Você sabia que o sucesso dos e-commerces começou através de um restaurante?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
09/03/2022
Capa do blog

Existem muitos boatos sobre a primeira compra online feita pela humanidade, o fato real é que a primeira compra foi feita por um amigo de Dan Kohn, em 1994. O produto, um tanto quanto inusitado, era um CD do “ex The Police”, Sting.

Na época, as compras não costumavam ser feitas dessa forma porque não havia autenticidade e segurança em transações realizadas na internet. O que diminuía a confiança do público.

Tá, mas como os restaurantes entram nessa história?

Como não haviam muitas confirmações e histórias publicadas sobre a história do amigo de Dan Kohn, a Pizza Hut lançou uma jogada de marketing muito importante para o avanço do e-commerce e das vendas online.

Fazendo sua primeira venda online em 94, assim como a compra do CD do Sting, a marca publicou em inúmeros veículos de imprensa que “fez a primeira venda online da história do mundo”.

O que gerou um grande boom entre todas as empresas do ramo (e também empresas de outros mercados) para descobrirem como isso tudo funcionava e como era realmente possível.

Inclusive, em 1994, existem registros de jornalistas e pessoas renomadas afirmando que “vendas online não dariam certo e isso era passageiro”. Mal sabiam eles…

Como a venda online transformou a Pizza Hut?

Desde 1994, quando atuava apenas nos EUA, a Pizza Hut já teve um crescimento considerável e hoje possui quase 15 mil restaurantes e quiosques em mais de 130 países.

Grande parte desses negócios aconteceram de forma online, através do setor interno de canais da Pizza Hut.

Mas, o ponto que mais faz diferença para a marca é o dia mundial da pizza, que acontece em 10 de julho.

A data é tão importante que aumenta em torno de 200% as vendas da empresa. Em apenas um dia, uma franquia da rede chega a vender 5.162 pizzas e fazer 2 mil entregas.

Tenho um restaurante, devo investir também em vendas online?

Sim! Com o crescimento de compradores de experiências nos canais digitais, é fundamental que você faça vendas online no seu estabelecimento. Muitas empresas costumam usar o “voucher” que dá direito a rodízios, sequências, pratos únicos e até mesmo a descontos especiais.

O perfil de quem compra experiências é já viajar para o seu destino com tudo organizado, por querer uma viagem mais “low cost”. Fazendo isso, ele evita possíveis gastos extras e também a fadiga de “rondar” a cidade em que está procurando onde comer.

Qual a forma mais rápida de começar a vender online?

A Planne possui uma plataforma que permite que você venda vouchers, sequências, pratos e muito mais! Conheça agora as oportunidades que a nossa plataforma, que é totalmente customizável, pode dar para você aumentar suas vendas e fazer com que a sua marca seja ainda mais consolidada e alcance cada vez mais pessoas.

Para isso, basta entrar em contato através do chat que fica aqui embaixo no nosso canal! Nossa equipe está sempre pronta para lhe atender!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo