4 dicas de como investir em seu negócio turístico

Autor do artigo
por Gregório Nardini
30/03/2022
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Nos últimos anos, a pandemia do novo coronavírus acabou prejudicando o setor de turismo por conta das restrições de deslocamento. Entretanto, com a chegada da vacina, o negócio turístico está voltando a ser vantajoso para se investir.

Isso porque depois de passar tanto tempo isolados, as pessoas estão ainda mais animadas e dispostas para viajar, o que movimenta o setor e torna o momento ideal para realizar investimentos, principalmente se tiver feito um curso de gestão comercial ead.

Apesar do setor de turismo ter sido um dos mais afetados durante a pandemia por conta das restrições sanitárias e o fechamento dos aeroportos ao redor do mundo, com o avanço da vacinação o segmento tem retomado as atividades em ritmo acelerado.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, o turismo foi um dos setores que mais se recuperou, registrando um crescimento de 49,1% entre os meses de maio e agosto de 2021.

Diante desse crescimento, realizar um curso de empreendedorismo ead pode ser uma excelente ideia para te ajudar a investir na área e estar preparado para assumir os riscos e desafios que investir no próprio negócio pode trazer.

Para saber mais sobre o setor de turismo e como investir nesse segmento, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada.

Como ter sucesso em um negócio de turismo

O primeiro passo para ter uma empresa de sucesso é investir tempo para realizar um bom plano de negócios, mesmo que para isso você tenha que realizar um curso de gestão estratégica de marketing e vendas para entender melhor como funciona o mercado.

Em seguida, é preciso determinar o quanto irá investir e em quanto tempo pretende obter o retorno desse investimento, ou seja, quando deve começar a faturar pela empresa. Diante disso, é preciso entender em qual setor do turismo é mais vantajoso investir.

Se pretende investir em maneiras de trazer mais hóspedes para o seu hotel, ou apostar em um restaurante em um ponto turístico, é preciso entender que cada negócio exige uma aplicação de capital diferente.

Outros negócios que também podem ser vantajosos de investir no segmento de turismo são:

  • Ecoturismo;
  • Viagens corporativas;
  • Festivais gastronômicos;
  • Agência de turismo e passeios.

Cada um desses segmentos exigem etapas e processos diferentes para serem trabalhados, além de uma duração diferente para conseguir obter retorno, mesmo tendo uma gestão comercial e marketing ead eficiente.

Dessa forma, é preciso ter um plano de negócio todo documentado para facilitar a execução das tarefas, e para que você possa enxergar de maneira mais simples e clara todos os passos a serem seguidos para atingir suas metas, e, consequentemente, o sucesso.

Defina um segmento de turismo para investir

O setor turístico oferece uma variedade de opções para quem deseja começar a investir nesse segmento.

O setor de hotelaria, por exemplo, é uma das primeiras opções que vem à mente, mas além dele, existem diversas outras possibilidades que podem ser exploradas.

Ter um hotel requer um alto investimento, além do alto custo de manutenção, e por isso o retorno financeiro pode não ser tão rápido quanto o esperado, principalmente para cobrir as despesas do próprio hotel.

Entretanto, existem diversas outras opções que também são muito vantajosas para investir, como loja de lembrancinhas em pontos mais visitados e passeios turísticos com guias.

Basta definir qual lhe agrada mais e realizar uma boa gestão de startups e empreendedorismo digital.

A seguir, confira mais 4 dicas de negócios vantajosos dentro do setor de turismo.

1. Locação de malas Algumas pessoas só têm a oportunidade de viajar uma vez por ano, durante o período de férias da empresa ou das férias escolares das crianças, e, como as malas são itens caros, realizar a locação de bagagens pode ser mais vantajoso do que comprar uma.

Outro ponto importante é que alugar uma mala também é muito mais prático, isso porque o cliente não precisa se preocupar em realizar a limpeza ou a manutenção da mesma, além de escolher o modelo que melhor irá atender às suas necessidades.

Por isso, investir nesse segmento pode ser muito lucrativo, já que existe uma alta demanda de público que precisa ser atendida.

Ter os conhecimentos de uma faculdade de vendas online pode ser um diferencial para quem deseja investir em um e-commerce nesse segmento.

