Como a tecnologia e a digitalização aumentam as vendas de empresas de turismo?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
19/04/2022
Capa do blog

Ao longo dos anos, os produtos e serviços estão se adaptando à nova realidade digital. O efeito causado pela tecnologia nas empresas de turismo, por exemplo, tem mostrado que até mesmo a maneira como a sociedade planeja uma viagem mudou.

Dentro de tendências que chegam para ficar, o desenvolvimento tecnológico promete aos viajantes uma experiência ainda mais interativa e emocionante.

Não há dúvida de que a tecnologia nas empresas de turismo formam uma combinação perfeita.

Essa força conjunta desempenha um papel crucial no modo de viajar, desde a escolha do destino de férias, até as atividades no local e, por incrível que pareça, até mesmo no retorno para casa.

As novas gerações, cada vez mais inseridas nos meios digitais, fazem parte dessa mudança de paradigmas. Afinal, além do prazer em viajar, utilizam as novas tecnologias para diversas tarefas cotidianas, como decapagem química em laboratórios industriais.

Assim, por que não aproveitar as facilidades que a tecnologia oferece também nas viagens?

Esse interesse combinado abre espaço para um novo contexto, em que diversas ferramentas e plataformas digitais cumprem papel importante, e estão intimamente relacionados às empresas de turismo, como:

  • Aplicativos personalizados;
  • Blogs de dicas;
  • Redes sociais;
  • Sites de compras.

Faz sentido, pois muitas dessas ferramentas e plataformas estão disponíveis facilmente em equipamentos eletrônicos, principalmente o celular smartphone. E eles cumprem um papel importante quando chega a hora de fazer uma viagem.

Da mesma forma, o setor de turismo, ao perceber cada vez mais essa tendência, segue o exemplo, adaptando o modelo de negócios e oferta de produtos e serviços para atrair esse público-alvo tão cobiçado.

Quando uma pessoa precisa saber mais sobre vasectomia preço, ou sente a vontade de ir a algum lugar, a pesquisa online é imediata, e a procura por companhias aéreas, com destino a um lugar turístico e, voilá, pé na estrada.

Esse cenário, tão onipresente nos dias atuais, era impensável até pouco tempo atrás.

Tendências e atualizações em viagens e tecnologia

A verdade é que o setor de turismo está em constante evolução, e em uma metamorfose que nunca se presenciou antes. Vide a pandemia que fez com que operadores da área precisassem se reinventar para atrair os turistas e retomar ao novo normal.

Ainda assim, existem muitos fatores atenuantes, mas as novas soluções tecnológicas que surgem são alguns dos principais responsáveis por essa retomada, e as empresas precisam estar em sintonia com as novidades que chegam constantemente.

A pandemia mostrou que tudo é mutável, e a mudança vai além de melhorar os processos ou a experiência turística. Está na própria transformação do sistema de turismo, como um todo.

As empresas, então, devem participar das melhorias de processos, atendimento, relacionamento com clientes e criação de novos modelos de negócios.

Tudo isso, invariavelmente, vai enriquecer o processo de planejamento de viagem, sendo fortalecido pela presença da tecnologia nas empresas de turismo.

Não apenas isso, mas a própria sociedade está em evolução, e os operadores de turismo devem responder às necessidades que se apresentam no dia a dia.

Isso porque muitas pessoas estão mais preocupadas com a sustentabilidade e o meio ambiente, por exemplo, o que torna tudo ainda mais importante para quem está inserido no mercado de turismo.

Inserção da tecnologia nas empresas de turismo

A seguir serão apresentados alguns dos avanços tecnológicos que estão relacionados ao setor de turismo e, conforme a evolução digital que o mundo atravessa, podem levar a mudanças significativas para empresas e turistas.

  1. Tecnologia móvel

Sem dúvida alguma, essa é uma tecnologia que se mostra como protagonista quando se trata de novas formas de viajar. O celular smartphone pode abranger diversos serviços por meio de aplicativos, entre os quais:

  • Agência de viagens;
  • Divulgador de eventos;
  • Guia de turismo;
  • Mapa turístico.

E vai além, pois é um equipamento eletrônico portátil, estando junto às pessoas durante toda a jornada de compra. Sendo assim, e por isso mesmo, as empresas têm a necessidade de adaptar os serviços e comunicações corporativas a esses dispositivos móveis, até mesmo no valor de transferência de veículo, ou qualquer outro estabelecimento comercial.

A compra de bilhetes para passeios, parques e museus podem ser realizados por meio de aplicativos personalizados, para que a experiência seja totalmente satisfatória.

Dessa forma, o usuário tem todas as informações pertinentes sobre a viagem na palma da mão, por meio de um aplicativo acessível e amigável, eliminando a necessidade de entrar em filas ou correr o risco de não conseguir participar de algum evento.

  1. Realidade aumentada ou realidade virtual

A realidade aumentada, ou realidade virtual, está se inserindo no espaço do turismo, e isso é uma tendência devido a todas as possibilidades que esse tipo de tecnologia pode oferecer aos turistas e operadores.

As empresas podem utilizar óculos virtuais para mostrar aos clientes uma cabine de um navio de cruzeiro, ou transportá-los, em um curto espaço de tempo, para um passeio nas pirâmides do Egito, ou para as praias paradisíacas das Maldivas, agregando valor à experiência e cativando o cliente, de modo que ele consuma.

Com a tecnologia de realidade virtual é possível identificar vending machines em diferentes cantos do mundo, sem sair da sala de casa ou do escritório de trabalho.

Há aplicativos e equipamentos modernos que as empresas podem utilizar para apresentar o quarto de hotel, a vista da varanda, a cozinha de café da manhã, o restaurante reservado, e até mesmo a mesa que os clientes vão se sentar em uma viagem.

  1. IoT (Internet of Things) - Internet das Coisas

A Internet das Coisas promete trazer atualizações significativas para o setor de turismo. Eles incluem a integração de sensores conectados à rede mundial de computadores dentro de itens como:

  • Museus;
  • Parques
  • Teatros;
  • Veículos.

As empresas ligadas ao setor de turismo esperam que esse modelo de tecnologia seja o principal fator transformador na personalização da experiência dos clientes nos próximos anos.

Isso porque é possível utilizar aplicativos próprios de cada estabelecimento comercial, como um hotel, que permitem a interação com equipamentos eletrônicos, como o som ambiente ou o controle remoto da TV.

Outra utilidade para a Internet das Coisas está na implementação de dispositivos que permitem que os usuários acompanhem pelo celular onde a mala está alocada durante a logística internacional.

Dessa forma, fica mais fácil evitar o extravio de bagagem no aeroporto, ou em qualquer outro local público.

  1. Assistentes virtuais

As gigantes globais de tecnologia possuem assistentes virtuais que estão disponíveis para uso doméstico, e atendem às necessidades do dia a dia, como informar como está o clima, ligar equipamentos eletrônicos, verificar e-mail, entre outras atividades triviais.

Nesse caso, os hotéis passam a recorrer a essa tecnologia, com assistentes virtuais desenvolvidos especificamente para esse tipo de ambiente.

A ideia principal é proporcionar uma experiência interativa e personalizada para os clientes, com apresentação até mesmo do revestimento 3d para sala de recepção dos hotéis.

Esta é a tecnologia que as empresas podem empregar e adaptar às necessidades como forma de disponibilizar uma assistente virtual, por exemplo. Ela pode fazer reservas em passeios e estabelecimentos comerciais, entre outros atrativos turísticos.

  1. Big Data

Recentemente, o assunto mais comentado tem sido sobre Big Data, que pode oferecer diversas oportunidades para quem está inserido no setor de turismo.

As redes hoteleiras, por exemplo, podem utilizar informações sobre os hóspedes para descobrir qual o melhor público-alvo para as campanhas de marketing.

Isso é feito a partir da identificação do banco de dados, verificando o valor gasto em média, o motivo da viagem, o local de origem e, cruzando todas as informações, é possível desenvolver o perfil de cliente mais adequado, ou seja, a persona ideal.

Dessa forma, fica mais fácil fazer a melhor segmentação das campanhas publicitárias para aumentar a eficácia na conversão de clientes em potencial e otimizar o investimento necessário no planejamento do marketing, principalmente o digital.

  1. Blockchain

A moeda virtual ainda é um assunto para poucos, mas é uma tecnologia que está pronta para transformar o mundo como ele é conhecido atualmente. Embora esteja associado principalmente às finanças, também poderá afetar as viagens a curto prazo.

Há modelos de negócios em que o papel-moeda físico já não se faz mais necessário. Se alguém precisa de banho de prata em uma joia, durante a viagem, basta procurar um estabelecimento comercial que aceite esse tipo de pagamento.

Isso não se trata nem de cartões de crédito e débito. São os celulares que fazem a transação financeira, proporcionando a facilidade de pagamentos de forma segura e garantida.

  1. Evolução do 5G

A tecnologia nas empresas de turismo torna-se ainda mais poderosa com a ajuda das redes 5G voltadas para a internet fora de casa.

De acordo com as especificações técnicas, essa tecnologia promete velocidades de carregamento e download muito mais rápido do que é experimentado pelos usuários atualmente, com cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Além de baixar conteúdo 20 vezes mais rápido do que antes, o 5G permite desenvolver e implantar tecnologias que o 4G limitava as empresas.

Isso significa que a conexão entre dispositivos inteligentes se mostra mais eficiente, e as empresas podem realmente aproveitar a Internet das Coisas.

O turismo imersivo, no qual a tecnologia transforma o viajante em protagonista da experiência, se aproxima cada vez mais da realidade.

Além disso, a realidade aumentada e a realidade virtual serão mais onipresentes e acessíveis, permitindo conversar com operadores de turismo em um escritorio virtual, sem qualquer necessidade de locomoção imediata.

Conclusão

O setor de viagens é aquele em que a interação com o consumidor se torna cada vez mais crítica, e os avanços tecnológicos estão permitindo que as empresas se aproximem e conheçam cada vez mais, e melhor, os clientes.

Por isso, a implementação da tecnologia nas empresas de turismo faz todo o sentido para quem quer alcançar o sucesso e a satisfação do cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo