Saiba como é a segmentação baseada em localização geográfica

Autor do artigo
por Thaís Serrano
23/06/2023
Capa do blog

Consolidar uma dinâmica comercial bem estruturada é, sobretudo, compreender como as novas ferramentas podem influenciar no sucesso da marca. Desta forma, a segmentação baseada em localização pode ser um fator determinante nesse sentido.

O mundo digital sempre traz algumas perspectivas importantes para criar interações novas de mercado, o que, via de regra, pode abastecer alguns ímpetos bastante sólidos que já existem há tempos dentro de todos esses aspectos.

Seja como for, é importante que haja uma orientação que consiga dar conta de todos esses aspectos, uma vez que eles podem fazer com que haja ou não um crescimento empresarial bem sustentado dentro das mais diversas instâncias.

Com o passar dos anos, é claro, todos esses elementos foram ganhando sofisticações, o que, de fato, possui uma influência bastante sólida a respeito de alguns aspectos importantes dentro de todos esses elementos e orientações.

Para compreender melhor a respeito desses fatores, é importante que haja uma percepção qualificada a respeito de alguns dos pontos mais interessantes nesse sentido, o que leva a uma consideração histórica a respeito das estratégias de comunicação.

Há uma infinidade de possibilidades que foram sendo sustentadas no curso da história, o que, desde os primórdios, fez com que as empresas e produtores conseguissem estruturar algumas dinâmicas importantes de interações nesse sentido.

Nesse caso, há alguns pontos que precisam ser considerados, uma vez que o mundo comercial começou a ganhar força a partir de alguns elementos produtivos que foram tendo cada vez mais destaque dentro dos mais variados contextos.

Diante disso, a troca passou a ser um fator importante para que houvesse uma sustentação variada de alguns elementos de atuação, o que deu sustentação para que algumas estratégias de destaque pudessem fazer parte da vida das pessoas.

É importante dizer que, a primeiro momento, toda estratégia de comunicação empresarial estava sustentada dentro de uma lógica de segmentação geográfica, já que não havia como fugir dessa lógica sem que houvesse um teor evolutivo de mídias.

Logicamente, esses foram fatores iniciais que deram origem a algumas consolidações de mercado que são importantes, mas, definitivamente, esses foram pontos iniciais que precisam ser elaborados sob uma lógica ainda maior.

Um dos pontos de inflexões históricas que ajudou a modificar todas essas instâncias de interações, na realidade, tem a ver com essas consolidações industriais que deram origem ao mundo moderno de uma forma geral.

Pensar, nesse caso, a respeito de todos esses aspectos pode ser um fator determinante, uma vez que uma série de novas ferramentas e estratégias passaram a fazer parte da vida das empresas.

Por um lado, isso se deu a partir de uma necessidade de se criar um ambiente de consumo que pudesse dar conta de uma série de elementos que faziam com que o público se integrasse cada vez mais a essa massiva lógica de ofertas.

De outro, havia uma série de elementos midiáticos e tecnológicos que possibilitaram uma democratização de mensagens, dando origem a alguns dos aspectos mais importantes dentro de todos esses aspectos de interações.

Cada passo dado, portanto, foi responsável por criar uma lógica comunicacional que, não necessariamente, se manteria a partir de elementos importantes de interações que estivessem conectados a uma lógica geográfica.

É claro que essa foi uma segmentação importante, mas era preciso criar uma lógica de ampla cobertura, sobretudo por conta de um mercado que estava em plena expansão global sob os mais diversos pontos de vista.

Do rádio até a televisão, esses aspectos foram ganhando bastante destaque, o que deu origem a uma série de estruturas de linguagens que puderam dialogar com os mais diversos objetivos empresariais sustentados.

Nesse caso, se, por exemplo, hoje em dia, uma empresa que vende rede de proteção para playground possui alguns tipos de linguagens para interagir com o seu mercado, isso tem a ver com todos os fatores condicionados dentro dessa lógica.

Seja como for, cada passo do marketing foi importante para que houvesse todas as sofisticações que foram sendo formulados, dando origem, assim, a uma série de perspectivas importantes nesse sentido.

Desta forma, um centro de usinagem cnc pequeno pode consolidar as mais diversas instâncias comunicacionais com o seu público, garantindo, assim, algumas perspectivas importantes para o seu próprio crescimento.

Isso tudo, também, tem a ver com um novo paradigma que surgiu mais recentemente e que, portanto, precisa ser esclarecido, já que não há como pensar em nenhuma orientação que não passe por essas instâncias nos dias de hoje.

A digitalização do marketing

Se a industrialização serviu para consolidar instâncias importantes de comunicação empresarial, a chegada do universo digital conseguiu criar uma série de novas possibilidades que foram essenciais.

Durante muitos anos, por exemplo, as empresas conseguiam manter uma perspectiva comunicacional importante com os seus clientes de forma unilateral, o que mudou bastante de uns anos para cá.

Hoje em dia, a autonomia do cliente é bastante grande, o que pode qualificar uma pesquisa a respeito de um forno de tempera de vidro horizontal, garantindo, assim, que suas escolhas sejam cada vez mais detalhadas.

Esses são aspectos essenciais de consolidações que precisam ser considerados dentro dessas instâncias, uma vez que o consumo ganhou alguns outros desdobramentos essenciais.

Além disso, há uma série de ferramentas que conseguem auxiliar as empresas a executarem estratégias importantes, sobretudo dentro de um aspecto de segmentação, o que é fundamental dentro dessas estruturas.

Desta forma, se uma loja que vende filtro de linha industrial estiver buscando uma consolidação maior do ponto de vista do consumo, há algumas orientações que ela pode levar em consideração na hora de executar uma estratégia.

Estar atento aos movimentos do universo digital é saber como o mercado poderá se comportar de forma bastante elaborada dentro de cada um desses contextos, o que é essencial.

Seja como for, a contratação de uma limpeza de vidros e fachadas precisa garantir que haja uma orientação que leve em consideração toda a experiência do cliente dentro desses contextos de atuação.

Marketing baseado em localização geográfica

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a segmentação é um dos fatores determinante para uma boa estratégia de marketing, principalmente dentro das instâncias digitais.

Com ela, por exemplo, é possível que uma clínica de audiologia consiga, de fato, sustentar uma comunicação com o seu público, sem correr risco de grandes generalizações.

Nesse caso, há 4 tipos fundamentais de segmentação que podem ser fundamentais dentro deste contexto. São elas:

  • Comportamental;
  • Geográfica;
  • Psicológica;
  • Demográfica.

Cada ponto desse pode ajudar uma empresa a consolidar alguns dos aspectos mais diversos dentro de todas essas estruturas, mas é a perspectiva de geolocalização que traz alguns elementos importantes.

A segmentação geográfica, portanto, pode seguir alguns exemplos importantes que podem ajudar a elucidar esses aspectos:

  • Segmentação por raio de quilometragem;
  • Segmentação por cidade;
  • Segmentação por país;
  • Segmentação por hábitos geográficos.

Todos esses pontos podem elaborar algum tipo de entrega de fatores que uma empresa pode trazer para uma solução para o cliente.

No último caso, por exemplo, ao pesquisar por cristalização automotiva, é possível que os buscadores entendam qual é a região do trabalho do cliente para que, assim, haja uma consolidação naquele local.

Como fazer uma segmentação geográfica

Como dito anteriormente, a segmentação geográfica, na realidade, era a única possibilidade durante muitos séculos, mas com a chegada das mídias eletrônicas esse fator começou a mudar drasticamente.

No entanto, com a chegada do universo digital, a segmentação passou a ser um fator bastante facilitado dentro dessas instâncias, o que deu origem, por exemplo, a uma lógica mais objetiva para uma empresa que faz inspeção veicular anual.

Seja como for, é importante que haja uma sustentação que consiga lidar com os mais diversos aspectos e sustentações nesse sentido e, por isso mesmo, é preciso entender como fazer.

Analisar a estratégia da concorrência

Por vezes, segmentar geograficamente dá um panorama geral de todas as empresas do segmento que estão nas redondezas, o que pode ser um fator decisivo para entender se há ou não possibilidade de entrar nesse mercado.

Ao fazer essa análise, é possível, também, orientar algumas parcerias com comércios locais para a fundamentação dessas perspectivas.

Entender os fretes

A segmentação por raio, por vezes, pode ser um fator que vai levar o cliente até a loja, mas há circunstâncias que podem modificar essa relação.

Por esse motivo, é importante entender qual é a política de frete, sobretudo se a segmentação foi elaborada para uma lógica de cidade, estado ou, até mesmo, em território nacional.

Considerações finais

Sustentar uma dinâmica de segmentação dentro do universo digital é, de fato, um dos pontos mais importantes para todas essas perspectivas.

Por essa razão, é importante entender como orientar uma perspectiva que consiga lidar com as possibilidades de orientações geográficas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos e não reflete especificamente a opinião da Planne


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo