Vendas antecipadas de reservas garantem previsibilidade e evitam desperdícios

Autor do artigo
por Gregório Nardini
01/03/2023
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Você tem tido muito desperdício de insumos (por exemplo, alimentos, materiais de limpeza etc) no seu restaurante?

Essa “dor” na sua empresa, além de ir contra as práticas sustentáveis, também atinge diretamente seu bolso, que compra os insumos e vê eles indo por água abaixo. Por isso, vamos compartilhar com você uma estratégia muito eficiente que pode te ajudar a criar previsibilidade, entender a frequência de consumo do seu restaurante e evitar o desperdício de insumos.

O segredo para que isso funcione é mais simples do que você pode imaginar: trabalhar com a venda de reservas antecipadas e online.

Por que utilizar um sistema de reservas online?

Utilizando um sistema de reservas online, o gerenciamento do seu restaurante terá uma grande otimização. Enquanto seus clientes realizam as reservas de forma autônoma no conforto de suas casas, você ou seus colaboradores podem estar focados em outras tarefas e preocupados com a qualidade da entrega do seu serviço para que você crie clientes cada vez mais recorrentes.

Através de um software de gestão de reservas, o processo se torna muito mais simplificado, tanto para você quanto para seu cliente que poderá, inclusive, escolher onde quer se sentar e em que dia e horário se fará presente, através do recurso de Mapa de Lugares.

Além da autonomia gerada ao cliente e de não necessitar alocar um colaborador para ficar atendendo ao telefone, a reserva online permite que você se programe melhor com a quantidade de comida, funcionários e logística geral do restaurante, evitando excessos ou falta de suprimentos. Quais as vantagens das reservas online?

1 – Maior visibilidade do restaurante

A internet tem sido uma importante aliada para os negócios de qualquer segmento. Com bares, restaurantes, hamburguerias e cafeterias não é diferente.

Se os clientes passam a maior parte do tempo online, pesquisando sobre produtos e marcas, seu restaurante não pode desprezar esse fato!

A visibilidade online permite ampliar sua presença no meio digital, ou seja, expor sua marca para atrair novos clientes. No mais, também amplia o alcance da sua comunicação.

E no caso das reservas online a lógica é a mesma. Encurtar distâncias, permitir uma rápida comunicação e facilitar o acesso ao seu estabelecimento.

Quem não gosta de novidades? Especialmente quando estas vêm recheada de benefícios. Quando seu restaurante torna disponível o serviço de reservas online, as chances de conquistar e fidelizar outros clientes é ainda maior.

Ao implementar essa novidade, seu volume de clientes aumentará à medida que as reservas forem sendo conhecidas e compartilhadas entre os amigos.

2 – Maior comodidade aos clientes

Proporcionar experiências únicas aos clientes é uma missão que vai além de um cardápio saboroso. E é justamente este o objetivo das reservas online: eliminar possíveis obstáculos que existiam quando um cliente entrava em contato para agendar seu almoço ou jantar.

Para o consumidor, é ótimo saber que, ao agendar sua reserva pela internet, não precisará mais descobrir o horário de atendimento do restaurante e nem lidar com ligações ocupadas.

Ao contrário disso, com poucos cliques já poderá escolher uma mesa com mais liberdade. Seja para uma reunião de negócios de última hora ou para uma data comemorativa.

O agendamento prévio também reduz aquela famosa insatisfação com filas de espera. Ter que aguardar uma mesa desocupar para ser atendido é um dos motivos que faz com que um cliente busque outro local. Acredite: a experiência que o seu restaurante oferece também deve focar nisso.

3 – Diferencial em relação à concorrência

Trabalhar com reservas de mesas e reservas online pode fazer com que seu negócio saia a frente da concorrência. E isso, em diversos aspectos.

Saber da demanda antecipada pode ajudar no planejamento dos custos e receitas do restaurante. Além disso, os clientes podem se sentir mais satisfeitos. Sem dúvidas, reservar uma mesa pelo celular é mais cômodo do que fazer uma ligação e aguardar atendimento.

Aumente sua taxa de ocupação mesmo em dias da semana. Aprenda a organizar e controlar sua demanda. Faça com que seus clientes tenham a certeza de que fizeram a melhor escolha, indo ao seu restaurante.

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena trabalhar com reservas no restaurante, aproveite para conferir essas 5 dicas comprovadas.

4 – Mais tempo para os colaboradores

Atender ao telefone para reservar uma mesa é uma atividade que demanda tempo. Fazer o gerenciamento das reservas também (mesmo utilizando sistemas específicos para isso). Já pensou ter que ter alguém da sua equipe dedicado só a isso?

Além de ser um custo desnecessário, pense que você poderia utilizar este recurso em outra atividade. Com a casa cheia, por exemplo, é preciso se preocupar prioritariamente com o nível de atendimento.

Desde quando o cliente estaciona o carro e coloca o pé dentro do seu estabelecimento, espera ser bem recebido e atendido. E mais, com as redes sociais, atualmente, a avaliação sobre o seu restaurante, localização, cardápio começam bem antes.

Por isso é interessante lembrar que, com a ajuda das reservas online, o tempo dos seus colaboradores também será otimizado e melhor distribuído.

5 – Menor desperdício e maior previsibilidade

Sabendo o número de pessoas que vai frequentar seu restaurante em determinada data, fica mais fácil que você consiga calcular o número de insumos que se farão necessários com base no seu cardápio e forma de atendimento.

Por isso, trabalhar com reservas online permite que você tenha previsibilidade sobre o seu negócio e consiga acertar nas compras e nas contratações. O que faz com que, automaticamente, seu número de alimentos desperdiçados diminua e os custos com staff também.

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A Planne possui uma solução especializada para restaurantes que permite que você automatize as vendas de suas reservas através de soluções de pré-pagamento parcial convertido em consumação ou de forma de pagamento antecipada e garanta mais previsibilidade para o seu negócio.

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