Como fazer um roteiro turístico e escalar suas vendas online?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
08/09/2023
Capa do blog

O faturamento do turismo no Brasil, em 2022, foi de R$ 208 bilhões, 28% maior do que em 2021, segundo o Ministério do Turismo, o que indica que o crescimento do setor está a todo vapor. Logo, se você quer aprender como fazer um roteiro de turismo para criar um negócio escalável, esse é um bom momento.

Criar um modelo de roteiro de viagem contribui para a organização ideal dos dias de passeio e vai te ajudar a conquistar clientes que buscam por segurança e facilidade.

Neste guia, compartilhamos um passo a passo de como fazer um guia turístico usando um motor de reservas online para transformar a viagem dos sonhos dos seus clientes em realidade.

Boa leitura!

O que é um roteiro de turismo?

O roteiro de turismo é um documento detalhado que organiza as atividades e os locais que serão visitados durante uma viagem. O material funciona como um guia, que pode ser dividido por dia, sugerindo opções do que fazer, aonde ir e locais para ficar, além de compartilhar outras informações relevantes.

Geralmente, o roteiro de viagem é feito por um profissional de turismo e deve conter o maior volume possível de informações que auxiliem os viajantes a aproveitar seus dias de folga.

Exemplo de roteiro de viagem

Um bom exemplo de roteiro de viagem inclui dados como:

  • duração da viagem, com data de início e fim;
  • itinerário, com a organização sequencial dos locais a serem visitados, atividades planejadas e eventos agendados;
  • apresentação de informações sobre a região que será visitada e seus pontos turísticos, como museus, monumentos, parques e outros destinos relevantes;
  • horários sugeridos para cada atividade, contribuindo para o viajante organizar seu dia de forma eficiente;
  • instruções sobre transportes e locomoção, como metrô, ônibus, táxi e mais. É interessante que você inclua sugestões, por exemplo, indicando se a melhor opção para a realização de um deslocamento é alugando um carro ou comprando uma passagem de ônibus;
  • sugestão ou reserva de acomodações, com a indicação de melhores regiões para uma hospedagem confortável, além de sugestões de hotéis e pousadas. Caso você tenha feito a reserva para um cliente, inclua informações de contato que o ajudem em caso de problemas e dificuldades;
  • dicas sobre costumes locais que precisam ser respeitados;
  • cuidados gerais que o turista precisa ter;
  • dicas do que incluir na mala, por exemplo, se o viajante for para um local que neva, indique o melhor tipo de sapato e casaco;
  • contatos de emergência, como seguro saúde, embaixadas, consulados e outras fontes de assistência;
  • atividades adicionais que os viajantes podem realizar, caso tenham tempo extra.

Entendeu o que é um roteiro de turismo? Então, seguimos para a próxima etapa: descobrir como fazer um guia turístico completo funcional. Continue lendo e solucione suas dúvidas!

Leia também: Pontos de conversão - explore os canais disponíveis e aumente suas vendas online

Como se faz um roteiro turístico?

O passo a passo de como se faz um roteiro de turismo é:

1. defina o destino; 2. faça uma pesquisa; 3. estabeleça a duração; 4. liste os principais locais a serem visitados; 5. defina o transporte e faça as reservas; 6. detalhe as atividades diárias; 7. reserve a hospedagem; 8. compre ingressos; 9. faça reservas; 10. deixe espaço livre; 11. faça ajustes.

Defina o destino

Sem ter um destino em mente, fica difícil começar a planejar uma viagem. Embora pareça óbvia, essa dica é necessária, especialmente para roteiros que incluem mais de uma cidade ou região.

Por exemplo, se você deseja montar um guia para uma viagem pela Europa, é vital definir quais países serão visitados.

Viu como a dica não é tão básica assim? É essencial ter uma visão geral do que precisa constar no roteiro.

Faça uma pesquisa

Antes de bater o martelo nos locais que você deseja visitar, faça uma pesquisa sobre a região. A partir disso, defina o que entra ou não no roteiro.

Isso vai te ajudar a compreender o estilo de viagem, por exemplo, se ela será mais aventureira, histórica, econômica ou de alto padrão.

Estabeleça a duração

Especialmente em situações que envolvem a visita a mais de uma cidade, mas não limitado a isso, a definição da duração da viagem é crucial para o escopo.

Isso vai te ajudar a distribuir as atividades que serão feitas ao longo dos dias.

Lembre-se, sempre, de deixar períodos vagos sem nenhuma atividade agendada, para que a experiência no local seja mais natural.

Liste os principais locais a serem visitados

Se o roteiro inclui Paris, uma visita à torre Eiffel é obrigatória, não é mesmo?

Seguindo esse exemplo, comece listando as atrações que são imperdíveis e aquelas que podem ou não entrar no roteiro.

Cada viagem é única e nem sempre o que agrada uma pessoa vai agradar a todas.

Voltando ao exemplo de Paris, passar 4 horas em um museu pode ser pouco para algumas pessoas e uma eternidade para outras. Não há certo ou errado. Busque entender o que é importante para quem viaja e, então, organizar os dias.

Se o viajante não tem interesse em arte (nem quer ver a Monalisa), não faz sentido incluir uma visita pelo interior do Louvre. Além de perder dinheiro, será uma enorme perda de tempo!

A personalização é um dos melhores caminhos para transformar um cliente em promotor da sua agência e, claro, essa é uma das vantagens de aprender como fazer um roteiro turístico.

Defina o transporte e faça as reservas

Como a viagem acontecerá? Com avião, ônibus, carro e motorista particular?

Decida como serão os deslocamentos e faça as reservas online. Aproveite toda a facilidade que a internet oferece.

Se houver deslocamentos entre cidades e for possível fazer a compra das passagens de ônibus, trem ou avião com antecedência, faça isso também.

Reserve a hospedagem

Depois do transporte resolvido, é hora de fazer as reservas nas hospedagens. Mais uma vez, a dica é aproveitar os sistemas de reserva online e deixar tudo organizado antes de colocar o pé na estrada.

Algumas ferramentas te ajudam a fazer isso, como o Booking e o Airbnb.

Detalhe as atividades diárias

Para cada dia da viagem, detalhe as atividades planejadas, os locais a serem visitados e o tempo a ser gasto em cada lugar.

Compre ingressos

A mesma dica que demos para a reserva de transporte e hospedagem, reiteramos aqui: compre os vouchers para visitar os pontos turísticos com antecedência, usando as ferramentas online disponíveis por grande parte dessas atrações.

Afinal, atrações mais concorridas tendem a ter um limite de visitantes diários e a compra do ingresso antecipado é a única garantia de ter acesso a esses locais.

Faça reservas

As reservas de day use, restaurantes temáticos e parques também tendem a deixar a viagem bem organizada.

Com isso, é possível viver a experiência da gastronomia ou um dia de diversão como esperado.

Caso o restaurante ou experiência que você deseja incluir no roteiro não tenha um motor de reservas online, entre em contato e sugira a inclusão desse tipo de facilidade.

Deixe espaço livre

Estabeleça horários para atividades específicas, mas também inclua períodos livres para que o cliente possa relaxar e explorar o local de forma espontânea.

Faça ajustes

Revisite o roteiro para garantir que todas as informações estejam precisas e atualizadas. Ao final, faça ajustes, conforme necessário.

Por que fazer um roteiro de viagem?

Fazer um roteiro de viagens é primordial para:

- organizar a viagem e aproveitá-la ao máximo; - maximizar o tempo, garantindo a visita às atrações mais importantes; - reservar acomodações com bons preços; - garantir ingressos para as principais atrações; - conseguir reservas em restaurantes populares; - prever os custos da viagem.

Independentemente se você está fazendo um roteiro para a própria viagem ou se está organizando o guia para um cliente, o documento é essencial para tornar esse momento mais especial - e menos estressante.

Porque, sim, viagens mal planejadas podem criar memórias ruins e deixar os dias tensos, em vez de leves e deliciosos.

Para evitar tudo isso, a melhor opção é aprender como fazer um roteiro turístico.

Se você trabalha com turismo ou deseja ingressar nessa carreira, ao aprender como fazer um roteiro turístico, lembre-se que o guia é um documento que será usado por seus clientes durante todo o tempo da viagem. Logo, ele precisa ser o mais completo possível.

Além disso, é fundamental que seja fácil encontrar as informações, por isso, não basta encher o material de informações. É importante organizá-las.

Dessa forma, você realmente ajuda seus clientes a aproveitar ao máximo a viagem e a explorar o destino de maneira organizada e informada.

O resultado é a possibilidade de posicionar sua marca perante os clientes e fidelizá-los.

Como fazer um guia turístico eficiente e escalável?

Agora que você tem em mãos um passo a passo de como fazer um roteiro turístico, é hora de colocar a mão na massa.

Aproveite a tecnologia para apresentar seus serviços, mas também para tornar o processo de reservas mais eficiente e ágil.

Para tal, conte com o sistema de motor de reservas da Planne, possibilitando que o cliente procure os serviços receptivos da sua agência de forma totalmente independente em um canal de vendas sem intermediários e disponível 24 horas por dia!

Com essa tecnologia, é possível oferecer aos seus clientes reservas para:

  • day use em spa;
  • day use das áreas de lazer do hotel ou resort;
  • restaurantes temáticos;
  • parques temáticos;
  • museus.

Entenda como funciona a plataforma de e-commerce para agências de turismo e escale os seus resultados.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo