O que é data driven marketing? Aprenda a usar os dados no seu negócio

Autor do artigo
por Thaís Serrano
29/09/2022
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Criar uma estratégia de sucesso depende da compreensão sobre o que é data driven marketing.

Afinal, por meio dessa estratégia, gestores e equipe têm mais embasamento para tomar decisões de investir em áreas que trazem melhores resultados financeiros para a companhia.

Sem dados, o planejamento do restaurante ou parque temático, por exemplo, fica refém de decisões direcionadas por “achismos”, que nem sempre refletem a realidade do mercado ou público consumidor.

Por outro lado, a opção pelo marketing orientado a dados aumenta a velocidade com que as escolhas estratégicas são tomadas e amplia o retorno sobre cada investimento feito para levar mais clientes a vivenciar as experiências propostas no seu empreendimento.

Isso sem contar que, ao entender como aplicar o data driven no marketing, você reduz custos de aquisição de clientes e gera melhores taxas de conversão, a partir da identificação de estratégias que estão (ou não estão) oferecendo os resultados esperados.

Por sinal, investir em diversas formas de marketing é o princípio do sucesso para empresas de inúmeros segmentos, incluindo o setor de experiências, que abrange os restaurantes e parques temáticos, em face da competitividade entre marcas.

Nessa linha, o data driven é uma cultura e estratégia utilizada para dar mais segurança aos negócios, pois se baseia em dados reais e assertivos, facilitando a gestão estratégica de marketing e vendas.

Caso você queira entender e buscar estratégias de marketing, continue a leitura e descubra as ferramentas mais utilizadas para dar aquele up na atração, conversão e fidelização de clientes.

O que é estratégia data driven marketing?

Data driven marketing refere-se ao marketing orientado por dados, uma estratégia baseada em informações concretas empresariais e de mercado, gerando análises detalhadas de dados para planejar assertivamente. Isso envolve a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre clientes, seus comportamentos, preferências e interações com a marca.

Nesse cenário, é comum encontrarmos empresas que têm buscado êxito em seus negócios incorretamente, visto que utilizam um “achismo” baseado em concorrentes ou no feeling que acreditam ter sobre o setor em que atuam.

E, mesmo que um gestor tenha muita experiência no nicho em que atua, as mudanças no comportamento do consumidor são constantes, especialmente agora que vivemos uma era de transformações digitais contínuas.

Logo, a melhor maneira de otimizar o funil de vendas do e-commerce e avançar os leads por suas etapas até a conversão e fidelização é entendendo, por meio de informações quantitativas, o que eles estão buscando e quais ações estão atraindo sua atenção.

Com o data driven, os processos são otimizados de maneira que o setor de marketing corresponda, de modo ágil e preciso, às tendências que os clientes estão consumindo.

Leia também: Como mensurar e otimizar resultados com o marketing de performance?

Quais as vantagens do data driven?

Vimos que a estratégia data driven é relevante para se obter resultados e conhecer de verdade o público consumidor, montando táticas que os beneficiem. Por exemplo, pode-se identificar quais são os melhores compradores da companhia, a partir da análise de dados históricos. Nessa perspectiva, as principais vantagens envolvem:

  • ofertas direcionadas aos consumidores que, de fato, têm mais chances de contratar o serviço ou comprar o produto;
  • testes baseados em dados, eliminando as suposições que abrem margem para imprecisões;
  • acompanhamento de campanhas em tempo real;
  • redução de erros de modo a corrigir o planejamento a tempo;
  • otimização da experiência do usuário.

Tendo como base essas vantagens, é possível fazer um planejamento que ajudará a montar campanhas certas para o público consumidor que se pretende alcançar.

Como aplicar o data driven?

Aplicar o data driven requer a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre o setor que você deseja avaliar e o que é importante para o alcance de seus objetivos. Nesse ponto, é preciso considerar dados sobre os clientes, suas interações com a marca, comportamentos de compra e preferências.

Para isso, é vital implementar ferramentas que permitam encontrar e organizar dados e indicadores sobre o setor, tais como:

Todavia, além dessas ferramentas, é crucial introduzir a cultura do data driven em toda a equipe para facilitar a tomada de decisões, incluindo:

  • capacitar os funcionários;
  • compartilhar metodologias;
  • treinar o time sobre o uso de softwares e tecnologias que facilitem a exploração de dados.

Como é a tomada de decisões no marketing orientado a dados?

A partir do momento em que se sabe detalhes sobre o público, é mais fácil tomar as decisões corretas para a criação de estratégias, a fim de cumprir os objetivos de cada campanha.

E, para tomar decisões ainda mais precisas, é necessário acompanhar, extrair e criar relatórios de maneira consistente e contínua, verificando e utilizando métricas e dados da empresa, em tempo real.

Isso é importante porque o comportamento dos clientes e do mercado podem (e vão) mudar, sendo que múltiplos fatores podem influenciar nisso, entre eles as ações da concorrência.

Lançamentos de produtos e serviços, alterações no mercado, novos canais de compra e venda, tudo isso deve ser acompanhado continuamente, de modo que você esteja pronto para tomar decisões e aproveitar oportunidades, enquanto minimiza os riscos de ameaças.

Como dito anteriormente, é importante capacitar a equipe para desempenhar seu papel e alcançar as metas estabelecidas. Adicionalmente, é essencial escolher ferramentas com velocidade de processamento e armazenamento big data, além de buscar uma interface simples para a visualização das apurações.

Leia também: Quer aumentar o número de clientes? Ofereça reservas antecipadas e garanta seu faturamento

Como fazer seu restaurante vender mais com o marketing orientado a dados?

Todos os negócios podem usar o marketing orientado a dados para vender mais e elevar a lucratividade.

Um restaurante temático, por exemplo, pode vender mais ao incluir canais de venda que atendam às demandas atuais de consumidores, tal como a venda online.

Mas como um restaurante pode fazer vendas online? Por meio de delivery? Não só isso!

É possível corresponder às demandas por compras online oferecendo soluções como a venda antecipada. Esse é um caminho eficiente para impulsionar os resultados.

Nesse caso, o data driven marketing pode ser aplicado dentro desse tipo de empresa para melhorar processos como:

  • segmentação de clientes;
  • identificação dos melhores canais de aquisição;
  • personalização das mensagens compartilhadas, seja pelas redes sociais ou e-mail.

O resultado é o aumento da eficácia das campanhas de marketing, elevando o retorno sobre investimento (ROI) e, ainda, reduzindo o custo de aquisição de clientes (CAC).

Para colocar tudo isso em prática, você pode contar com a Planne. Somos uma empresa que oferece a possibilidade de criação de um site personalizado do seu restaurante, parque, museu, agência de turismo e outros negócios.

Tudo é feito de maneira prática e rápida, sem dores de cabeça e facilitando a venda online de vouchers, reservas e ingressos.

Assim, você amplia a previsibilidade de faturamento e movimentação de clientes a cada dia da semana, além de ampliar o ticket médio ao oferecer produtos e serviços adicionais, vendidos online.

Agora que você já sabe o que é data driven marketing e como ele traz uma série de benefícios, que tal implementá-lo para impulsionar os resultados da sua empresa?

Conheça os recursos da Planne e tenha uma visão completa das possibilidades de crescimento para sua empresa.


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