O que as parcerias entre empresas e influenciadores podem fazer pelo seu negócio?

Autor do artigo
por Thaís Serrano
31/08/2023
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Com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas precisam sempre buscar soluções para manter seu posicionamento e aumentar suas vendas. Por isso, cada vez mais empreendedores estão buscando fechar parcerias estratégicas.

Buscar parcerias que possam ajudar a aumentar o faturamento de um negócio é uma estratégia de venda bastante eficaz que já existe há muito tempo, e, com o advento da tecnologia, tem ganhado cada vez mais força e novas possibilidades.

Afinal, com essa estratégia, é possível ampliar o alcance da empresa, podendo divulgar seus produtos e serviços para um maior número de potenciais clientes.

E não importa qual o estágio em que o seu negócio está. Seja ele ainda pequeno ou já bem definido e maduro, as parcerias podem te ajudar a ir mais longe.

Mas, afinal, o que as parcerias podem fazer pelo seu negócio? Vamos desenrolar esse tema e entender mais. Continue a leitura:

O que são parcerias?

No mundo dos negócios, uma parceria se dá no momento em que duas ou mais empresas se unem com objetivos em comum. Entenda que, nesse caso, essa união é de “parceria” mesmo e não de fusão, ok?

A ideia principal dessa parceria é unir forças complementares entre as respectivas empresas com o intuito de alcançar o objetivo em questão.

Na maior parte das vezes, os objetivos estão atrelados ao aumento de lucro de ambas as partes, através do aumento das vendas de produtos e serviços, mas isso pode ir além, tendo como objetivos, por exemplo, unir conhecimento em prol de uma pesquisa, unir recursos em prol de uma causa, entre outros.

Como uma parceria pode beneficiar seu negócio?

Com o aumento do faturamento

Com o crescimento do uso das redes sociais para divulgar e comercializar produtos e serviços, as parcerias contam agora com novos protagonistas.

É cada vez mais comum a presença de influenciadores que fecham parcerias com empresas para divulgá-las.

Isso tem acontecido porque, na maior parte das vezes, os influenciadores contam com um número bastante significativo de seguidores que acompanham sua rotina e confiam neles e isso permite que a marca da empresa parceira seja exposta para um grande número de potenciais clientes.

Com isso, a probabilidade de aumentar as vendas é grande.

Como a parceria é uma via de mão dupla, onde ambas as partes buscam por benefícios, os influenciadores podem ganhar uma porcentagem sobre cada venda realizada através da sua divulgação, por exemplo.

Dessa forma, o volume de vendas se torna uma métrica significativa para ambas as partes.

Com a ampliação do alcance

Como dito no tópico anterior, os influenciadores contam com uma quantidade grande de seguidores em seus canais e uma das vantagens que a parceria proporciona é a de uma empresa se tornar conhecida pelo público desse influenciador e passar a ser considerada por ele no momento da compra.

Da mesma forma, os clientes e potenciais clientes dessa marca também podem passar a acompanhar os influenciadores que estão divulgando a empresa, criando conexão e relação entre eles.

Por isso, é muito importante analisar e avaliar qual a missão e os valores que a potencial empresa e os influenciadores parceiros têm. É primordial que esses interesses estejam alinhados entre si, assim, as chances do público do influenciador escolhido ter interesse pelos seus produtos e serviços e reconhecê-la como uma boa empresa para se fazer negócio são mais altas.

Com a otimização de custos

Dependendo da parceria, é possível que alguns custos, principalmente com divulgação e até mesmo com a aquisição novos de clientes, sejam otimizados.

Isso porque, ao definir as estratégias que serão usadas na parceria, esses custos podem ser divididos entre ambas as partes ou se tornar menor se comparado com outras estratégias para captação de leads.

Além disso, atualmente há influenciadores bastante relevantes no mercado e ter a marca da sua empresa atrelada a eles pode ajudar a fechar outras parcerias importantes para o seu negócio.

Como a Planne pode ajudar?

Administrar parcerias está entre os principais desafios dos empreendedores e muitos deixam de usar essa estratégia por não conseguirem ter um controle e acompanhamento efetivo delas.

Para auxiliar nesse desafio, a Planne oferece recursos específicos para a gestão de parcerias e afiliados, tornando essa estratégia possível.

Com um painel de controle fácil de gerenciar, é possível automatizar uma série de tarefas operacionais, desde a aprovação dos parceiros até o pagamento das comissões, ampliando a eficiência das suas estratégias de venda!

Fale com nossos consultores e entenda como iniciar essa inteligente manobra de vendas agora mesmo.


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