Planne lança Produtos Não Listados

Autor do artigo
por José Martins
12/12/2022
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Agora, no painel da Planne, é possível configurar qualquer produto como um produto não listado, tornando ele acessível apenas por quem tiver o link direto e possibilitando diversas novas formas de uso do e-commerce. Neste artigo, vamos apresentar a funcionalidade, mostrar como configurar um produto não listado e ilustrar alguns casos de uso.

Veja abaixo como configurar regras exclusivas para clientes segmentados, testes A/B, tarifário diferenciado, aplicar descontos aos seus produtos usando essa nova funcionalidade e todo o motor de reservas e conversão que a Planne oferece!

O que são Produtos Não Listados?

De maneira direta, produtos não listados diferem de produtos listados apenas por não serem acessíveis a partir da homepage do e-commerce. Em todos os outros aspectos, eles funcionam da mesma forma que um produto listado: tem uma página própria com imagens e descrição, seguem regras de disponibilidade e agendamento, são adquiridos pelo mesmo processo de adição no carrinho e check out, e geram vouchers que podem ser validados no momento do consumo.

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A principal diferença é que a homepage não apresenta nenhum link para esse produto, e a página dele também não aparece nos mecanismos de busca, como o Google. Isso garante um nível maior de controle sobre quem tem acesso àquele produto, direcionando condições diferenciadas de compra somente para aqueles que se tem interesse.

Como configurar um Produto Não Listado?

A configuração de um produto não listado é bastante simples, mas requer alguma atenção para evitar comportamentos não previstos.

Primeiramente, é necessário criar o produto em questão, da mesma forma que um produto normal. Para isso, basta ir em Inventário>Produtos, clicar em Novo Produto, e configurar descrição, tarifas, imagens e adicionais. A partir desse momento, o produto está criado, mas só aparecerá no e-commerce quando o site for atualizado, e não faremos isso ainda.

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O segundo passo é configurar agendamentos e disponibilidades, no menu Operações. Configure, em Agendamento, quando esse produto ocorre e qual tarifário deve ser aplicado, e, em Disponibilidades, quais os limites operacionais que esse produto deve obedecer.

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Com o produto configurado, agendamentos e disponibilidades criadas, já podemos atualizar o site para que o produto vá para o ar. No menu Site, em Editar Conteúdo, existe uma seção chamada Produtos Não Listados. Aqui, basta adicionar um novo item e selecionar o produto que se deseja tornar oculto. Ao final, salve essa configuração, vá em Atualizações, no mesmo menu, e clique no botão Atualizar.

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E pronto! Já é possível vender o novo produto, enviando o link dele para os clientes. Para encontrar o link dos produtos não listados, basta acessar a página seu-domínio.com.br/produtosnaolistados.

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Como potencializar suas vendas com Produtos Não Listados?

Entendemos essa funcionalidade como um coringa, que pode se moldar para resolver diversas situações e regras de negócio específicas de cada operação. Também entendemos que Produtos Não Listados podem suprir demandas de personalização que se manifestam de outras formas, como a aplicação de descontos limitados, parcerias com vendedores intermediários e realização de testes e validações.

Abaixo listamos algumas das aplicações possíveis dessa feature. Como acreditamos que os usos não estão limitados a esses exemplos, sempre tenha ela como uma alternativa bem promissora para implementar uma regra de negócio mais complexa no ambiente da Planne.

Regras exclusivas para segmentos de clientes

Muitos negócios sentem a necessidade de aplicar regras diferentes para diferentes grupos de clientes, seja um desconto no valor das tarifas, a requisição de informações adicionais ou a possibilidade de compra em lotes maiores, tudo pode ser configurado com precisão e segurança em um produto não listado exclusivo para esses determinados grupos.

Tarifário diferenciado

Em certas situações, a forma de vender um produto pode mudar dependendo de quem está comprando ele. Com produtos não listados, é possível configurar um grupo de tarifas único para ser exibido apenas para quem faz sentido, como, por exemplo, a configuração de um produto especial para excursões escolares, com tarifas de aluno, professor e pais, diferentemente das tarifas de adulto e criança praticadas normalmente, ou, ainda, renomear as tarifas vendidas para “Passaporte Adulto [Parceiro Comercial]”, por exemplo, indicando que aquele consumidor comprou de determinado produto não listado.

Aplicar descontos de maneira automática

Acreditamos que produtos não listados são uma alternativa em muitos casos até superior ao uso de cupons de desconto, e muitas demandas de melhoria na funcionalidade de cupons já podem ser configuradas em produtos não listados. Para isso, basta configurar um tarifário com o desconto já aplicado nas tarifas e usar o campo de “Preço anterior” para deixar o desconto evidente.

Realizar testes de conteúdo, preço, modo de venda e muito mais!

Todas essas mudanças sugeridas acima, assim como várias outras, podem ser testadas com muito mais facilidade e controle com o uso de produtos não listados. Para isso, basta criar versões diferentes de um mesmo produto, todas elas não listadas, divulgar ambas as versões igualmente, para bases de clientes distintas, mensurar os resultados e então concluir qual modificação traz mais resultados e propagá-la para os produtos listados no site. Assim, um estabelecimento consegue otimizar o motor comercial e extrair o máximo de valor do e-commerce e da sua base de clientes.


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