Como montar uma estratégia de marketing para driblar a baixa temporada?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
21/12/2023
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Durante as baixas temporadas turísticas, saber como montar uma estratégia de marketing é indispensável. Com técnicas e abordagens específicas, hotéis, parques e restaurantes podem atrair mais clientes e evitar a tão temida instabilidade financeira sazonal.

No Brasil, os períodos de menor movimento se concentram em dois grandes períodos: de março a junho e, depois, entre agosto e novembro. Durante 8 meses do ano, os setores vinculados ao turismo precisam estar preparados para alavancar as vendas por meio de estratégias de marketing bem elaboradas.

A seguir, elaboramos um conteúdo completo sobre como fazer a divulgação do seu estabelecimento. Venha conosco e enfrente as baixas temporadas sem dor de cabeça!

Afinal, como montar uma estratégia de marketing para a baixa temporada?

Planejamento e disciplina: esses são os segredos para colocar em prática os planos de divulgação voltados para a baixa temporada. E isso vale principalmente para os empreendimentos de hotelaria, entretenimento e gastronomia turística.

A seguir, listamos o passo a passo completo de como montar uma estratégia de marketing para esse nicho e período do ano. Confira!

Defina seus objetivos

Comece mapeando as expectativas e definindo as metas. Com base no planejamento financeiro, é hora de analisar o faturamento mínimo para obter lucro.

Tendo em mãos o orçamento para a baixa temporada, estipule os valores disponíveis para investir em estratégias de marketing.

Por exemplo, avalie a média de atendimentos para seu restaurante atingir lucros desejáveis. Leve em conta o ticket médio, observando o histórico dos anos anteriores.

Conheça seu público

O próximo passo é entender como seu público-alvo se comporta durante as baixas temporadas. Esse mapeamento é particularmente importante para o setor de turismo e hotelaria, o que inclui os restaurantes temáticos, parques e resorts.

Para facilitar sua pesquisa, separamos algumas perguntas-chave. Confira!

  • o que impede o cliente de viajar na baixa temporada?
  • quais são as prioridades de gastos durante esse período?
  • o que faria o cliente mudar de ideia?

Analise a concorrência

Também é importante considerar as estratégias mais usadas em seu segmento, pesquisando como a concorrência lida com a baixa temporada!

Isso não significa que você deve aderir às mesmas abordagens, até mesmo porque pode não haver fundamento teórico algum para tais decisões dos concorrentes.

No entanto, use a análise como uma ferramenta de inspiração para ter novas ideias.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são um recurso-chave para as estratégias de marketing bem-sucedidas. Afinal, estamos falando de plataformas acessadas por bilhões de pessoas diariamente, oferecendo um gigantesco potencial para o alcance de novos clientes.

Dica! Mapeie quais são as mídias sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo e invista em cronogramas de postagens, anúncios pagos e transmissões ao vivo.

Além disso, para atrair clientes em baixa temporada, vale a pena aliar o uso das redes sociais com nossas dicas a seguir.

Como atrair clientes em baixa temporada? Dicas imperdíveis

A seguir, listamos 6 dicas práticas para que os estabelecimentos turísticos tenham mais visibilidade e atraiam muitos clientes na baixa temporada.

Aproveite!

1. Promoções para restaurantes e afins

Quem não se interessa por promoções, não é mesmo? A redução de preços é uma poderosa ferramenta para atrair novos clientes.

Saiba que não é preciso alterar os valores de todos os produtos, bastando focar em itens específicos. Se você trabalha com restaurantes, por exemplo, crie combos e promoções para os itens mais pedidos.

Outra possibilidade é realizar dias de eventos com preços reduzidos, com uma temática que faz sucesso na região.

Veja o caso de alguns pubs que fazem comemorações de Saint Patrick’s Day com shows de música celta e cerveja verde. De forma criativa, os bares transformam o “parado” mês de março em um período agitado de festa e diversão.

2. Descontos em museus, galerias e outros

A estratégia de preços também pode ser aplicada em setores culturais, como museus e galerias. E isso vale para tanto meses de baixa temporada quanto para os dias da semana normalmente menos movimentados.

Assim como os restaurantes e parques, busque por temáticas interessantes para incluir em seu calendário de curadoria, organizando exposições atrativas. Lembre-se de divulgar tudo nas plataformas sociais, combinado?

Caso seja o perfil de sua empresa, crie programas de fidelidade que concedem descontos permanentes nos ingressos. Com o pagamento de mensalidades, os membros podem ter benefícios exclusivos e acesso a produtos do museu, por exemplo.

3. Cupons para turismo

Lembre-se que não é só seu estabelecimento que sofre com as baixas temporadas. Estabeleça parcerias e ofereça cupons de desconto para atrações turísticas locais, como exposições e parques nacionais.

Inclusive, é possível criar combos de serviços com descontos de valores distintos, ampliando o acesso para clientes de variados perfis econômicos.

4. Ofertas para day use

Ingressos de day use de resorts e spas são serviços que promovem uma experiência completa de diversão e relaxamento. Justamente por isso, essas ofertas costumam atrair muitos interessados, mesmo durante os meses menos movimentados.

Não se esqueça de divulgar o feedback dos clientes durante esse período, para que seu público se sinta encorajado e seguro para aderir ao day use em baixa temporada.

Aliás, nossa dica a seguir explica muito bem como organizar essas reservas de maneira prática e eficiente.

5. Automatização de processos

Ferramentas digitais de automação são fundamentais para quem deseja evitar problemas com reservas antecipadas e venda online de ingressos.

E sabemos bem: quanto melhor a plataforma online, maiores são as chances de muitos clientes fecharem a compra ou a reserva.

Confira algumas vantagens dos sistemas automatizados:

  • reservas automáticas, economizando o tempo gasto com agendamentos manuais;
  • integração com gateways de pagamento online, promovendo a experiência de compra mais prática e rápida;
  • possibilidade de venda conjunta de ingressos e outros produtos;
  • envio automático de e-mail de confirmação, o que confirma que a transação foi bem-sucedida;
  • mensagens personalizadas de aviso de proximidade da reserva, reduzindo eventos de no-show;
  • conexão com chatbots para atendimento e otimização do contato com o cliente, respondendo perguntas comuns referentes ao processo de reserva;
  • integração com plataformas diversas, incluindo as redes sociais;
  • análise de dados ultrarrápida, por meio de funcionalidades que rastreiam o desempenho de vendas e identificam tendências e pontos fracos da estratégia;
  • envio de formulários de feedback, coletando informações importantes para o aprimoramento da experiência do cliente.

São muitos os benefícios da gestão automática de reservas, não é mesmo? A dica de ouro é usar plataformas seguras e confiáveis para que os dados dos clientes sejam protegidos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

E é por isso que a Planne pode ser sua grande aliada: com um sistema de gestão de reservas multifuncional, seu estabelecimento potencializa a eficiência das estratégias de marketing para as baixas temporadas.

Automatização de processos é com a Planne!

A Planne é especialista em garantir as melhores ferramentas de venda antecipada e reserva de ingressos. Com vasta experiência nos setores turísticos, somos o parceiro número 1 do crescimento dos nossos clientes.

Por meio do nosso Plano Único, seu hotel, restaurante ou parque ganha acesso a funcionalidades seguras e protegidas:

  • motor de reservas com proteção anti-fraude e barreiras contra ataques cibernéticos;
  • mapa de lugares interativo;
  • reservas com pré-pagamento parcial;
  • integração com o sistema ERP, facilitando o gerenciamento de recursos;
  • interconexão com Google Analytics, Facebook Pixels, Google Ads e Google Tag Manager;
  • recursos de inclusão de pedidos adicionais, elevando o ticket médio;
  • relatórios de alta velocidade;
  • página de vendas personalizada para o domínio da empresa;
  • ferramentas práticas para check-in e check-out.

Em se tratando de como montar uma estratégia de marketing poderosa, a Planne é a solução ideal! E, agora que você sabe como aumentar as vendas usando as redes sociais conectadas ao sistema Planne, solicite uma demonstração gratuita!


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