Ecommerce para restaurantes: impulsione suas reservas online

Autor do artigo
por Gregório Nardini
22/02/2022
Capa do blog

Olá, pessoal!

Hoje trago aqui alguns dados relacionados a cadeia de restaurantes do Brasil que vão nos ajudar a pensar o quanto o digital pode aumentar a escalabilidade dos negócios e reduzir custos e desperdícios.

Segundo a Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes que atua em diversas cidades do Brasil, os restaurantes tem convivido com o desafio de equilibrar a oferta de refeições no local (salão) com o delivery, já que 85% dos restaurantes que responderam a uma pesquisa realizada pela entidade desejam manter os serviços de entrega mesmo após a pandemia, mas 70% do faturamento desses mesmos restaurantes ainda vem das refeições no local contra somente 30%, por enquanto, dos deliveries.

Ou seja: como equilibrar os insumos para preparar as refeições nas quantidades certas (ou mais adequadas possível e sem desperdícios) para o salão e para entregas? Trabalhar com reservas online antecipadas pode ajudar!

Quando vemos notícias como essa, logo vem na nossa mente perguntas como: “por que meu negócio não é digital ainda?” ou “Mas, como digitalizar um negócio como o meu? Como vender pratos quentes online?”

Por isso, separei alguns tópicos que podem mostrar como vender o seu produto online em diferentes casos.

Pizzarias

Você, proprietário de pizzaria, responda: quantas vezes você vende apenas um rodízio para uma mesa? Poucas, né?

Isso acontece porque a cultura criada no seu ambiente é total de confraternização, gente feliz comemorando, muita conversa e até mesmo momentos mais íntimos, mas vividos em casal, nunca com uma pessoa sozinha em uma mesa.

Pizzaria é motivo de comemoração, de celebrar fatos que ocorreram e essa cultura pode ajudar muito você!

Visando isso, você pode vender vouchers com pequenas porcentagens de desconto para 2, 3 ou 4 pessoas e definir que essas pessoas só usem em datas livres na baixa temporada. Assim, você “salva” um período de pouco faturamento e gera movimento para seu caixa.

Foundues

Um ambiente como esse, em que casais costumam comemorar momentos marcantes como aniversários de namoro, casamentos ou noivados, também é um ambiente que dificilmente você precisará vender “entrada” para uma pessoa.

O que facilita o uso de vouchers. Nesse caso, uma estratégia muito parecida com a das pizzarias dará certo. Se aproveite disso!

Fast-Foods

Com a chegada dos aplicativos iFood, Rappi, James, entre outros, ficou muito mais fácil e rápido pedir comida em casa. Mas, as altas taxas que essas empresas cobram dos restaurantes fazem com que muitos negócios não consigam usar os apps para vender seus produtos. Recentemente, a rede de restaurantes Burger King anunciou que criará um app de delivery próprio para não depender somente desses aplicativos na hora de vender seus lanches.

Imagine o quão diferente e destacado você pode ser se não tiver filas e seguir entregando rápido o seu produto? Isso mesmo, se você tiver um e-commerce que possibilite às pessoas comprar online e passar apenas para retirar o seu pedido, você se destacará no mercado e rapidamente alcançará grandes marcas do setor como McDonalds, Burger King, Subway e etc.

Restaurantes temáticos

A febre de restaurantes temáticos, que vendem experiências ao invés apenas do serviço de alimentação, tem crescido muito no Brasil. O SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas estima que esse tipo de restaurante cresça 10% ao ano.

A vantagem desse tipo de estabelecimento é que, além de apenas vender vouchers para famílias ou grupos frequentarem, você pode ligar a loja de souvenirs que possui à um e-commerce em que produtos personalizados com a sua marca serão vendidos.

Para isso, você precisará apenas de um processo de logística bem estabelecido e de garantia de qualidade do produto em entregas de longa distância.

E aí? Já entendeu quais as melhores formas de implementar um e-commerce para restaurantes e o que vender nele?

Agora é hora de contratar uma plataforma para auxiliar você nisso.

Quer saber como o e-commerce pode melhorar as vendas do seu restaurante?

Somos especialistas no desenvolvimento de soluções fáceis de operar e eficientes que ajudam a impulsionar suas vendas online.

O que acha de ver na prática como tudo isso funciona? Acesse o chat aqui embaixo ou envie um e-mail para: oi@planne.com.br e receba uma demonstração da nossa plataforma.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo