Sindepat Summit 2022: Nossas impressões sobre o setor

Autor do artigo
por Gregório Nardini
29/03/2022
Capa do blog

Olá, tudo bem? Aqui é o Gregório, CEO da Planne, e gostaria de compartilhar as nossas percepções sobre o Sindepat Summit Industry Showcase & Networking 2022, evento que participamos apresentando nossas soluções e que ocorreu em Gramado/RS nos dias 23 e 24 de março de 2022.

A Sindepat é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2003, que representa e atua na defesa dos interesses do setor de parques e atrações turísticas de todo o Brasil, sendo portanto um importante hub de empresas que lideram este mercado e que se unem para crescer em conjunto.

Desde 2018, com pausas nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia de covid-19, ocorre o evento intitulado Sindepat Summit Industry Showcase & Networking, que tem como objetivo proporcionar networking, promover palestras e painéis com cases e tendências, além de apresentações dos expositores (showcases) de seus produtos, serviços e novas tecnologias para parques temáticos, aquáticos, atrações turísticas e centros de entretenimento familiar.

Dessa forma é um evento muito importante para que a Planne possa apresentar seus produtos e novas tecnologias, assim como se aproximar mais dos nossos atuais e futuros clientes, com ênfase na nossa solução de plataforma de ecommerce para parques e também a plataforma de ecommerce para atrações turísticas. Neste ano, o evento ocorreu em Gramado, minha cidade natal e também o lugar de origem da Planne.

Neste artigo, gostaria de compartilhar a experiência que tivemos com a nossa participação no evento e que, com certeza, ajudou, além do óbvio aspecto comercial, que pudéssemos fazer aquilo que mais amamos: estar próximo aos nossos clientes!

Resiliência: Uma palavra que define o setor

Antes de tudo, é obrigatório ressaltarmos a enorme resiliência que o setor de parques e atrações teve, e ainda tem, nos últimos anos. Acredito que seja possível afirmar que em conjunto com o setor de festas e eventos, foi a fatia de mercado mais afetada pela pandemia, pela natureza de seus negócios que pressupõem a reunião de pessoas. Em contrapartida, houve um aumento na busca de opções de lazer integradas à natureza e, sem dúvida, existem muitos parques que cumprem essa função.

Dentro deste cenário, que incluiu inúmeros momentos onde os parques e atrações foram obrigados a paralisar suas atividades, foi muito interessante perceber que o setor permaneceu forte, unido e com uma perspectiva de grande crescimento nos próximos anos. Além de haver uma busca constante por oferecer melhores experiências para os seus visitantes através de novas tecnologias e parceiros.

Crescimento do setor na Serra Gaúcha

É impressionante o crescimento que o setor de parques e atrações teve na Serra Gaúcha nos últimos anos. O número de parques de diversão passou de 7 em 2003 para 30 em 2022, um crescimento realmente incrível. Isso demonstra que a Serra Gaúcha está indo além do tradicional e se posicionando como um destino para todos os públicos, se assemelhando, inclusive, a grandes hubs de turismo de entretenimento como Orlando, nos EUA.

Como a Planne se originou e possui uma grande base de clientes do setor nesta região, ficamos muito felizes em visualizar esse crescimento e poder ajudar a potencializar este resultado no futuro.

Integração: O conceito do momento

Uma pergunta que ouvimos e também fizemos, diversas vezes, durante o evento foi: “Com quem vocês integram?” Na nossa visão que transcende este mercado, mas aqui vamos tratar especialmente dele, é impossível uma empresa ou grupo entregar soluções para todos os problemas existentes dentro de um determinado mercado com alta qualidade. Sempre temos que escolher, dar foco a certas necessidades e alocar recursos que sempre serão limitados.

Neste contexto, o evento pareceu evidenciar que diversas soluções de software e hardware tem consciência do que pontuei acima, buscando parceiros para que possam focar naquilo que fazem de melhor, e mesmo assim, entregar soluções completas para os seus clientes.

Na Planne, dada as características do nosso negócio, e a nossa visão de produto, foi muito satisfatório visualizar esta tendência, pois realmente acreditamos em um software facilmente integrável.

Inteligência Artificial: Os próximos anos prometem uma revolução

Logicamente, os impactos da inteligência artificial não se limitam ao escopo de parques, e nem mesmo ao mercado de turismo e entretenimento, porém é bastante evidente que estes serão setores que poderão usufruir grandemente dessas inovações.

Do ponto de vista comercial, outros setores como aviação e hotelaria já fazem uso de precificação dinâmica e inteligente, tecnologias que já estão consolidadas, porém no setor de parques ainda não vemos grande utilização de tais funcionalidades e que podem ter grande impacto. Imaginem como será um parque que possa flutuar seus preços de acordo com o clima, com pouca ou nenhuma interferência humana ou ainda oferecer produtos diferentes de acordo com o perfil de clientes que irão visitá-lo naquele dia da semana.

As oportunidades são enormes e estamos animados aqui na Planne em poder liderar parte dessas transformações com nossas tecnologias e inovações.

Produtos financeiros da nova década

Nos últimos anos, e especialmente no Brasil, estamos vivendo uma série de inovações no setor financeiro, com destaque para os meios de pagamento. Na Planne acreditamos que o segmento turístico, neste caso, com destaque para o subsegmento de parques, tem o desafio de lidar com sazonalidade e grandes investimentos em infraestrutura, sendo necessário usarmos a inovação para oferecer produtos financeiros que possam ajudar o setor a crescer mais rápido e com mais qualidade.

De forma mais prática, o Pix tem sido um grande sucesso com nossos clientes, que hoje podem receber pagamentos online de forma rápida, simples e com custos reduzidos. Mas, este é só o começo de muitas novidades que vamos poder experimentar, pois o Brasil, através do Banco Central, em iniciativas como o sandbox regulatório e open finance, permitirá que diversas startups e corporações possam oferecer mais soluções de maneira mais competitiva e rápida.

Em resumo, foi muito interessante participar do evento e estamos ansiosos para que na próxima edição, em 2023, possamos impressionar o setor com nossa evolução.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo