Reserva de restaurante on-line: saiba como funciona!

Autor do artigo
por Gregório Nardini
22/09/2022
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Se você é empresário ou gerente e ainda não implementou a reserva de restaurantes on-line, você não sabe o que está perdendo.

Isso porque uma ferramenta desse tipo pode simplificar o seu gerenciamento, auxiliando na gestão do negócio e na obtenção de resultados positivos, tanto no faturamento do estabelecimento, quanto na experiência dos clientes.

Então, se você quer diminuir a quantidade de mesas desocupadas, gerenciar a fila de espera, resolver problemas com superlotação em alguns dias ou horários e melhorar o atendimento ao cliente, continue a leitura desse artigo!

Afinal, estar atento e fazer uso das tecnologias disponíveis é uma forma inteligente de estar à frente no seu negócio. Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Como funciona a reserva de um restaurante?

A reserva de um restaurante acontece da seguinte forma: os clientes entram em contato com o restaurante ou vão até o local para fazer a reserva. Então, a equipe verifica a disponibilidade e confirma a solicitação. Vale destacar que o funcionamento da reserva pode variar com as políticas dos estabelecimentos.

Alguns gestores de estabelecimentos, cientes da possibilidade de reduzir os erros e empecilhos que podem surgir no processo, optam pelo sistema de reservas online. Nesse caso, trabalham com mais eficiência e, de quebra, oferecem conforto aos clientes.

Quer conhecer mais vantagens do sistema? Siga até o próximo tópico.

Quais são os benefícios de um sistema de reserva de restaurantes on-line?

Um sistema de reserva on-line pode fazer maravilhas para o gerenciamento do seu restaurante.

Isso porque, enquanto seus clientes realizam as reservas de forma autônoma no conforto de suas casas, você ou seus colaboradores não precisam se preocupar com ligações, visitas ou filas de espera. Afinal, podem controlar todas as reservas em uma única plataforma.

Assim, o processo se torna muito simples. Isso porque, com auxílio de uma tabela, calendário interativo ou até mesmo de um croqui com a disposição das mesas, um cliente pode verificar a disponibilidade do estabelecimento, escolher onde quer se sentar e em que dia e horário irá ao restaurante.

Além de autonomia para o cliente e da otimização do trabalho para sua equipe, a reserva on-line permite que você tenha mais previsibilidade com a quantidade de comida, os funcionários e a logística geral do restaurante, evitando excessos ou falta de suprimentos.

Conheça mais benefícios da reserva de restaurante on-line a seguir.

1. Aumento da capacidade do seu restaurante

Oferecer a possibilidade de fazer reserva de restaurante on-line otimiza a taxa de ocupação, evita longas filas de espera e proporciona facilidade aos clientes imersos na era digital.

A reserva on-line atende a diversas demandas, permitindo que os clientes reservem em poucos cliques, a qualquer hora do dia!

2. Controle de reservas de restaurantes otimizado

Além de simplificar a gestão, o sistema de reserva on-line permite:

  • integração com sites e mídias sociais;
  • realizar pesquisa de satisfação (por meio de integrações com ferramentas especializadas);
  • promover campanhas de marketing, promoções e ofertas especiais;
  • aceitar reserva 24/7;
  • mostrar a disponibilidade de lugares em tempo real;
  • confirmar o pedido instantaneamente;
  • visualizar o histórico de pedidos ou de visitas do cliente;
  • realizar reserva de restaurantes para grupos;
  • cancelar pedidos facilmente.

A disponibilidade destes recursos pode variar de acordo com a sua necessidade ou com o plano contratado. O importante é estar sempre pronto para receber reservas on-line.

Leia também: O seu restaurante temático já é digital?

3. Atendimento aprimorado

O bom atendimento vai além do momento em que o cliente está no seu restaurante. Uma experiência positiva começa antes mesmo dele chegar ao local.

Você precisa cativar o cliente no primeiro contato, fidelizá-lo no atendimento e oferecer um pós-atendimento proativo, se possível, buscando saber se ele foi bem atendido ou se tem algum feedback para compartilhar.

Sempre que um cliente vivencia uma experiência positiva e é bem atendido, irá fazer uma boa propaganda do seu restaurante e indicar para outras pessoas, trazendo mais clientes.

Pensando nisso, tenha em mente: praticidade é algo que todo mundo busca, além de uma importante barreira de entrada.

Sem contar que a demora para responder a um cliente é um dos principais motivos da perda de realização da reserva.

Com a reserva de restaurantes on-line, esse é um risco que você não corre mais.

