Como aumentar o ticket médio da minha agência de turismo receptivo?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
16/11/2022
Capa do blog

Apesar das belezas naturais e da diversidade cultural, o Brasil ainda não atinge todo o seu potencial no turismo. Em cenários como este, é importante entender como aumentar o ticket médio da sua agência no setor para garantir a sua lucratividade.

O ticket médio de vendas está diretamente ligado à receita gerada por cada cliente ativo. Logo, elevar este indicador representa uma estratégia sustentável para gerar lucros, uma vez que é direcionada aos clientes já captados.

Neste artigo, vamos mostrar dicas práticas para fazer isso. Acompanhe a leitura!

Principais problemas do turismo no Brasil

O turismo receptivo no Brasil é um serviço altamente desafiador. Infelizmente, além do samba, do carnaval e do futebol, nosso país é reconhecido pela violência e pela corrupção.

Tal cenário acaba prejudicando a imagem do território para o restante do mundo, já que, desse modo, aparenta ser um país bastante perigoso.

Além disso, um dos principais problemas do turismo no Brasil está relacionado à falta de políticas consistentes que fomentem este segmento, como aponta o levantamento da ANPTUR. Como impeditivos, destacam-se as questões de negligência à conservação ambiental.

Adicionalmente a isso, no estudo, também é citada a inconsistência na qualidade dos serviços de turismo receptivo. A falta de profissionalização no setor e a dificuldade para a aquisição de crédito para investir no ramo são mais alguns dos fatores pontuados.

Tendo em vista os desafios do turismo receptivo no Brasil, é determinante pensar em como aumentar o ticket médio para proteger a saúde financeira do seu negócio. E, para isso, a experiência do cliente deve ser colocada em primeiro plano.

Como aumentar as vendas de viagens?

Para aumentar as vendas de viagens, é crucial prestar um atendimento ao cliente de alta qualidade. Foque em fornecer ofertas e vantagens especiais, bem como em recomendar pacotes personalizados para o perfil de cada viajante.

Também não há como ganhar dinheiro com turismo receptivo sem uma boa estratégia de marketing digital. Por isso, é importante investir nessa frente e criar campanhas personalizadas e segmentadas para alcançar um público maior.

Leia também: Como utilizar redes sociais de áudio na estratégia de marketing?

Como fazer para aumentar o ticket médio?

Para aumentar o ticket médio, considere as seguintes dicas:

Proteja os clientes que você já tem

A rotatividade de clientes é algo significativo. Existem alguns fatores externos que impulsionam o poder de compra dos consumidores e a perda do mercado, mas estamos focados em abordar os tópicos que podemos controlar.

Primeiramente, é preciso melhorar a integração do atendimento ao cliente para aumentar as taxas de satisfação.

Na prática, isso significa que você pode alinhar os canais de comunicação com o cliente, conectando os diferentes pontos de contato utilizados. Assim, é possível oferecer uma experiência mais consistente, simplificada e agradável, garantindo a satisfação dos consumidores, independentemente do canal escolhido.

Em segundo lugar, como uma empresa, você precisa direcionar o foco para a manutenção do ciclo de vida do cliente. A ideia é que ele continue comprando de você.

Para tanto, é interessante pensar em estratégias que promovam a retenção, como os programas de fidelidade, o acompanhamento pós-vendas e a utilização de dados para personalizar a comunicação e identificar oportunidades de up selling.

Saiba mais em: Venda de adicionais amplia o ticket médio

Expanda a sua base de clientes

Enquanto você garante que a sua base atual de clientes não vai fugir e que você está entregando o que eles querem e precisam, é possível direcionar esforços para a expansão da sua carteira de clientes.

Obviamente, nesse ponto, é importante assegurar que você cumpra o que promete e que seja coerente com a sua proposta de vendas. Assim, amplia o portfólio de compradores, ganha indicações e recomendações e atrai novas oportunidades de venda.

Por outro lado, você também pode expandir a sua operação comercial, indo para outros mercados, lançando produtos para públicos diferentes e multiplicando o alcance da empresa.

Compreenda o valor da sua base de clientes

A próxima dica sobre como aumentar o ticket médio envolve a criação de uma métrica para avaliar o valor de cada cliente. A análise permite saber o quanto ele é importante para a existência da empresa, uma vez que nenhum consumidor é igual ao outro.

Levante indicadores para mensurar a rentabilidade de cada cliente e medir o seu nível de relevância para o negócio. Paralelamente, desenvolva políticas de preços e descontos específicos de acordo com o valor apurado de cada um.

Quais são os indicadores de cada cliente? Qual é a importância da sua permanência para a saúde do negócio?Quantas indicações a sua empresa recebe dessas pessoas? Qual é a taxa de pontualidade no pagamento e no controle de custos? Você precisa responder a questionamentos como esses.

Muitas vezes, um cliente pequeno tem mais lucratividade para a empresa do que um cliente grande. Tal cenário ocorre pois o indicador não está associado apenas ao valor que ele paga quando compra de você.

Na lucratividade, estão envolvidos, além do ticket médio de vendas:

  • o ciclo de vida do cliente na empresa;
  • o tempo que o seu negócio passa realizando serviços para entregar o produto;
  • a mão de obra empregada nas demandas de cada comprador.

Portanto, quanto mais lucratividade um cliente apresenta, mais valioso ele é para a empresa.

Qual o valor ideal para o ticket médio?

Não há como calcular o ticket médio e medí-lo a partir de uma métrica de desempenho universal. O valor final depende de vários fatores, desde o tamanho do negócio até o perfil de cliente ideal.

Para saber se o ticket médio da sua empresa representa um indicador saudável, você deve:

  • analisar o histórico de vendas da agência;
  • verificar se as vendas estão cobrindo todos os custos e despesas e gerando lucros;
  • estudar a concorrência e verificar como sua agência se compara à mesma;
  • observar a evolução do ticket médio ao longo do tempo (o ideal é que esteja em uma tendência crescente).

Ficou claro como aumentar o ticket médio?

Como vimos ao longo do artigo, é evidente que o turismo no Brasil enfrenta desafios significativos, como a imagem negativa, a falta de políticas consistentes e a inconsistência na qualidade dos serviços de turismo receptivo.

Nesse sentido, o que cabe às agências é a adoção de estratégias que visam aumentar o ticket médio, garantindo a saúde financeira da empresa.

Para isso, é necessário investir em atendimento de qualidade, estratégias de marketing digital e estratégias de retenção e expansão, avaliando a lucratividade de cada cliente e personalizando a abordagem.

Em suma, superar os desafios, focar na experiência do cliente e valorizar a base são aspectos cruciais para aumentar o ticket médio no setor do turismo.

Se você está em busca de soluções personalizadas para aumentar seu ticket médio, entre em contato conosco e nossa equipe estará pronta para ajudar.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo