isso acaba fidelizando o cliente, e um cliente fiel vai divulgar a marca para outras pessoas.

Pelo fato de agregar valor à marca, o negócio começa a ser reconhecido por seu diferencial. Atualmente, ter uma empresa valorizada gera impactos positivos no valor do produto ou serviço.

Os consumidores passam a reconhecer a empresa como a melhor solução para suas necessidades, automaticamente, o negócio será reconhecido no mercado e diferenciado perante as pessoas.

Elementos importantes do Brand Experience

Para que o Brand Experience seja positivo, além de distribuir cartão de visita cento, a empresa ou profissional precisa trabalhar em cima de alguns elementos importantes. São eles:

  • Percepção;
  • Participação;
  • Personalização;
  • Priorização.

A percepção está relacionada ao modo como os consumidores veem e interpretam a empresa, e é fundamental que ela seja vista de maneira positiva pelo público.

A companhia pode fazer isso por meio de campanhas de marketing digital que transmitem sua essência, oferecer atendimento de qualidade e aprimorar seus produtos e serviços.

A participação trata do envolvimento dos consumidores com aquilo que a empresa faz, de modo que façam parte de sua história. Para alcançar esse objetivo, basta incentivar a interação em diferentes canais, como redes sociais e eventos.

Quanto à personalização, seu propósito é adaptar a experiência dos clientes, com base em suas preferências, desejos e necessidades. Pode ser alcançada por meio de estratégias que criam ofertas personalizadas e sugestões com base no histórico de compras.

Já priorização tem como objetivo destacar as características importantes da empresa perante o público, com base naquilo que é relevante para os clientes, e essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas de mercado.

Importância da emoção

A emoção é um sentimento muito importante para construir a Brand Experience do negócio. Investir em uma plotagem parede para decorar a loja é uma forma de tornar o ambiente mais confortável para os clientes.

As emoções são despertadas pelas estratégias da empresa e podem agregar valor à imagem da marca. É fundamental dizer que isso também está relacionado aos fatores sensoriais, pois fazem com que os consumidores se encantem com a empresa.

Se o negócio souber despertar a emoção de seu cliente ou do potencial cliente, vai construir sua identidade, transmitir sua cultura e até criar senso de pertencimento entre seus colaboradores.

Como fazer um Brand Experience consistente?

Para projetar um Brand Experience consistente, existem alguns passos importantes que devem ser trabalhados pela empresa. São eles:

Definir a persona

A primeira coisa que a marca precisa fazer é conhecer sua persona, ou seja, seu perfil de cliente ideal.

Isso é necessário para saber quais são os desejos, necessidades e comportamentos desse público, e com isso escolher os melhores canais e estratégias para impactá-lo.

Criar identidade visual coerente

Qualquer estratégia de marketing, seja na internet ou por meio de um banner grande personalizado, apenas vai funcionar se a empresa souber criar uma identidade visual consistente e atraente, de acordo com seus valores e personalidade.

Isso envolve paleta de cores, tipografia, logotipo, ícones, entre outros recursos que vão fortalecer a marca perante os consumidores.

Criar conteúdo relevante

O envolvimento e o interesse do público dependem de materiais relevantes e úteis para seu cotidiano. São conteúdos capazes de resolver os problemas e atender necessidades.

Além de bem elaborados, também precisam ter formatos variados, como publicações nas redes sociais, postagens no blog, infográficos, entre outros.

Promover interação e engajamento

A interação e o engajamento são prioridades dentro de uma estratégia de Brand Experience em qualquer canal.

Assim sendo, é necessário promover campanhas interativas, incentivar a participação dos clientes e oferecer benefícios exclusivos.

Benefícios do Brand Experience

De modo geral, investir em adesivo para carros empresa é primordial para divulgar o nome da marca, e essas estratégias juntamente com o método, podem trazer muitos benefícios.

Um deles é o aumento da competitividade, pois empresas que investem na experiência dos consumidores se tornam mais relevantes em seu mercado de atuação. Portanto, conseguem enfrentar a concorrência.

O consumidor em si é o mais impactado por essa ação, pois tudo dentro dela é projetado para alcançá-lo, ativar suas sensações e despertar sentimentos. Isso é muito importante porque quando o cliente está satisfeito, provavelmente será fidelizado.

Além do mais, trilhar o caminho da experiência como forma de promover o negócio é uma forma de tornar a empresa relevante em seu mercado e muito mais sólida.

As experiências proporcionadas precisam estar de acordo com as tendências, ao mesmo tempo em que abrem espaço para a inovação. Consequentemente, um fabricante de rotulo Bopp transparente vai se manter atemporal e longevo.

Influência da tecnologia e das redes sociais

A tecnologia e as redes sociais podem influenciar na formação do Brand Experience, pois esses elementos fazem parte do cotidiano do consumidor. O cliente moderno age diferente de outras épocas, pois tenho o hábito de pesquisar com frequência.

Essas pesquisas permitem que ele compare marcas e preços, além de poder avaliar a opinião de terceiros para saber se determinado produto ou serviço é um bom negócio. Existem até mesmo comunidades voltadas para essas informações.

Usar as redes sociais e os recursos tecnológicos para construir a estratégia de uma empresa também vale a pena porque são canais usados pelo consumidor moderno para agilizar as tarefas do dia a dia.

Nesse contexto, o uso de letra caixa com LED interno na porta do estabelecimento também vai ajudar o consumidor a localizá-lo rapidamente, e isso está totalmente de acordo com a necessidade de evitar burocracias durante a compra.

Da mesma forma, as redes sociais os recursos tecnológicos evitam situações burocráticas e ainda garantem mais segurança na hora de comprar.

Os tempos e os hábitos são diferentes, e somente com o avanço tecnológico é possível implementar todas as mudanças que os segmentos precisam. Qualquer empresa que queira ter êxito e sobreviver, precisa se manter atualizada.

As boas práticas ajudam muito nesse sentido, tendo em vista que o negócio será capaz de acompanhar as crenças, ideias, valores, conhecimentos e símbolos presentes no dia a dia de seu público-alvo.

Independentemente da estratégia, como enviar um e-mail ou expor um banner redondo personalizado na porta da loja, um bom trabalho em Brand Experience vai melhorar o relacionamento com o consumidor.

Considerações finais

O consumidor moderno é extremamente exigente e está sempre em busca de inovação por parte das empresas.

Ele também prefere comprar com aquela marca que se esforça para conquistá-lo, e por meio das estratégias de Brand Experience fica mais fácil fazer isso.

O negócio será capaz de proporcionar sentimentos e sensações positivas que vão gerar uma experiência satisfatória.

Promover essas experiências é o melhor caminho para atrair e converter os clientes, fazendo com que os compradores sejam fiéis à marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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