Veja tendências em exposição imersivas para museus em 2024

Autor do artigo
por Gregório Nardini
15/02/2024
Capa do blog

As tecnologias expostas em museus estão passando por uma transformação emocionante, impulsionada pela inclusão e a busca de vivências mais envolventes. Pensando nisso, vamos te mostrar as principais tendências em exposições imersivas para museus em 2024, para que você fique por dentro do que há de mais novo nessa área.

Uma exposição imersiva mergulha o visitante em um ambiente envolvente, estimulando os sentidos e criando uma conexão emocional com o conteúdo apresentado. Elas vão muito além das exibições estáticas tradicionais, permitindo que os espectadores se tornem participantes ativos e interajam com o ambiente ao seu redor.

A integração com a tecnologia tem um papel-chave nestas situações imersivas. Desde projeções e realidade virtual até dispositivos de realidade aumentada e interações táteis, a inovação está sendo usada para criar experiências sensoriais e narrativas envolventes.

Neste artigo, vamos te mostrar, em detalhes, as últimas tendências em exposições imersivas para museus em 2024. Prepare-se para mergulhar em um mundo de descobertas e vivências únicas nos museus do futuro.

O que é uma exposição imersiva?

A exposição imersiva é aquela que usa a tecnologia para criar um ambiente que envolve os sentidos, as emoções e a cognição dos visitantes, fazendo com que eles se sintam imersos na narrativa, no tema ou no contexto da exposição.

Esse tipo de exposição pode usar recursos como projeções, hologramas, realidade virtual, realidade aumentada, som, luz, movimento e muitos outros para criar efeitos que estimulem a percepção e a imaginação dos visitantes.

Ela promove a interação e a participação dos visitantes, fazendo com que sejam agentes ativos e criativos de suas próprias experiências, ainda estimulando o engajamento e a aprendizagem.

Por que as exposições imersivas estão ganhando notoriedade?

As exposições imersivas estão ganhando notoriedade atualmente porque elas respondem a uma demanda crescente dos visitantes por vivências mais significativas, personalizadas e participativas nos museus.

Isso acontece porque os visitantes não querem mais ser apenas espectadores passivos, mas sim protagonistas das próprias experiências. Eles querem interagir, explorar, aprender, se divertir e se emocionar com as exposições.

Outro ponto interessante é que as exposições imersivas representam uma forma de inovação e renovação dos museus, que precisam se adaptar às mudanças sociais, culturais e tecnológicas da sociedade, sobretudo em termos de acessibilidade.

Essa é uma forma das marcas se diferenciarem da concorrência e se posicionarem como espaços de referência e excelência no setor cultural.

Tecnologia em exposições de museus

A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada em exposições de museus, com o objetivo de criar experiências mais envolventes e interativas para os visitantes.

Algumas das tecnologias mais usadas nas exposições imersivas são:

1. Projeções

As projeções são uma forma popular de tecnologia utilizada em exposições de museus. Por meio de telas ou paredes, as imagens podem ser projetadas para criar ambientes imersivos e envolventes.

Elas podem trazer pinturas à vida, recriar cenas históricas e transformar espaços em vivências sensoriais únicas.

Com o uso de mapeamento de projeção, é possível criar ilusões de ótica e efeitos visuais impressionantes.

2. Hologramas

Os hologramas também são uma tecnologia fascinante que ganha destaque em exposições de museus. Eles permitem a criação de imagens tridimensionais flutuantes, que podem interagir com os visitantes.

Com o uso de projeção a laser e espelhos, os hologramas podem dar vida a objetos históricos e figuras importantes.

Essa tecnologia proporciona uma experiência única, permitindo que o público interaja com o passado de uma maneira totalmente nova.

3. Realidade virtual

Já a realidade virtual transporta os visitantes para um mundo virtual, onde podem explorar ambientes e objetos de forma imersiva.

Com o uso de óculos ou capacetes especiais, os visitantes podem mergulhar em exposições interativas e vivenciar coisas que não seriam possíveis de outra forma.

A realidade virtual permite ainda a criação de narrativas envolventes e a exploração de locais históricos de uma maneira totalmente nova.

4. Realidade aumentada

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que combina elementos virtuais com o mundo real, para oferecer uma vivência interativa e imersiva. Em um contexto de exposições interativas, a Realidade Aumentada permite que os visitantes tenham um momento enriquecedor ao explorar diferentes temas.

Ao utilizar dispositivos mobile, os participantes podem visualizar objetos virtuais sobrepostos ao ambiente real, como gráficos, animações ou informações adicionais. Isso cria uma experiência sensorial diferente, permitindo que os visitantes interajam com as exposições de maneira mais envolvente.

A realidade aumentada também pode ser utilizada para fornecer informações adicionais sobre obras de arte, objetos históricos ou exibições científicas, enriquecendo a compreensão dos visitantes e estimulando a curiosidade.

Bônus: outras tecnologias para museus

Que tal facilitar as visitas ao museu com uma plataforma online para viabilizar as reservas, que também faz a gestão das tarifas conforme os dias e horários estipulados? Conheça os recursos da Planne e aproveite todo o potencial da tecnologia no museu!

Leia também: Como montar uma estratégia de marketing para driblar a baixa temporada?

Qual o futuro das exposições interativas?

O futuro das exposições interativas está ligado ao desenvolvimento e à aplicação de novas tecnologias, que permitam criar interações mais naturais, intuitivas e personalizadas, adaptando-se às preferências e necessidades dos visitantes.

Algumas das tendências e das tecnologias emergentes no campo das exposições interativas são:

  • inteligência artificial;
  • internet das coisas;
  • realidade mista;
  • gamificação.

Essas tendências vão transformar o futuro das comunicações interativas, oferecendo interações imersivas e enriquecedoras, nas quais os visitantes poderão explorar e aprender de forma personalizada.

Exemplos de exposições imersivas de sucesso

As exposições imersivas estão se tornando cada vez mais populares e inovadoras. E há muitas delas que prometem surpreender e encantar os visitantes em 2024.

Algumas das exposições mais aguardadas são:

1. Van Gogh Alive

Essa é uma exposição que usa projeções em grande escala, som surround e aromas para criar uma experiência sensorial e emocional com as obras do famoso pintor holandês.

Ela permite que os visitantes entrem nas paisagens, nos retratos e nas naturezas-mortas de Van Gogh, sentindo as cores, as formas, os sons e os cheiros que inspiraram o artista. A exposição já passou por mais de 50 cidades ao redor do mundo e pode ser vista em São Paulo.

2. Leonardo da Vinci Experience

Já a Leonardo da Vinci Experience usa realidade virtual, hologramas e interatividade para criar uma vivência educativa e divertida com as obras do gênio renascentista.

A exposição propicia que os visitantes conheçam a vida, a obra e os inventos de Leonardo da Vinci, interagindo com pinturas, esculturas, máquinas e códigos.

Essa exibição já passou por vários países da Europa e, também, pelo Brasil.

3. Star Wars Identities

A Star Wars Identities é uma exposição que usa realidade mista, gamificação e personalização para criar uma experiência imersiva e interativa com o universo da saga de ficção científica.

Ela permite que os visitantes criem o próprio personagem de Star Wars, escolhendo entre diferentes opções de espécie, planeta, profissão etc., de modo que possam vivenciar uma aventura personalizada, baseada nas suas escolhas e características.

Tecnologias emergentes para exposições que você pode utilizar

Com o avanço das tecnologias emergentes, novas oportunidades surgem para tornar essas vivências ainda mais impactantes e interativas. Logo adiante, vamos te mostrar algumas das principais tecnologias que você pode utilizar em suas exposições.

Internet das Coisas (IoT)

A IoT conecta objetos físicos à internet, possibilitando que eles troquem informações entre si.

Essa tecnologia pode ser utilizada em exposições para criar interações inteligentes, como sensores que respondem aos movimentos dos visitantes ou dispositivos que fornecem informações em tempo real sobre as peças expostas.

Impressão 3D

A impressão 3D permite criar objetos físicos a partir de modelos digitais.

Essa tecnologia pode ser utilizada em exposições para criar réplicas de peças raras ou delicadas, propiciando que os visitantes as explorem de forma tátil e interativa.

Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial pode ser utilizada em exposições para criar guias virtuais que interagem com os visitantes, respondendo perguntas e fornecendo informações personalizadas.

Por falar nisso, a IA pode ser utilizada para analisar dados e obter insights sobre o comportamento do público.

Com essas tecnologias emergentes, as exposições podem se tornar experiências imersivas e interativas, oferecendo ao público uma forma única de aprender e se envolver com o conteúdo apresentado.

Conheça a Planne e entre de vez no mundo das exposições imersivas

As exposições imersivas são uma tendência que veio para ficar nos museus, pois oferecem vivências mais significativas aos visitantes, fazendo com que se sintam imersos na narrativa, no tema ou no contexto da exposição.

Se você quer fazer parte desse mundo tecnológico, conheça a Planne, uma plataforma flexível, pronta para se adaptar ao seu modelo de negócio e aos processos operacionais.

Nós acreditamos que a tecnologia é um meio, não um fim. Portanto, nossas soluções aplicam o que há de mais moderno em funcionalidades que, de fato, resolvem problemas, automatizam tarefas e geram valor real.

Solicite uma demonstração gratuita e descubra como a Planne pode te ajudar a criar exposições imersivas incríveis.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo