Sistema de reservas online pode aumentar as vendas do seu restaurante

Autor do artigo
por Gregório Nardini
23/02/2023
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Se você ainda é adepto apenas do famoso boca a boca ou da abordagem nas ruas para atrair clientes para dentro do seu restaurante, saiba que as suas vendas podem estar contadas.

Isso porque o consumo pela internet cresceu exponencialmente nos últimos anos e as vendas antecipadas se tornaram cada vez mais comuns. Isso mesmo! Por exemplo, cada vez mais pessoas planejam suas viagens com antecedência e já fazem compras de refeições, passeios, estadias e tudo mais de forma online.

Por isso, aposte em reservas online para o seu restaurante!

Por que utilizar um sistema de reservas online?

Utilizando um sistema de reservas online, o gerenciamento do seu restaurante terá uma grande otimização. Enquanto seus clientes realizam as reservas de forma autônoma no conforto de suas casas, você ou seus colaboradores podem estar focados em outras tarefas e preocupados com a qualidade da entrega do seu serviço para que você crie clientes cada vez mais recorrentes.

Através de um software de gestão de reservas, o processo se torna muito mais simplificado, tanto para você quanto para seu cliente que, através de uma tabela, calendário interativo ou até mesmo um mapa com a disposição das mesas, pode escolher onde quer se sentar e em que dia e horário se fará presente.

Além de proporcionar autonomia ao cliente e não necessitar alocar um colaborador para ficar atendendo ao telefone, a reserva online permite que você se programe melhor com a quantidade de comida, funcionários e logística geral do restaurante, evitando excessos ou falta de suprimentos.

Maximize a capacidade do seu restaurante

Oferecendo a possibilidade de reserva online para seus clientes, você consegue otimizar a taxa de ocupação, pois tem mais controle da quantidade de pessoas, evitando que seu cliente espere por muitas horas em uma fila para conseguir realizar a reserva.

Além disso, é importante lembrar que estamos numa era de imersão digital, onde as pessoas gostam da facilidade trazida pelo uso de um aplicativo ou das redes sociais.

A reserva online permite atender as mais diversas demandas, ou seja, assim que o cliente lembrar de realizar a reserva ele consegue fazer em poucos cliques, a qualquer hora do dia.

Organização das reservas e acesso facilitado aos dados são outras vantagens de utilizar a reserva online, uma vez que todos os dados ficam reunidos e organizados num mesmo lugar. Sem perigo de alguém esquecer de anotar alguma reserva, perder o papel ou cometer algum tipo de engano.

Você consegue emitir relatórios, controlar o faturamento, cadastrar clientes e deixar o estoque integrado à quantidade de pedidos.

Alcance mais clientes!

Além de toda gestão, o sistema de reserva online permite ainda:

  • Integrar com sites e mídias sociais: o que faz com que você movimente o marketing da sua empresa e consiga captar cada vez mais clientes;

  • Realizar pesquisa de satisfação: para que você entenda quais os pontos de melhoria do seu restaurante e como fazer com que a experiência do seu cliente seja 100%;

  • Realizar campanhas de marketing para divulgar promoções e ofertas especiais;

  • Vender reservas 24 horas por dia durante os 7 dias da semana;

  • Mostrar a disponibilidade das suas mesas e permitir marcação de assento;

  • Visualizar o histórico de pedidos ou de visitas do cliente para estratégias de fidelização;

  • Reservar para grupos maiores;

  • Cancelar de forma facilitada, sem maiores burocracias.

Os benefícios podem variar de acordo com sua necessidade ou com o plano contratado. O importante é estar sempre pronto para receber reservas.

O bom atendimento vai muito além do momento em que o cliente está no seu restaurante.

Uma experiência positiva começa antes mesmo dele chegar ao local. Você precisa cativar o cliente no primeiro contato, fidelizá-lo no atendimento e oferecer um pós atendimento, se possível, buscando saber se ele foi bem atendido ou se tem algo a melhorar.

Sempre que um cliente vivencia algo positivo e é bem atendido, irá fazer uma boa propaganda do seu restaurante e indicar para mais pessoas, trazendo mais clientes.

Praticidade é algo que todo mundo busca.

Não facilitar a experiência do seu cliente, pode se tornar uma barreira de entrada. Sem contar que a demora para responder a um cliente é um dos principais motivos da perda de realização da reserva.

Utilizando a reserva online esse é um risco que você não corre mais. Logo, reservas facilitadas = mais vendas!

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