Dicas para usar a análise dos dados de vendas a seu favor

Autor do artigo
por Gregório Nardini
10/10/2023
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Os dados de vendas são informações relacionadas às transações comerciais realizadas por uma empresa. São detalhes sobre as vendas de produtos e serviços, como datas de compra, quantidades vendidas, preços unitários, nomes dos produtos e clientes.

São registrados e armazenados para análise para que a empresa possa acompanhar seu desempenho comercial. São importantes para a organização várias razões, pois permitem avaliar as operações de vendas.

Também é uma forma de identificar quais produtos e serviços são mais populares, quais clientes são mais lucrativos e quais áreas geográficas têm uma demanda maior.

Eles também ajudam a prever receitas futuras e a elaborar estratégias de marketing mais eficazes. Fornecem informações valiosas sobre o comportamento do cliente, permitindo que a organização personalize suas abordagens de vendas.

Com isso, ela também poderá oferecer um atendimento satisfatório. Além de tudo isso, os dados ajudam a identificar tendências de mercado, medir o sucesso de campanhas promocionais e tomar decisões informadas sobre investimentos em expansão.

Até mesmo na hora de diversificar os produtos, é necessário se basear nas informações trazidas pelos dados de vendas. Por isso, este artigo vai mostrar quais dados devem ser coletados, as ferramentas usadas para isso, como visualizar essas informações, como usá-las para melhorar as vendas e como acompanhar os resultados da análise de dados.

Quais dados coletar?

Para analisar as vendas de maneira eficaz, é importante coletar uma variedade de dados relevantes que oferecem insights abrangentes sobre o desempenho do negócio, e entre eles estão:

  • Dados de vendas básicos;
  • Informações do cliente;
  • Detalhes do produto ou serviço;
  • Informações do canal de vendas;
  • Informações de pagamento;
  • Informações de devoluções e reembolsos;
  • Informações de marketing e promoções;
  • Informações de estoque;
  • Metas de vendas;
  • Concorrência.

Nos dados de vendas básicos, uma oficina pode identificar diversas informações, por exemplo, a quantidade de pessoas que pesquisam sobre película protetora automotiva preço .

Também é possível saber o valor total das vendas, quantidade de produtos e serviços e preço unitário das soluções.

A companhia deve se atentar ao nome do cliente, informações de contato, dados demográficos e histórico de compras. Também é fundamental saber qual é o nome do produto, sua descrição, categoria e margem de lucro.

É fundamental identificar canais de vendas específicos, localização geográfica da venda, método de pagamento utilizado, status do pagamento, número de devoluções ou reembolsos e o motivo dessas devoluções.

A empresa também deve estar atenta à origem do cliente, códigos de promoção ou desconto usados, níveis de estoque antes e depois das vendas e o tempo de reposição do estoque.

Um fabricante de toldo retrátil automático pode considerar as metas de vendas estabelecidas e alcançadas, seu desempenho em relação às metas, preços e promoções dos concorrentes e comparar seu desempenho com o deles.

Ferramentas de análise

Existem várias ferramentas poderosas disponíveis para analisar os dados de vendas, desde soluções simples até plataformas mais avançadas.

A escolha vai depender do tamanho do negócio, suas necessidades específicas e o orçamento. Portanto, uma das opções mais populares para essa análise é o Microsoft Excel.

Ele oferece recursos para criar gráficos, tabelas dinâmicas e fórmulas úteis para pequenos negócios.

Outra opção é o Google Sheets, uma alternativa que se baseia no Excel e oferece recursos semelhantes para analisar dados. Seu grande diferencial é permitir que várias pessoas colaborem em tempo real.

O Tableau é uma plataforma de visualização de dados líder de mercado, que permite criar painéis interativos e gráficos avançados para análise de vendas detalhada.

A empresa também pode usar o Microsoft Power BI para criar painéis interativos e relatórios personalizados com dados de vendas.

Outra ferramenta muito usada é a Salesforce, um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente que inclui recursos poderosos de análise de vendas para rastreamento e relatórios detalhados.

Se um consultório de fisioterapia domiciliar aplicada ao idoso quiser, outra opção interessante é o Google Analytics que monitora o tráfego do site, o comportamento do cliente e a eficácia das campanhas de marketing.

Como visualizar dados de vendas?

Para visualizar dados de vendas de forma eficaz, uma das melhores opções é criar gráficos de barras, gráficos de pizza, de linha, entre outros tipos que representam visualmente as informações.

As cores dentro do gráfico precisam ser consistentes e significativas, evitando tons excessivamente chamativos que podem tornar a demonstração confusa.

É interessante realçar, por meio de setas ou rótulos, dados ou tendências importantes dentro do gráfico. Se for apropriado, é interessante agrupar as informações em categorias ou períodos, pois isso simplifica a visualização.

A companhia também pode criar painéis ou dashboards que reúnem vários gráficos e métricas em um único lugar, permitindo uma visão geral mais completa.

Se a ferramenta suportar, é interessante usar visualizações interativas que permitem explorar a informações, como no caso de gráficos de dispersão interativos ou mapas geográficos.

Essas opções funcionam para uma oficina mecânica perto porque a empresa define metas e métricas-chave, além de fazer atualizações regularmente, compartilhando as informações com toda a equipe.

Como usar os insights?

Usar insights provenientes da análise de dados de vendas é fundamental para aprimorar as estratégias e impulsionar o crescimento do negócio. Algumas das ações mais importantes nesse processo são:

  • Identificar tendências;
  • Segmentar clientes;
  • Avaliar os produtos;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Ajustar preços.

É muito importante analisar os dados para identificar tendências de vendas ao longo do tempo, como variações sazonais, picos de demanda e padrões de compra dos clientes.

São informações que ajustam o estoque, promoções e estratégias de marketing, de acordo com as tendências.

Com base nos dados, a organização vai segmentar os clientes em grupos com características semelhantes, pois isso ajuda a personalizar as abordagens de vendas e marketing e atender às necessidades específicas de cada grupo.

Uma loja de moveis planejados para banheiro de apartamento vai analisar quais produtos estão vendendo melhor e aqueles que estão com o desempenho abaixo do esperado.

Com base nessas informações, fica mais fácil ajustar o mix de produtos, preços e estratégias.

Todos os dados devem ser examinados para entender o comportamento do cliente e usar essas informações para melhorar sua experiência, otimizando o site, processo de checkout e atendimento.

As informações também podem ser usadas para ajustar os preços com base na demanda e na concorrência, além de elaborar promoções e descontos estratégicos quando for apropriado.

Como acompanhar os resultados da análise?

Para acompanhar os resultados da análise de dados de vendas, primeiro é necessário definir métricas de desempenho, com base nas informações obtidas na análise de dados. Lembrando que elas precisam refletir os objetivos que o negócio quer alcançar.

Em seguida, um fornecedor de descartáveis atacado para revender vai definir metas realistas e mensuráveis que estejam alinhadas aos dados e métricas, pois elas servem como referência para avaliar o sucesso das ações.

A terceira etapa é usar ferramentas de análise, como sistemas de gerenciamento de vendas, ferramentas de análise de dados ou um CRM para rastrear continuamente o desempenho das vendas em relação às metas e indicadores.

A organização precisa criar relatórios periódicos para resumir o desempenho das vendas, destacando os principais indicadores e insights. São essas informações que serão compartilhadas com a equipe e a administração.

É primordial monitorar de perto a receita gerada pelas estratégias implementadas e avaliar de que maneira elas afetam os resultados financeiros, incluindo as margens de lucro.

Um fabricante de porta de aço resistente também precisa avaliar o Retorno Sobre os Investimentos das campanhas de marketing, publicidade e outras iniciativas para garantir que os gastos estejam gerando resultados positivos.

É muito importante comparar os resultados atuais com os períodos anteriores para identificar melhorias ou retrocessos, o que ajuda a entender o impacto das ações tomadas ao longo do tempo.

Se a empresa implementou mudanças significativas nas estratégias de vendas, é interessante realizar testes A/B para comparar o desempenho antes e depois das alterações.

O gestor deve ouvir o feedback da equipe de vendas, pois esses profissionais fornecem informações valiosas sobre as mudanças e os impactos que podem gerar no trabalho e no relacionamento com os clientes.

Com base nisso, o gestor de vendas de um fabricante de terminais para transformadores vai manter um registro de todas as ações tomadas com base nos dados, juntamente com os resultados alcançados.

Esse documento é muito importante para criar um histórico de aprendizado e referência que será consultado nas futuras decisões.

Caso seja necessário, é primordial estar disposto a fazer ajustes, pois se as ações não estiverem trazendo os resultados esperados, as modificações são inevitáveis.

Considerações finais

Os dados de vendas são informações cruciais que ajudam as empresas a compreender, melhorar e otimizar suas operações comerciais.

A coleta e análise podem ser realizadas por meio de softwares de gestão empresarial e outras ferramentas.

Mas é importante lembrar que a visualização das informações eficaz não depende apenas de criar gráficos, mas também de saber comunicar as informações de maneira clara.

Feito isso, a organização poderá usar os insights derivados da análise de dados para aprimorar suas estratégias e impulsionar o crescimento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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