4. Uma experiência de compra completa para o cliente

Uma boa opção é disponibilizar, junto ao local da reserva de restaurante on-line, um cardápio digital. Dessa forma, seu cliente já sabe se o estabelecimento oferece o que ele busca, podendo obter uma base de preço para ter mais segurança ao visitar o local.

Quando o sistema disponibiliza a organização do cardápio em tempo real, você ganha muito tempo e evita erros.

De forma geral, você ainda:

  • reduz os custos com material e papel;
  • economiza tempo nas rotinas administrativas;
  • melhora a experiência do cliente;
  • auxilia na sustentabilidade;
  • consegue mapear clientes;
  • opera com mais inteligência.

5. Redução na taxa de desistência

A diminuição da taxa de desistência é outro fator importante.

O cliente já sai de casa confiante, sabendo que está tudo certo com a sua reserva de restaurante on-line. Ele sabe que vai chegar lá, e, no horário marcado, haverá uma mesa disponível.

Você pode ainda oferecer harmonizações junto ao tipo de pedido ou reserva que seu cliente faz, como cupons promocionais ou pratos exclusivos do dia..

Esta é uma forma inteligente de aumentar seu ticket médio e, consequentemente, o faturamento.

6. Atendimento ao cliente digital

É importante lembrar que estamos em uma era de imersão digital. Por conta disso, as pessoas gostam da facilidade trazida pelo uso de um aplicativo ou das redes sociais.

A reserva on-line permite atender às mais diversas demandas, ou seja, o cliente pode realizar a reserva no momento que quiser, em poucos cliques.

7. Facilidade para gerar e organizar dados e relatórios

Organização das reservas e acesso facilitado aos dados são outras vantagens da reserva on-line. Com o recurso, todas as informações ficam centralizadas e organizadas no mesmo sistema, sem o risco de alguém se esquecer de anotar alguma demanda, perder o papel ou cometer enganos.

Além disso, você consegue emitir relatórios, controlar o faturamento, cadastrar clientes e deixar o estoque integrado à quantidade de pedidos.

Agora que você conhece as vantagens de adotar um sistema de reserva de restaurantes on-line, que tal partir para a prática? No próximo tópico, ensinamos, em alguns passos, como ativar o serviço no seu estabelecimento.

Como fazer uma reserva em um restaurante?

Para fazer uma reserva em um restaurante, basta seguir o passo a passo:

  • defina os dias e horários das reservas, considerando os horários com maior demanda, a capacidade do local e a disponibilidade da equipe;
  • estabeleça a quantidade mínima e máxima de pessoas incluídas na reserva para ter mais previsibilidade na capacidade de atendimento;
  • crie uma política de cancelamento, indicando se existem taxas ou tempo mínimo de antecedência para cancelar as reservas;
  • determine a política de atrasos para informar aos clientes o tempo de tolerância;
  • promova as reservas do restaurante;
  • controle as reservas para que nenhum cliente seja prejudicado.

É importante ressaltar que, com um sistema de reserva de restaurante on-line, você pode conduzir todo esse processo de um modo muito simples.

Com o sistema de gerenciamento de reservas da Planne, por exemplo, é possível controlar a disponibilidade do seu restaurante de forma flexível e automática.

Além disso, você oferece aos clientes a possibilidade de realizar o reagendamento de reservas de maneira autônoma e digital..

Pode cobrar reserva de restaurante?

É possível cobrar reserva de restaurante por meio da venda de reservas antecipadas. Esta é uma modalidade que permite realizar a gestão de recursos de forma assertiva, com maior previsibilidade nas vendas. Nesse caso, o cliente paga pela reserva antecipada e, ao comparecer, o valor pode ser convertido em consumação.

Saiba mais em: 4 dicas para minimizar as taxas de no-show aplicando as vendas antecipadas

Aumente seu lucro por meio de reservas o quanto antes!

Facilitar a rotina em seu restaurante e oferecer a melhor estrutura e atendimento aos clientes é fundamental. A reserva de restaurantes on-line é uma excelente forma de se diferenciar dos seus concorrentes e se destacar.

Sabendo da importância de estar à frente e sempre inovando, nós desenvolvemos o melhor sistema de reserva on-line do mercado. Trata-se de uma ótima ferramenta que vai fazer você vender mais e mostrar o valor do seu negócio.

Ficou interessado em saber mais? Para entender como você pode implementar a ferramenta no seu restaurante, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas.

Vamos ajudar a elevar o nível do seu negócio com o apoio do melhor sistema de reservas online!


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