O que você deve saber sobre gestão de turismo receptivo? + FERRAMENTA

Autor do artigo
por Gregório Nardini
23/11/2023
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Para fazer a gestão de turismo receptivo de maneira eficaz, é essencial contar com uma ferramenta robusta e que “dê conta do recado”. Na prática, significa usar uma plataforma que gerencie todas as áreas essenciais do negócio, em um só lugar.

Afinal, para se manter funcionando em um mercado que movimenta mais de 2 trilhões de dólares anualmente, segundo o Statista, é vital estar preparado para enfrentar qualquer adversidade, concorda?

Para ajudar você nisso, preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprende quais as melhores ferramentas administrativas de gestão de turismo receptivo e as funcionalidades que elas devem ter para otimizar o negócio, além de descobrir o passo a passo de como abrir a própria agência.

Boa leitura!

O que é turismo receptivo, afinal?

O turismo receptivo é uma modalidade que se propõe a criar experiência para os visitantes, oferecendo serviços que os ajudem a explorar o local, como transporte para o hotel e passeios, roteiros turísticos e gastronômicos etc. Todas essas atividades costumam ser realizadas por pessoas que conhecem bem a região.

Um claro exemplo de turismo receptivo é quando uma pessoa faz a reserva em um hotel e, quando chega no aeroporto, não precisa se preocupar em procurar um táxi. Isso porque o próprio estabelecimento — ou a agência contratada — conta com um serviço de traslado.

Além disso, é possível oferecer a compra de ingressos antecipados em atrações locais e indicações de melhores restaurantes da região.

Em todo caso, o turismo receptivo ajuda a elevar a experiência dos clientes. Portanto, é um tipo de serviço muito vantajoso para quem atua na área.

Como montar uma agência de turismo receptivo?

O passo a passo de como montar uma agência de turismo receptivo é:

  • defina um nicho: uma parcela do mercado que você deseja atingir, como a de turismo rural ou de aventura;
  • tenha um plano de negócios: pesquise as tendências do setor e a concorrência para, em seguida, definir um público-alvo e os serviços disponíveis;
  • fique atento à regulamentação: como registrar um CNPJ, Cadastur e as regulações locais da sua região;
  • contrate e treine colaboradores: sua equipe deve estar preparada para oferecer a melhor experiência aos visitantes, o que requer capacitação.

Não se esqueça de escolher um bom sistema de gestão de turismo receptivo, pois é essencial usar uma plataforma para controlar todas as operações do seu negócio.

Agora que você já sabe como montar uma agência, que tal conferir quais as melhores ferramentas administrativas de gestão de turismo receptivo? Basta continuar lendo!

>>>> Aproveite e leia: como ganhar dinheiro com turismo receptivo? TOP 8 dicas para lucrar

Quais as melhores ferramentas administrativas de gestão de turismo receptivo?

**As melhores ferramentas para agências de turismo receptivo são os sistemas de gestão integrada. Ou seja, os softwares que conectam todas as áreas do negócio em um só lugar, permitindo o controle de diversos aspectos do estabelecimento, desde o financeiro até o atendimento ao cliente. **

Para compreender melhor a utilidade desse tipo de ferramenta, confira algumas das principais funcionalidades encontradas nestas soluções e como elas trazem vantagens para o setor de turismo receptivo!

1. Motor de reservas

Um bom sistema de gestão turística integrado deve ter a funcionalidade de motor de reservas. Isto é, um sistema que permite que os visitantes façam reservas diretamente pelo site do estabelecimento.

Além de trazer mais praticidade, esse tipo de sistema possibilita fazer o controle de reservas de maneira prática e rápida.

Desse modo, você sabe o quanto vendeu, para que datas e, ainda, pode oferecer agendamentos pela própria plataforma, assim como os adicionais de compra.

2. Automatização de processos

Um sistema de turismo receptivo deve ter a funcionalidade de automação de processos. Em outras palavras, a plataforma deve reduzir a interferência de agentes humanos nas suas atividades.

Por exemplo, é possível automatizar o check-out para deixá-lo mais fluido ou oferecer serviços extras, contando com a análise de dados para entregar uma proposta personalizada aos gostos dos clientes.

3. Pagamento on-line

O pagamento on-line é uma tendência no turismo receptivo. Por isso, seu sistema de gestão deve oferecer essa funcionalidade. Na prática, a função possibilita que os clientes paguem suas reservas pelo sistema, seja usando cartão de crédito, Pix ou boleto.

Além de mais agilidade, essa ferramenta traz mais comodidade para os visitantes, que podem viajar mais despreocupados. Para a agência de turismo receptivo, a função reduz a taxa de no-show e traz mais previsibilidade para o faturamento.

4. Conexão com outros sistemas

Um bom sistema integrado de gestão para turismo receptivo não se conecta apenas com outras ferramentas usadas internamente pelo estabelecimento. Na verdade, as soluções se integram com sistemas externos, como Facebook e Google.

Esse processo ajuda a coletar dados sobre os clientes para, assim, direcionar e personalizar o envio de propaganda pelas redes sociais ou indicar serviços adicionais no momento do check-out.

Fora isso, ter conexão com outros sistemas favorece o controle, pois garante que todas as informações sejam acessadas por uma única plataforma. Desse modo, não há riscos de perder ou esquecer de enviar algum dado pelo caminho, já que a ação é feita automaticamente.

Como escolher o melhor sistema de gestão de turismo receptivo?

Quer saber como escolher o melhor sistema de gestão de turismo receptivo? Bem, primeiro, certifique-se de que a opção ofereça todas as funcionalidades que citamos no tópico anterior, já que todas são primordiais para o bom funcionamento do negócio.

Fora isso, é crucial garantir a segurança — tanto dos clientes quanto do estabelecimento. Logo, verifique se o software conta com um sistema antifraude para proteger todos os dados sensíveis do negócio.

Por fim, é interessante contar com um sistema que permita criar um site com domínio próprio, responsivo — acessível para dispositivos mobile — e fácil de usar.

Sabe o que é melhor? Temos uma dica de plataforma que oferece tudo isso e muito mais: a Planne. Com ela, você gerencia toda a agência de turismo receptivo de um só lugar e faz o negócio crescer.

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