Conheça e aumente o ticket médio de seu parque oferecendo a venda antecipada de ingressos.

Autor do artigo
por Gregório Nardini
08/08/2023
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Você já sabe o que é ticket médio? Não? No conteúdo de hoje vamos te apresentar esse termo muito usado no empreendedorismo e todas as suas funções. Quer saber mais? Vamos lá!

O que é Ticket Médio?

O ticket médio é um indicador de desempenho essencial que fornece o valor médio de vendas por cliente.

Ao lado de outras métricas importantes, o ticket médio fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento de vendas e melhora dos resultados.

No entanto, esse indicador deve ser interpretado com base em um histórico de medições, pois um valor isolado não diz nada sobre o andamento dos negócios.

Por exemplo, se você comparar o ticket médio de uma concessionária de veículos com o de uma perfumaria, naturalmente a venda de cosméticos e produtos de beleza terá uma média de valor bem inferior.

Naturalmente, isso não significa que a perfumaria está tendo um desempenho ruim, pois é preciso analisar outros fatores para determinar o crescimento das vendas.

De modo geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, pois indica que os clientes estão gastando mais em cada compra.

Como calcular o Ticket Médio?

O cálculo do ticket médio é relativamente simples, uma vez que se trata de uma média de valor. Lembrando que podemos buscar uma média geral, acerca de tudo que é comercializado, e também uma específica, sobre determinados produtos e serviços.

Para calcular o ticket médio, você precisa conhecer dois outros parâmetros: o valor total faturado e o número de pedidos. Lembrando que, para isso, é preciso definir um período de análise. O ideal é fazer o cálculo mensalmente, buscando criar um histórico.

Com esses dados, basta dividir o faturamento pelo número de pedidos. Vamos montar um exemplo para ficar claro. Imagine que a sua empresa faturou, em três meses, o equivalente a R$ 150 mil, e nesse período foram feitos 500 pedidos. Sendo assim, confira abaixo a fórmula do ticket médio:

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos = R$ 150.000 / 500 = R$ 300

Perceba que, no exemplo acima, utilizamos um período de tempo de 3 meses, mas que você, em sua empresa, é quem determinará qual o melhor lastro de tempo para que seja calculado esse indicador.

Tornando esse processo um hábito, em pouco tempo, você começará a perceber as sazonalidades, que são os períodos de tempo em que o ticket médio é afetado por conta de questões sazonais.

Ao visualizar tais questões, é possível tomar providências para buscar manter o indicar no alto, algo de que vamos tratar nas dicas mais adiante.

Qual a sua importância?

Pronto, entendi qual meu ticket médio, calculei ele, aprendi o que ele é e tudo mais. Mas por que esse indicador é tão importante para a minha empresa?

O ticket médio é considerado uma das métricas mais importantes de um negócio, pois fornece ao gestor informações essenciais para que seja elaborada as ações de vendas, melhorando os resultados.

Por outro lado, o ticket médio também pode ser um meio útil de se avaliar quais são os clientes mais importantes do seu negócio, aqueles que mais contribuem para seu faturamento e lucratividade.

Como aumentar o Ticket Médio?

Se você está buscando entender como aumentar o Ticket Médio do seu negócio, saiba que não é assim tão complicado! Nós, da Planne, separamos 7 dicas para você:

1. Descontos progressivos

A oferta de descontos progressivos é uma prática do atacado que pode ser aplicada afim de aumentar o seu ticket.

Essa é uma boa estratégia, pois ao comprar um número maior de itens o consumidor tem uma vantagem econômica. Ou seja, há uma redução no valor unitário com a compra de mais itens do mesmo produto (invés de comprar um ingresso para ir em casal, comprar mais ingressos para ir em família, por exemplo).

2. Brindes e cortesias

Uma das possibilidades é presentear o consumidor com um brinde personalizado da sua marca a cada X valor investido com você;

Outra alternativa é criar combos de produtos com descontos especiais. Ainda, é possível fazer uma promoção do estilo “compre 2 e leve 3” ou “ganhe 50% de desconto no segundo produto”. Essas dicas são uma boa estratégia para trabalhar com produtos de giro médio ou baixo.

3. Fidelização do cliente

Criar programas de fidelidade contribuem para a valorização do cliente. Muitos estabelecimentos que vendem produtos ou serviços adotam essa estratégia.

Como funciona? Nas compras acima de um determinado valor, você dá um selo ou carimbo em uma cartela. Quando ela estiver preenchida, o consumidor pode trocar por um brinde ou receber um desconto especial.

4. Relacionamento

É mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo. E isso pode ser feito através de um bom relacionamento.

Esteja próximo do consumidor e disponibilize canais de atendimento para facilitar o contato dele com seu negócio. Pode ser desde os meios tradicionais como telefone e e-mail, até os mais atuais, como redes sociais e WhatsApp.

É importante que os canais disponibilizados sempre tenham alguém para atender. Mas isso não significa que você precisa ter atendimento 24 horas por dia e 7 dias na semana.

Ao divulgar seus canais de relacionamento, estabeleça os dias e horários. Nas redes sociais e WhatsApp (na versão business) você pode programar mensagens automáticas quando estiver ausente.

O relacionamento se dá também por meio dos conteúdos compartilhados nas redes sociais e na interação com os seguidores. Mostre o que está acontecendo em sua empresa, apresente novidades e conte os casos de sucesso de outros clientes.

Outro ponto a destacar é o pós-venda, que pode ser tão ou mais importante que a venda em si. Isso mostra a valorização do cliente pela empresa e fortalece o relacionamento.

5. Produtos/serviços complementares

Ofereça produtos que tenham usos complementares. Esta pode ser uma ótima opção para aumentar o ticket médio. Para isso é necessário analisar e entender os hábitos de compra dos clientes. Você pode fazer esse levantamento a partir do histórico de compras deles.

Após fazer a análise, você vai descobrir o que mais pode ser oferecido como produto complementar no fechamento de um pedido.

6. Diversificação de canais

Já falamos de relacionamento e de como usar os canais de comunicação. Agora falaremos sobre a diversificação, mas isso não quer dizer que você precisa estar em todos os canais que existem.

Ao escolher os canais mais adequados para seu negócio, procure estar onde seu cliente está. Fazer a análise do perfil do seu cliente é importante para definir os melhores canais.

E, a partir do momento em que você cria um canal de atendimento, é preciso estar disponível lá. De nada adianta você ter uma página em uma rede social, por exemplo, e demorar dias para responder uma mensagem recebida por lá.

7. Treinamentos

Um dos pontos mais importantes é o treinamento da equipe de vendas. Mantenha a equipe informada sobre os produtos e estratégias para que elas aproveitem os “ganchos” e sigam ofertando produtos ou serviços do seu negócio para os seus clientes.

Para ter uma boa equipe de vendas é preciso oferecer treinamentos contínuos e também dar o suporte com ferramentas e materiais que irão ajudar a colocar o aprendizado em prática.

Assim é possível ter uma equipe alinhada com os objetivos da empresa. Com boas informações e uma boa comunicação interna, todos trabalharão na mesma direção.

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