As empresas estão utilizando estratégias no ambiente digital para atrair e converter os clientes. Porém, para cada estratégia, é importante detalhar as formas de mensurar os resultados, bem como quais são os principais objetivos que se pretende alcançar com cada estratégia. Assim, é possível identificar os pontos que deram certo na campanha e otimizar aqueles que não responderam tão adequadamente. Isso pode ser feito por meio dos KPIs.
Conhecidos também como índices de performance, os KPIs são determinados a partir de um planejamento de comunicação e da integração de outros resultados, bem como todo o processo de desenvolvimento da marca e aumento das vendas, por exemplo.
Por exemplo, ao realizar um anúncio em uma rede social, o número de curtidas pode ser vago, mas o aumento do número de curtidas ou de seguidores dentro de um prazo de tempo pode indicar se a empresa tem ido bem ou não em sua estratégia.
Por isso, é preciso especificar exatamente o aumento que se deseja nesses campos para acompanhar o crescimento da marca nas redes sociais e para identificar/promover conteúdos que favoreçam esse movimento.
Vamos entender mais sobre o assunto e como os indicadores-chave de performance podem contribuir para o sucesso da sua loja no ambiente virtual? Confira mais informações a seguir!
O inbound marketing como estratégia inicial
No ambiente virtual, as empresas precisam obter um diferencial para atrair a atenção dos clientes.
Para isso, o Inbound Marketing, que é o marketing de atração, é bastante importante e consiste no desenvolvimento de ações e estratégias para atrair os clientes, seja por meio de um site ou das redes sociais, por meio de conteúdos de valor e que geram mais identificação nos clientes.
Por isso, o estabelecimento de métricas e o conhecimento da audiência se mostram fundamentais.
Ao criar uma campanha, a empresa precisa determinar seus objetivos e, com isso, analisar as métricas e estabelecer os KPIs.
Uma métrica é algo que pode ser verificado por meio de uma medida específica, devendo estar diretamente direcionada ao objetivo final do negócio para essa estratégia. Como exemplo podemos destacar:
- Número de curtidas;
- Número de seguidores;
- Número de comentários;
- Número de compartilhamentos.
No caso do KPI, existe uma junção de algumas métricas que são relevantes para contribuir na mensuração de como está o desempenho de uma empresa em seus objetivos de atração e conversão de clientes.
Exemplos de KPIs para sua loja virtual
Antes de trazermos alguns exemplos de KPIs para sua estratégia de marketing é importante compreender que esse elemento precisa agregar relevância para os objetivos que sua empresa tem.
Com isso, fica muito mais acessível verificar a performance de cada ação e campanha desenvolvida por sua empresa.
Por isso, existem algumas características que ajudam a indicar se um KPI tem qualidade ou não para o seu negócio. Confira a seguir os principais aspectos que o KPI deve apresentar para trazer resultado aos negócios:
- Precisa ser mensurado;
- Deve demonstrar relevância;
- Deve contribuir para a tomada de decisão dentro da empresa;
- Precisa ter uma delimitação de tempo.
Ou seja, não é o número de curtidas de um dia que vai ajudar sua empresa a definir qual é a melhor estratégia ou conteúdo a ser publicado em uma determinada rede social.
O que vai ser medido é um conjunto de métricas e ações, dentro de um prazo pré-estabelecido, que definiram quais são as medidas mais estratégicas e ações que deverão ser propagadas.
Posteriormente, as métricas são utilizadas, também dentro de um prazo determinado, para verificar a eficácia das campanhas criadas e delimitar o que precisa ser aprimorado para alcançar o desenvolvimento da marca e o alcance dos objetivos do negócio a longo prazo.
Para isso, alguns exemplos de KPIs que podem ser utilizados por sua empresa são:
- Tráfego dentro do site;
- Taxa de conversão de clientes (leads que realizaram compras);
- Custo de aquisição por lead;
- Novos assinantes do seu site;
- Origem do tráfego;
- Quantidade de novos visitantes e visitantes recorrentes;
- Palavras-chaves mais pesquisadas dentro do segmento.
Esses são alguns exemplos de estratégias de KPIs que podem ser aplicados em sua empresa a partir de um estudo prévio e de quais são as melhores estratégias.
Ou seja, sua empresa pode ter a intenção de educar o mercado, assim como ser voltado para o e-commerce, quanto é necessário identificar métricas para um negócio no ambiente digital.
Dicas adicionais
Para que seu conteúdo possa ter boas métricas e KPIs, é importante pensar na relevância dele e, por isso, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para sua loja virtual.
Esse tipo de ação trabalha com o desenvolvimento de um conteúdo relevante a partir do público-alvo específico da sua empresa.
Outra ação importante consiste no investimento de ação não orgânica, ou seja, que ocorrem por meio do patrocínio nas redes sociais e outras plataformas que são interessantes para a marca.
É possível anunciar em redes sociais, como Instagram, Facebook e o Twitter Ads, o que faz com que seus posts tenham mais visibilidade e consigam alcançar um número de pessoas ainda maior, convertendo novos internautas, o que pode ser aplicado e mensurado por meio do KPI.
Diante disso, vale a pena investir em redes sociais e outras ações de marketing de forma planejada e a partir da aplicação do KPI, identificando as ações mais efetivas e estratégicas para o desenvolvimento do negócio.