Como a previsibilidade pode salvar seu negócio?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
25/04/2023
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A previsibilidade está diretamente ligada à estabilidade das suas transações comerciais. Quanto mais você focar em estratégias que possibilitem ter uma previsão do resultado esperado, mais ela será efetiva e eficiente para sua empresa.

Manter a previsibilidade em seus negócios é uma peça chave para tomada de decisões mais assertivas, antecipando-se na direção que deseja seguir com sua empresa ou até mesmo adiantando-se na resolução de possíveis problemas que possam surgir.

Para sua empresa conseguir entrar em um ciclo de crescimento escalável, é muito importante coletar dados e pensar em estratégias que sejam antecipadas. Assim, é possível fazer um planejamento mais objetivo e organizar quais serão os próximos passos em seu plano de negócios.

Quais vantagens de se ter previsibilidade no negócio?

Previsibilidade é uma métrica essencial para a gestão do seu negócio, afinal, proporciona maior segurança quanto às ações e decisões a serem tomadas.

A previsibilidade oferece algumas vantagens como:

Definição de metas e objetivos realistas: imagina saber quanto de arroz você necessita no seu restaurante ou quantas latas de refrigerante o seu parque irá vender por mês? Ter esse conhecimento permitirá mais economia nos gastos gerais da empresa, além de melhor redirecionamento de investimentos para áreas identificadas como mais carentes ou estratégias mais indicadas para o momento da empresa;

Melhoria na negociação com fornecedores: a previsibilidade oferece maior organização e facilita a negociação de prazos e pagamentos. Tendo o conhecimento do volume de compras que sua empresa faz com os respectivos fornecedores, será possível ter maior controle e abertura para negociar descontos, além de prazos e formas de pagamento mais interessantes.

Identificação de gargalos e pontos a serem melhorados: com previsibilidade e melhor organização, você ganha um dos bens mais preciosos do meio empreendedor - tempo. Tendo isso em suas mãos, você poderá olhar para os processos do seu negócio, identificar os gargalos, e colocar planos de ação em prática para melhorar cada um dos pontos anotados;

Entretanto, além de ser importante pelo fato de proporcionar uma série de benefícios, ela também deve ser bem cuidada. Afinal, perder a previsibilidade pode resultar em algumas adversidades.

Sendo assim, para que não tenha maiores problemas, considere alguns fatores como, por exemplo:

  • Prepare seus funcionários para eventuais imprevistos;
  • Atente-se às possibilidades de enfrentar riscos e desafios;
  • Garanta que os seus clientes saibam a data e horário da sua reserva;
  • Entregue a melhor experiência para seu cliente desde antes da sua chegada;
  • Prepare sua equipe para entender e direcionar da melhor forma possíveis imprevistos com os clientes;

Agora que você já conhece a importância da previsibilidade, fica a dúvida: mas como ter?

Como ter previsibilidade na sua empresa?

Agora vamos explicar alguns pontos que você pode seguir para dar início a essa métrica, que tende a só ajudar a melhorar os resultados do seu negócio e fazê-lo subir de nível.

Elaborar um plano de implementação

Para se certificar que o seu projeto dará certo, é necessário que um modelo de expectativas seja desenhado dentro dos parâmetros de vendas e reservas que sua empresa já utiliza.

Organizar o que será feito, como será feito e distribuir as atribuições de cada envolvido será crucial para que esse tipo de implementação tenha êxito.

Após isso, corrija todos os comportamentos que estão fora do que você já definiu como sendo previsível.

Agora é só alinhar as expectativas entre todos os envolvidos, corrigir a comunicação e amarrar as possibilidades de erro para que eles não aconteçam.

Implementar a previsibilidade

No processo de implementação da previsibilidade como métrica do seu negócio, é importante encontrar as ferramentas certas para seu modelo de negócio.

Elas farão o trabalho pesado para que você tenha a flexibilidade de focar na estratégia de como vai chegar ao resultado esperado. Aqui uma sugestão, o ciclo PDCA:

Plan (planejar): definir o problema a ser resolvido; Do (fazer): buscar formas de resolver o problema e medir a sua eficácia; Check ( conferir): checar os resultados antes e após a comparação de dados; Act (agir): registrar os resultados, comunicar aos interessados sobre mudanças no processo e recomendar para o problema a ser resolvido no próximo ciclo PDCA.

Coletar e registrar

A coleta e registro de dados é um princípio básico para tornar a previsibilidade do seu negócio possível e escalável. Ter uma fonte de dados que seja própria tornará as previsões da sua empresa cada vez mais confiáveis e inteligentes.

Mas é preciso direcionar a coleta dos dados para que realmente sejam relevantes para sua análise.

Perguntas como “Onde recolher as informações?”, “Qual o objetivo da coleta de dados?”, “Os dados coletados estão corretos?” podem poupar seu tempo quando tiver que analisá-los.

Analisar os dados

Analisar os dados da previsibilidade do negócio fará com que você entenda o processo como um todo, e que você saiba de ponta a ponta quais implicações e oportunidades não estão sendo tratadas da maneira devida — para que seu plano de previsibilidade tenha valor e preencha suas expectativas quanto ao seu empreendimento.

Analisar os dados também permite que você crie segmentações para oferecer um atendimento aprimorado para seus clientes. E sabemos que um cliente bem atendido atrai novos clientes.

A análise de dados na previsibilidade do seu negócio também consistirá em uma espécie de apoio para quaisquer mudanças que precisarem ser realizadas em sua empresa, sejam elas para correções, sejam para testar novas táticas de negócio.

Como a Planne pode ajudar na sua previsibilidade?

Com a Planne, você pode ter a previsibilidade que sua empresa precisa com as vendas online antecipadas, vendendo reservas, vouchers e ingressos através do seu próprio site.

Dessa forma, é possível se planejar e saber exatamente o tamanho e comportamento da sua demanda, gerenciando e acompanhando suas vendas por dia e hora em um painel de controle intuitivo e fácil, garantindo maior previsibilidade para sua empresa e melhor experiência para o seu cliente.

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