3 sistemas de venda de ingressos online: qual escolher? Manual

Autor do artigo
por Thaís Serrano
21/07/2022
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O uso do sistema de venda de ingressos online ajuda sua empresa a atender às demandas atuais dos consumidores que, cada vez mais, usam os canais digitais para efetuar suas compras.

Segundo o levantamento da NielsenIQEbit, em 2022, houve alta de 24% no número de consumidores em e-commerce no país, na comparação com o ano anterior. Isso indica uma movimentação crescente em direção à aquisição de produtos e serviços via canais digitais.

Nessa linha, investir em um sistema de venda de ingresso online tende a ser uma excelente alternativa para seu negócio. Além de melhorar a experiência de compra, você aumenta a previsibilidade de faturamento, lotação e, claro, amplia o campo de ação da empresa.

Se você gerencia um parque temático ou museu, por exemplo, o sistema de reservas online de ingresso contribui para seu negócio ganhar mais espaço no circuito turístico. Nesse caso, até um cliente de fora da cidade pode adquirir o ingresso para aproveitar as atrações.

Para as companhias que controlam acessos de entrada via venda antecipada de ingressos, o uso de sistemas tecnológicos permite uma integração mais assertiva, tornando a operação muito mais simples e fácil.

Nesse universo, há muitos sistemas ofertados no mercado, mas nem todos propiciam uma experiência inteligente de ponta a ponta, tanto para os gestores quanto para os clientes finais.

Quer saber como vender ingressos online e qual sistema utilizar? Continue a leitura para descobrir.

Como vender seu ingresso online? 3 opções + prós e contras

Existem diferentes formas de vender seu ingresso online, incluindo: tiqueteiras, bilheterias e e-commerce. Cada uma delas tem um objetivo específico, sendo a primeira para validar o ticket, a segunda focada em emitir o ingresso e a terceira é a maneira mais completa e integrada de vender, emitir e validar.

Entenda mais sobre cada opção de sistema de ingresso online, a seguir.

Tiqueteiras

Alguns sistemas são voltados para a validação do acesso, como as tiqueteiras.

Esse tipo de sistema visa ler e mapear os tickets vendidos por meio de códigos de barras ou QR Codes.

Seu intuito é validar o ingresso, liberando o acesso do cliente, ao mesmo tempo que invalida o mesmo ingresso para um novo uso.

Prós das tiqueteiras

São ótimas formas de vender entradas extras e controlar o acesso, sobretudo para grandes eventos que têm por característica o acontecimento de maneira esporádica. Além disso, a implementação é fácil e a conferência dos ingressos pode ser feita com um celular ou tablet.

Contras das tiqueteiras

Normalmente, mas nem sempre, elas se limitam ao controle de acessos em si, mas não ao processo de compra todo, forçando a empresa a integrar mais sistemas para a visualização completa.

Outro ponto a considerar é a cobrança de altas comissões pelo uso da ferramenta, além da falta de interação direta com o cliente, tornando o processo impessoal e sem a possibilidade de mapear os hábitos dos consumidores para futuras interações.

Leia também: Pontos de conversão: explore os canais disponíveis e aumente suas vendas online

Bilheterias online

Há também os sistemas de venda de ingressos que funcionam como bilheterias online, como os softwares de emissão de bilhetes.

No caso, o objetivo da ferramenta é gerenciar e automatizar os ingressos, além de integrar diversos pontos de venda (PDV), como quiosques físicos localizados em endereços distintos.

A opção traz uma visão unificada que pode ocorrer simultaneamente em locais diferentes, o que é importante, especialmente, quando é necessária a marcação de assentos.

Prós das bilheterias online

Possibilitam a visualização unificada de transações realizadas em diversas pontas, em que muitas pessoas utilizam o mesmo sistema para “bloquear” o assento.

Neste caso, a indisponibilidade do assento em questão é imediata, impedindo que duas compras marquem a mesma cadeira.

Contras das bilheterias online

Apesar de cumprir seu papel, assim como as tiqueteiras, as bilheterias oferecem o sistema de venda, mas não estão necessariamente atreladas a um site para divulgar o serviço que está sendo ofertado.

E-commerces

Já as plataformas de venda de ingressos online com a experiência de um e-commerce propiciam o melhor custo-benefício.

Tais sistemas, como a solução da Planne, são e-commerces que permitem ao próprio cliente realizar sua compra de forma totalmente autônoma e independente, colocando-o como protagonista do processo.

Prós dos e-commerces de experiências

Os sistemas de venda de ingressos online no modelo de e-commerce são ideais para as empresas que desejam ampliar as transações de modo prático e inteligente.

Além de ter um menor custo em relação às taxas de intermediação, pode-se trabalhar o branding e posicionamento de marca, já que a solução contempla um site – o e-commerce em si – que viabiliza:

  • apresentar sua empresa;
  • divulgar seus produtos e serviços;
  • incluir fotos e vídeos.

Tudo isso ajuda a levar mais credibilidade e confiança ao futuro cliente.

A propósito, o uso de plataformas de e-commerce com o sistema de venda de ingressos online propicia uma experiência completa e autônoma para o cliente, permitindo que ele realize a compra de forma independente. Isso inclui:

  • escolher o assento desejado (quando houver essa alternativa);
  • usar a ferramenta de pagamento online (optando por parcelamento, caso você disponibilize essa opção); receber o voucher ou ingresso por e-mail.

Ainda vale destacar que, usando um sistema de venda de ingresso online, você dispõe de um site responsivo para dispositivos mobile. Isso eleva a qualidade da experiência do consumidor, pois as transações mobile representam grande parte de todo o setor.

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, entre março de 2021 e março de 2022, houve um aumento de 10% no número de brasileiros com smartphone que já compraram ingressos de eventos por meio de apps, passando de 34% para 44%.

E, mesmo que você não tenha um aplicativo, o uso de um site que se adapta bem ao formato de acesso e compra por meio de dispositivos móveis corresponde a essa demanda.

Contras dos e-commerces de experiências

Ainda que seja a opção de melhor custo-benefício para alguns perfis de clientes, há recursos adicionais que podem ser implementados a fim de tornar a solução mais completa. Ao fazer isso, você atende todo o tipo de negócio que vende ingressos antecipadamente.

Vale lembrar que usar e-commerces que não foram desenvolvidos especialmente para empresas que vendem serviços pode oferecer uma experiência de compra de baixa qualidade.

Conheça a Planne, o melhor sistema de venda de ingressos online

A plataforma Planne é flexível, personalizável e white label, sendo que seu e-commerce é criado com templates amigáveis e conforme a identidade visual da sua marca, adotando cores, formas e logos para deixá-lo com a cara da sua empresa.

Além disso, a solução oferece uma série de recursos para apresentar o ingresso e outros produtos, de maneira clara e objetiva, incluindo:

  • descrição do produto ou serviço;
  • fotos;
  • vídeos;
  • integração de diversos meios de pagamento;
  • entre outros recursos.

Outro ponto-chave é o sistema de gestão interno, com um dashboard completo e intuitivo que reúne todos os dados das transações. Isso traz mais facilidade no gerenciamento das operações, inclusive cadastrando os mais variados tipos de ingressos, com base em:

  • disponibilidade;
  • tarifas;
  • regras de negócios;
  • serviços adicionais vinculados ao produto principal;
  • cupons promocionais;
  • links de pagamento;
  • entre outros.

Por isso, se você quer impulsionar a venda de ingressos online e oferecer uma experiência de compra eficiente, te convidamos a conhecer os recursos da Planne por meio da demonstração completa da plataforma.

Nossos especialistas vão te ensinar a criar uma plataforma de venda de ingressos fácil de usar e eficaz para o crescimento do seu negócio.

Clique no chat e converse com a gente! :)


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