Veja como fazer gestão de crise na indústria do turismo, sem estresse!

Autor do artigo
por Gregório Nardini
28/12/2023
Capa do blog

Saber como fazer gestão de crise na indústria do turismo pode evitar que seu empreendimento feche as portas diante de situações críticas. Afinal, as ferramentas de identificação precoce de problemas permitem que as intervenções sejam realizadas rapidamente, mitigando os impactos no bolso e na reputação da empresa.

Se você quer criar planos de contingência para lidar melhor com imprevistos, saiba que está no caminho certo! Confira, a seguir, tudo sobre gestão de crise em estabelecimentos de turismo receptivo, como hotéis, museus, parques e restaurantes temáticos.

O que é gestão de crise?

Gestão de crise é o termo referente às práticas administrativas de contenção dos impactos causados por situações adversas. Com a identificação precoce dos problemas, as empresas podem elaborar planos estratégicos que minimizem os danos.

Da falta de estoque aos problemas com as reservas, as abordagens de gestão podem ser direcionadas a quaisquer áreas, evitando crises financeiras, tributárias, trabalhistas e até mesmo ligadas à reputação perante os consumidores.

Vale dizer que ter boas estratégias para controlar acontecimentos inesperados é fundamental para todos os empreendimentos, principalmente para os voltados ao setor de turismo.

Logo adiante, listamos as melhores dicas para implementar estratégias de solução de problemas direcionadas a hotéis, parques temáticos e restaurantes, incluindo dicas para automatizar seus processos, sem dor de cabeça.

Respira fundo e vamos lá!

Como fazer a gestão de crise na indústria do turismo?

A gestão de crise na indústria do turismo deve ser feita com planejamento e organização, envolvendo etapas que vão desde a rápida intervenção nos problemas até a implementação de ações preventivas.

Esse processo deve ser feito de maneira contínua, uma vez que diferentes obstáculos sempre surgem na rotina dos estabelecimentos.

Abaixo, listamos 6 dicas para ajudar sua empresa a gerenciar melhor os eventos potencialmente prejudiciais.

1. Conheça os sinais de alerta

Ainda que não consigamos antecipar certos eventos, em muitos casos, é possível identificar com antecedência os sinais de que algo não vai bem. E isso vale não somente para situações internas cotidianas, mas também para eventos externos, como as oscilações macroeconômicas.

Dessa forma, mantenha o hábito de acompanhar o que se passa no mundo e na sua região, dando preferência às fontes de informações confiáveis e imparciais.

Por exemplo, se há rumores de uma potencial crise de saúde pública na sua cidade, imediatamente, avalie quais são as possíveis ações para evitar os impactos econômicos em seu parque ou restaurante temático.

2. Tenha protocolos bem estabelecidos

Não espere os imprevistos acontecerem para só então pensar como lidar com os efeitos negativos. Sabemos que pensar em catástrofes e eventos adversos não traz boas sensações, porém, quanto antes você se preparar, mais rapidamente conseguirá intervir.

Crie protocolos com um passo a passo claro e objetivo, contendo o que fazer em cada tipo de situação.

Por exemplo, se a energia cair em seu restaurante, quais devem ser os procedimentos a serem realizados pelos funcionários? Ter esse guia evita o pânico e estresse, da equipe e dos clientes.

3. Treine seus colaboradores

Como dissemos, os colaboradores precisam saber de cor os procedimentos padrão para cada eventualidade. Promover treinamentos adequados é dever do empregador, sobretudo no que se refere às instruções de primeiros socorros.

Faça reciclagens periódicas dos treinamentos, atualizando-os com novos conhecimentos. Além disso, sempre mantenha à mão uma cópia física dos protocolos, para que os funcionários consultem facilmente caso tenham dúvidas sobre como fazer a gestão de crise na indústria do turismo.

4. Junte uma reserva financeira

Se houver um incêndio no brinquedo do parque, uma enchente na rua do restaurante ou até mesmo um dano severo na infraestrutura do hotel, os estragos financeiros podem ser devastadores.

Por isso, tenha uma boa reserva para os gastos imprevistos. Uma faixa de valores segura deve ser o suficiente para quitar todas as despesas do empreendimento por, pelo menos, 6 a 12 meses.

5. Aprenda com os erros passados

Se você não conseguiu evitar os problemas a tempo, não se martirize. Faz parte do aprendizado de gestão passar por solavancos. O importante é se reerguer e usar as lições aprendidas para se preparar melhor.

Você pode, por exemplo, realizar reuniões com seus colaboradores e compartilhar os ensinamentos adquiridos durante a resolução dos problemas. Liste os pontos-chave e elabore protocolos de ações preventivas com instruções detalhadas de como fazer gestão de crise na indústria do turismo.

6. Use a tecnologia a seu favor

Por fim, saiba que a tecnologia está à sua disposição para resolver problemas de modo mais rápido e tranquilo. Para exemplificar, os sistemas automatizados são excelentes ferramentas para evitar problemas com a venda de bilhetes.

Em paralelo, é possível criar uma central de reservas conectada ao sistema ERP da sua empresa, facilitando a gestão de estoque com base nas demandas.

Leia também: Automatização de processos manuais para aumento de vendas.

Perguntas frequentes sobre como fazer gestão de crise na indústria do turismo

Para completar, respondemos alguns dos principais questionamentos envolvendo situações estressantes. Confira como fazer gestão de crise na indústria do turismo em tais momentos!

O que é no-show? E como evitar?

"No-show" é a situação em que um cliente realiza uma reserva, porém, não comparece no horário marcado, levando à redução do faturamento do empreendedor.

Uma estratégia eficiente para evitar o no-show é usar sistemas de reserva online com pré-pagamento parcial. Assim, os clientes certamente irão pensar duas vezes antes de cancelar o passeio na última hora.

Saber o que é e como evitar o no-show é especialmente importante para a administração de restaurantes, uma vez que a preparação prévia de alimentos precisa ser assertiva em relação à demanda prevista.

Como lidar com a superlotação de restaurantes?

Saber como lidar com a superlotação de restaurantes é um desafio, mas existem estratégias que facilitam o gerenciamento de tais situações:

  • uso de ferramentas digitais para o gerenciamento da fila;
  • avaliação da possibilidade de contratar equipe adicional para os horários mais movimentados.

Adicionalmente, lembre-se de usar um eficiente sistema de venda antecipada para o melhor controle do número de clientes.

Como implementar a automatização de reservas?

O primeiro passo é contratar um parceiro que ofereça soluções de automatização confiáveis e eficientes. A Planne, por exemplo, é referência de mercado quando o assunto é garantir excelentes plataformas de reservas e vendas antecipadas.

Com mais de 1600 clientes, nossos especialistas adaptam as melhores opções de tecnologia à realidade de cada empresa atendida.

Veja algumas das funcionalidades do Plano Único da Planne:

  • motor de reservas com proteção anti-pirataria;
  • possibilidade de incluir reservas com pré-pagamento parcial;
  • recursos de inclusão de pedidos adicionais, elevando o ticket médio;
  • barreiras de proteção conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • mapa de lugares interativo;
  • integração com o sistema ERP do cliente, facilitando o gerenciamento logístico interno.

Em se tratando de como fazer gestão de crise na indústria do turismo, a Planne pode ser sua grande aliada!

Agende agora mesmo sua demonstração gratuita!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo