Digitalizar sua empresa é um bom negócio?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
15/09/2022
Capa do blog

Pensando em montar seu e-commerce? Se a resposta for positiva, ficamos felizes em falar que você está no lugar certo.

Mas já começamos dizendo que está deixando dinheiro na mesa caso ainda não tenha um. Antes de ficar preocupado, saiba que esse artigo tem a finalidade de ajudar.

É inegável que a pandemia acelerou a digitalização de muitas empresas, muitas delas deixaram de fechar suas portas graças à internet. Além disso, muitas empresas faturaram muito mais durante esse período, ou seja, existem possibilidades não exploradas ainda e você precisa conhecê-las.

Não importa se você tem um negócio físico, o que importa é que, aliado a sua loja, você precisa também ter um e-commerce.

Uma coisa complementa a outra e amplia seu faturamento e crescimento.

Provavelmente estamos vivendo uma nova revolução, pautada em toda tecnologia e inteligência artificial que vem surgindo nos últimos anos. São poucas as pessoas sem acesso a, pelo menos, um aparelho celular e internet.

Num mundo onde todos estão conectados, seu e-commerce precisa estar presente.

Por que digitalizar meu negócio?

Pare por um momento para prestar atenção em seus próprios hábitos. Quando você estiver em algum local público, analise quantas pessoas estão mexendo em seus celulares e notebooks.

Qual foi a última vez que você mesmo realizou uma compra pela internet? Até já sabemos o que está pensando!

Digitalizar seu negócio é se adequar às necessidades básicas atuais. Os próprios clientes possuem expectativas em relação ao posicionamento da sua marca no digital. Todos buscam segurança, comodidade e eficiência na hora de comprar, sem precisar sair de casa e a qualquer hora do dia.

Aqui entra seu e-commerce. Sua empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana disponível para seu cliente, na hora que ele precisar.

Porém, apesar de esta ser uma mudança imprescindível, ela não deve ser realizada de qualquer jeito. Seu e-commerce exigirá novas habilidades e uma mudança de postura.

Ademais, além dos benefícios diretamente ligados aos seus clientes e consumidores, entenda alguns dos benefícios para sua empresa:

  • Maior controle dos resultados a qualquer momento e de qualquer lugar;
  • Tomadas de decisões mais assertivas, baseadas em dados;
  • Identificação de pontos negativos e positivos;
  • Diminuição de custos;
  • Aumento do faturamento, já que seu e-commerce alcançará pessoas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo;
  • Visualização em tempo real dos processos, do estoque, do faturamento, dos pedidos e dados em geral sobre as vendas e controles interno;
  • Inovação nos processos e na gestão.

E-commerce: quais são os primeiros passos?

Toda atualização e novas implementações dentro de uma empresa precisam ser vistas como um passo importante e, deve-se entender como esse processo tem que acontecer.

Basicamente, é planejar os primeiros passos para que essa mudança aconteça de forma positiva e seja, de fato, implementada.

O primeiro grande e talvez o mais importante passo você já deu: entender que seu e-commerce precisa existir. Depois que você tiver consciência disso, você precisa estabelecer quem o auxiliará com isso e como você colocará seu e-commerce no ar.

Entenda algumas das etapas importantes a serem seguidas:

Quem será a pessoa responsável por essa nova gestão

Implementar um novo modelo de negócio exige tempo e organização, além de um compromisso bem estabelecido e a constância necessária.

Por isso, escolha dentro da sua empresa ou contrate alguém que ficará responsável por gerir a parte online do negócio.

Entenda onde você precisa estar e quem são os profissionais envolvidos

Qual tipo de produto ou serviço você vende? Quem é seu público-alvo? Quais são os canais de venda onde você precisa estar? Para ajudar nessas questões, conte com a expertise de pessoas ou empresas que atuam no meio digital.

Se for necessário, contrate consultorias para entender por onde você deve começar.

Nem toda rede social ou modelo de negócio digital servirá para seu tipo de negócio, e compreender isso é um fator imprescindível para o sucesso dessa nova etapa.

Entenda a necessidade do seu cliente

Se você quer colocar seu e-commerce no ar, entender quais são os desejos e necessidades dos seus clientes é muito importante.

Você pode realizar uma pesquisa com eles para compreender quais fatores estão envolvidos e, dessa forma, desenvolver um site mais assertivo e eficiente.

Transformação digital: há espaço para meu e-commerce?

O mercado pode até parecer saturado, mas a verdade é que poucas empresas utilizam dos benefícios do mundo online, e boa parte das que estão presentes não estão o fazendo da forma correta.

O que abre um grande espaço para você se posicionar e vender muito mais.

Muitos ainda acreditam que a digitalização só serve para grandes empresas ou instituições. Mas a questão é que o benefício está disponível e o utiliza quem quiser.

Só que quanto antes você chegar, antes vai se estabelecer, vai compreender o funcionamento por completo e estará na frente dos seus concorrentes.

Há uma icônica frase de Bill Gates: “Em alguns anos, vão existir dois tipos de empresas: as que estão na internet e aquelas que estão fora dos negócios”.

Escolha qual das duas você vai querer fazer parte. Mas como empreendedores sabemos bem qual sua escolha. Portanto, procure plataformas e softwares que sejam capazes de atender as necessidades do seu e-commerce.

A plataforma ideal é aquela que se adequa às suas necessidades.

Conclusão

A transformação digital é uma estratégia que visa além do aumento do faturamento e dos lucros da empresa: visa também a longevidade dos negócios.

Nessa nova configuração de mundo, possuir um e-commerce é uma das principais estratégias para acompanhar as mudanças e se manter relevante no mercado.

Muitas empresas tradicionais têm dificuldade em realizar essa transformação e adequação para o digital, por conta da falta de direcionamento e informações corretas.

Entendendo essa necessidade, nossa empresa presta serviços direcionados à resolução deste problema.

Ficou interessado em digitalizar seu negócio e possuir um e-commerce rentável? A Planne pode auxiliar e ser seu parceiro nesse processo. Clique aqui para conversar com um dos nossos especialistas.

Dessa forma, você poderá digitalizar sua empresa de forma segura, através de uma plataforma completa e totalmente personalizada para as necessidades dos seus clientes e do seu negócio.

Ficaremos felizes em ajudar você a crescer muito mais!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo