Desafios do turismo de nicho: dicas para fazer uma boa gestão de crise

Autor do artigo
por Gregório Nardini
02/01/2024
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Alta lucratividade: esse é o resultado quando os empreendimentos driblam os desafios do turismo de nicho de maneira criativa e adequada.

Com a superação dos níveis pré-pandêmicos de atividades turísticas, os parques, restaurantes temáticos e hotéis precisam estar bem preparados para comportar as altas demandas e promover experiências de alta qualidade.

Para auxiliá-lo a impulsionar seus rendimentos, elaboramos um conteúdo completo com todas as dicas de como superar os desafios do turismo de nicho.

E mais: explicamos como implementar a automatização de vendas como tática de gestão de crise. Confira!

O que é turismo de nicho?

O turismo de nicho é uma categoria empresarial voltada para a promoção de viagens e experiências culturais altamente específicas. Assim, trata-se de uma segmentação do mercado que permite que as empresas atendam às demandas e preferências únicas.

O conceito de “nicho de mercado” se popularizou nos anos de 1960 graças ao livro “Miopia do Marketing”, de Theodore Levitt. A proposta divulgada pelo economista alemão se baseia na oferta de produtos e serviços específicos como forma de melhor atender às expectativas e necessidades dos consumidores.

Todos os setores comerciais podem ser desdobrados em segmentos nichados, principalmente quando o assunto é turismo. Afinal, nosso país oferece infinitas e ricas possibilidades de tipos de viagens e experiências regionais.

Como exemplo, podemos mencionar os parques e restaurantes temáticos do sul do país, bem como os hotéis e as agências voltados para o ecoturismo nas regiões de preservação natural.

Vantagens do turismo de nicho

Veja, a seguir, algumas vantagens de focar seu empreendimento turístico em um nicho:

  • investimentos em oportunidades de mercado inexploradas;
  • personalização das experiências do cliente e, consequentemente, melhores índices de satisfação;
  • diferenciação e destaque da concorrência com base no portfólio de produtos e serviços oferecidos;
  • fidelização de clientes, decorrente da personalização das experiências;
  • potencial para preços mais elevados;
  • atuação econômica mais sustentável e benéfica às comunidades locais, contribuindo para a preservação de tradições locais.

São muitas as vantagens, não é mesmo? No entanto, para que os empreendimentos de turismo receptivo impulsionem sua lucratividade, precisam também saber gerenciar as eventuais crises resultantes de obstáculos específicos do segmento.

Quais são os desafios do turismo de nicho?

Dentre os principais desafios do turismo de nicho, podemos mencionar:

  • demanda flutuante e sazonalidade, com possíveis obstáculos financeiros nas baixas temporadas;
  • concorrência regional, no caso de empreendimentos do setor de ecoturismo;
  • gestão adequada de reservas.

Por sinal, existem inúmeros problemas e obstáculos específicos de cada segmento de mercado. Logo adiante, listamos as situações adversas mais comuns nos ramos gastronômicos, hoteleiros e de parques temáticos.

Desafios do turismo gastronômico

O turismo gastronômico contempla atividades como a elaboração de pratos tradicionais, roteiros para conhecer a produção de alimentos, aulas de culinária e eventos de degustação.

Esse tipo de empreendimento promove a imersão intensa na cultura e tradição regional, valorizando também a economia dos produtores locais.

De modo geral, as principais dificuldades enfrentadas no turismo gastronômico estão vinculadas a:

  • elaboração de cardápios diferenciados;
  • gestão de estoque de materiais específicos e de produção regional;
  • promoção de maior alcance nas vendas online.

Desafios de parques temáticos

Os parques temáticos, por sua vez, são estruturas que comportam uma variedade de atrações para diversos tipos de público. Podem ser voltados para atividades aquáticas, científicas, ecológicas e até mesmo focadas em experiências imersivas de fantasia.

Ainda que sejam empreendimentos bem estabelecidos, é vital elaborar protocolos para lidar com:

  • manutenção de atrações e conserto de brinquedos;
  • demanda dependente de fatores climáticos;
  • inovação constante para promover o destaque em relação à concorrência;
  • investimentos em segurança e vistorias periódicas, como prevenção de acidentes;
  • gestão da capacidade, como a superlotação em altas temporadas e baixa ocupação em períodos menos movimentados.

Desafios da hotelaria

O ramo de hotelaria de nicho também é um dos segmentos que devem atentar-se aos seguintes obstáculos da hiper segmentação:

  • renovação das infraestruturas e utensílios;
  • gerenciamento efetivo de estratégias de marketing digital;
  • flutuações cambiais e impactos na demanda, principalmente em destinos que recebem visitantes estrangeiros;
  • gestão adequada de reservas para evitar overbooking;
  • treinamento eficaz de equipe para a promoção de atendimento padronizado e de excelência.

Dicas de como resolver os desafios do turismo de nicho

Ainda que existam diversos desafios do turismo de nicho, saiba que existem estratégias que possibilitam driblar esses obstáculos!

Listamos 6 dicas de como fazer gestão de crise e contornar os problemas específicos a fim de impulsionar os lucros do seu empreendimento!

1. Identifique os problemas com antecedência

Saiba ler os sinais de quando algo não vai bem em seu negócio. Seja a redução de clientes ou mesmo a ocorrência de acidentes: não deixe para correr atrás dos problemas quando estes já tiverem se agravado.

Mantenha o hábito de solicitar o feedback dos clientes e colaboradores, estimulando a comunicação aberta e sincera. Assim, você ficará sabendo muito mais rápido de potenciais erros e falhas no parque, hotel ou restaurante.

2. Treine seus funcionários

O treinamento adequado dos funcionários é fundamental para manter a qualidade de atendimento e gerenciar adequadamente as situações delicadas.

Logo, elabore planos de treinamentos periódicos para todos os colaboradores, contemplando o aprendizado de como funciona o nicho de mercado e como dialogar com o público-alvo em específico.

3. Junte uma boa reserva financeira

Como mencionamos, o turismo de nicho pode ser sazonal e suscetível às oscilações de demanda ao longo do ano.

Assim, recomenda-se que o empreendimento tenha uma sólida reserva financeira para lidar com a redução de demanda e os possíveis gastos inesperados.

4. Tenha bons planos de marketing

Quer se destacar da concorrência? Mantenha suas redes sociais sempre em movimento, com bons cronogramas de postagens e intensa interação com os seguidores.

O marketing digital é responsável por ampliar o alcance de novos clientes, potencializando seu faturamento mensal. Por isso, capriche bem ao postar nas redes, combinado?

5. Ofereça atrações que independem das condições climáticas

Sabemos bem: muitos turistas desistem de ir ao parque em um dia de chuva. Pensando nisso, vale a pena diversificar e incluir atrações cobertas que mantenham o fluxo constante de visitantes, independentemente do clima.

Dica bônus: como ter previsibilidade de demandas turísticas?

Por fim, mas não menos importante: saiba que a tecnologia pode ser usada ao seu favor. Afinal, os sistemas automatizados de vendas com central de reservas são grandes aliados na gestão adequada de demandas turísticas.

A Planne, por exemplo, oferece a elaboração de mapas de lugares interativos com reserva pré-paga para evitar problemas com superlotação ou no-show. Em paralelo, nossas plataformas podem ser integradas ao sistema ERP dos estabelecimentos, contribuindo para o mapeamento correto dos recursos de estoque necessários à produção.

Com mais de 1600 clientes, a Planne é sinônimo de excelência na gestão de reservas e vendas antecipadas!

Veja outras funcionalidades do Plano Único:

  • motor de reservas com barreiras anti-pirataria;
  • mecanismos proteção contra vazamento de dados, em conformidade com a LGPD;
  • recursos de inclusão de pedidos adicionais, elevando o ticket médio;
  • integração com Google Analytics, Facebook Pixels, Google Ads e Google Tag Manager;
  • recursos efetivos de check-in e check-out.

A Planne oferece as melhores soluções automatizadas para que seu restaurante, parque ou hotel possa enfrentar os desafios do turismo de nicho, sem sofrimento!

Saiba como ter previsibilidade nas demandas turísticas: agende agora mesmo sua demonstração gratuita com a Planne!


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