2. Agência de ecoturismo Principalmente após o advento da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas sentiram a necessidade de se conectar com a natureza e estar ao livre depois de passar tanto tempo isoladas dentro de casa.

Para atender essa demanda, o ecoturismo é o setor ideal, já que a sua especialidade é levar os viajantes para explorar regiões da natureza longe das cidades grandes, como cavernas, praias, matas e montanhas.

O papel da agência de ecoturismo é criar roteiros e experiências novas e únicas para esses viajantes, podendo até oferecer pacotes com experiências mais radicais, como as práticas de escalada, mergulho e rafting.

3. Personal travel O personal travel é o responsável por criar roteiros de viagem e cuidar de todos os detalhes para que o seu público tenha uma experiência inesquecível. Assim, até mesmo saber sobre o curso gestão de pessoas, o que é e como funciona pode ajudar.

Esse tipo de profissional deve planejar os passeios e saber sobre os melhores restaurantes e lojas da região para indicar para os viajantes. Com isso, as pessoas não precisam se preocupar em realizar pesquisas para achar esses locais, só em curtir a viagem.

Para iniciar esse tipo de trabalho, normalmente é realizada uma reunião entre o personal travel e os viajantes, para que ele possa entender melhor os objetivos e os gostos dos seus clientes, podendo assim criar um roteiro personalizado.

4. Personal Luggage Esse é outro tipo de serviço que também está ligado ao planejamento de viagem, só que dessa vez o foco é a organização da mala do cliente. O papel do personal luggage é ajudar a definir as melhores roupas, acessórios e outros itens que devem ser levados na mala.

Para que isso ocorra, o profissional precisa saber do clima, das atividades e da quantidade de dias que o seu cliente pretende passar no seu destino de viagem. Assim, ele criará combinações suficientes e eficientes para suprir todas as necessidades na viagem.

Com isso, a pessoa irá economizar tempo e espaço, além de contar com a ajuda profissional para levar somente o necessário, evitando carregar peso desnecessário durante o seu trajeto até o local de destino.

Como atrair clientes para o seu negócio de turismo

Mesmo que você tenha cursado a melhor faculdade de gestão financeira e esteja apto para cuidar de toda a contabilidade do seu negócio, ainda assim é preciso saber como atrair clientes para poder lucrar.

Para o ramo turístico, utilizar as estratégias de marketing de experiência é uma ótima aposta, pois através deles é possível atrair ainda mais e clientes e fazer com que as vendas aumentem gradativamente.

Oferecer a melhor experiência para o consumidor é o ponto-chave para todo o negócio de turismo, pois todas as experiências que ele vive desde a compra da viagem até o final dela é um processo transformador que causa novas sensações e enriquece a sua vida.

O principal objetivo do marketing de experiência é tornar o seu produto ou serviço o mais relevante possível para que ele possa atrair o maior número de interessados, aumentando a percepção e o interesse do seu público para que possa comprá-lo.

Entre as estratégias de marketing de experiência que podem ser utilizadas dentro do segmento de turismo, podemos destacar:

  • Atração via parcerias com influencers;
  • Atração pelo entretenimento e diversão;
  • Atração via criação de conteúdos relevantes;
  • Atração via experiências interativas e sensoriais;
  • Atração via elementos temáticos dos locais de destino.

Outro tipo de atração muito procurado e que também tem altas chances de atração são os locais diferenciados, pois eles oferecem comodidades e recreações que podem não estar disponíveis em outras localizações.

As opções que podem ser oferecidas são:

  • Espaço kids;
  • Espaço pet friendly;
  • Cantinho de leitura;
  • Espaço gourmet;
  • Sala de música e jogos;
  • Espaços intagramáveis para fotos;
  • Local com área verde para piqueniques.

Ou seja, existem várias formas, com valores de investimentos, para oferecer serviços e experiências diferentes para os seus clientes.

Nessa nova era digital, mais do que adquirir produtos ou serviços de qualidade, as pessoas desejam viver boas experiências.

Portanto, estude qual é o melhor cenário para o seu tipo de negócio turístico e invista nas estratégias certas para lhe trazer o retorno esperado. Realizando as melhores escolhas, será fácil atingir o sucesso e a lucratividade dentro desse setor.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.


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