O que é um e-commerce?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
23/11/2021
Capa do blog

É comum que muita gente pense que loja virtual e e-commerce são a mesma coisa, na verdade, um está integrado no outro, mas um e-commerce é algo muito mais completo e robusto.

Para que você entenda de forma correta o que é um e-commerce, é essencial que fique claro também a diferença entre ele e uma loja virtual.

Por envolver vários processos (aos quais falaremos mais no decorrer desse texto) o e-commerce não se restringe apenas ao seu site hospedado, isso, na verdade, é o que chamamos de loja virtual.

Assim, a loja virtual é uma parte dentro do próprio e-commerce, mas não pode ser chamada de “e-commerce” no sentido literal da palavra.

Diferente do que algumas pessoas pensam, entende-se que a loja virtual é o único canal de vendas que um e-commerce possui, sendo as redes sociais, e-mail marketing e outros apenas meios de divulgação, que têm o objetivo de levar o usuário à loja.

Segundo a Rock Content, “um e-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se aos negócios que estruturam seu processo de compra e venda na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.

Dessa forma, fica fácil entender que o conceito de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela sua estrutura de funcionamento — altamente relacionada ao digital.

Quando afirmamos isso, vale a pena destacar que o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente.”

De forma geral, um e-commerce é um site que proporciona que os seus clientes comprem seus produtos sem levantarem de suas cadeiras, camas e sofás. Ele proporciona total conforto e comodidade ao seu cliente e também um atendimento totalmente “self-service”. Em muitos dos casos o cliente compra e recebe seu produto, sem nunca ter tido nenhum contato físico ou por telefone com você.

Além disso, uma loja virtual pode funcionar em muitos cenários, ela pode ser acessada em um escritório através de um computador, na beira da praia em uma tela de um iPad ou durante uma viagem, na tela do seu celular.

Posso ter uma loja virtual dentro do meu e-commerce?

Sim, quando você lança produtos aos quais permitirá que o público compre dentro do seu e-commerce, está montando sua loja virtual. Assim, pessoas poderão chegar até você, realizar compras e receber seus pedidos sem sair do conforto de sua própria casa.

Na verdade, em muitas plataformas de loja virtual, você não precisa nem ter um CNPJ, em muitos dos casos um cpf e um nome completo que sejam reais já são o suficiente para que você faça um cadastro em uma plataforma de construção de sites.

As melhores opções, caso você esteja buscando vender um produto, são as que são encontradas geralmente no Google, como:

  • Nuvemshop: a plataforma que se autodenomina “o maior ecossistema da América Latina” oferece uma ampla rede de soluções e serviços para lojas online, permitindo que você atinja, com tecnologia de ponta, os resultados para o seu negócio.
  • Tray: uma loja virtual com a melhor integração em marketplaces é o que você está buscando? A Tray é o caminho certo! Com os melhores recursos disponíveis e sempre em busca de atualizações, a Tray traz no seu valor o desejo de ajudar milhares de pequenos empreendedores em todo o Brasil!
  • Shopify: abrir uma loja virtual, independente do seu nicho, é a proposta da Shopify. O legal dessa plataforma é que você pode usar ela para vender produtos onde e para quem você quiser: pessoalmente, com o Ponto de venda, e virtualmente, com o seu site, redes sociais e em marketplaces online.
  • Woocommerce:O WooCommerce é um plugin para WordPress que tem o poder de transformar o seu site em uma plataforma extremamente poderosa. O interessante é que tanto o WordPress e o plugin WooCommerce são gratuitos para uso pessoal e comercial, então você pode instalar e começar a usá-los imediatamente.

Agora, caso você esteja buscando uma plataforma mais robusta e o seu negócio não é vender produtos e sim ingressos, reservas, tickets, serviços ou serviços agendados, a Planne é a solução completa para você!

A Planne é uma plataforma de e-commerce completa para serviços e turismo. Oferecendo uma solução completa para parques, museus, restaurantes e agências de turismo criarem a sua própria plataforma de ecommerce para venda de ingressos, vouchers e reservas. Para conhecer ela, basta clicar aqui.

A plataforma da Planne tem sido construída por uma equipe altamente experiente seguindo os mais altos padrões de segurança e utilizando as tecnologias mais modernas, permitindo que continue sendo líder de mercado ao longo dos anos, diferente de softwares feitos on demand com escopo e qualidade reduzidos.

Quando saber a hora certa de começar um e-commerce?

“Daqui há um ano, você irá desejar ter começado agora”. Essa é uma das frases mais clichês da internet e das redes sociais hoje em dia, mas ela é muito verdadeira quando se trata de ter o seu próprio e-commerce.

Isso porque o envolvimento do seu site com SEO, autoridade de domínio, conteúdo e, principalmente, com a resolução dos problemas apresentados por clientes, se aprimora a cada dia depois que você abre a sua própria loja na internet.

Você precisa entender que nunca estará 100% pronto, mas se você tem uma ideia, deve colocá-la em prática o quanto antes. Porque é praticamente impossível que em um mundo com 7 bilhões de pessoas, ninguém, em momento algum, tenha a mesma ideia que você.

A maioria das plataformas citadas neste artigo são plataformas que permitem que você monte o seu próprio negócio online com a sua cara e, muitas delas, tem até mesmo tutoriais que ensinam você como usar cada funcionalidade e lançar seus produtos e serviços.

A Planne também permite toda essa facilidade e uma interface que faz com que você dê a sua “assinatura” para um negócio online totalmente personalizado e, que, dificilmente você verá pessoas usando o mesmo “tema” na internet.

Portanto, comece agora! Se restar alguma dúvida, nossa equipe de suporte da Planne está 100% disponível para auxiliar você.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic
Ir ao topo