KPIs: o que são os indicadores-chave de performance e como medir o sucesso da sua loja virtual

Autor do artigo
por Gregório Nardini
02/02/2022
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As empresas estão utilizando estratégias no ambiente digital para atrair e converter os clientes. Porém, para cada estratégia, é importante detalhar as formas de mensurar os resultados, bem como quais são os principais objetivos que se pretende alcançar com cada estratégia. Assim, é possível identificar os pontos que deram certo na campanha e otimizar aqueles que não responderam tão adequadamente. Isso pode ser feito por meio dos KPIs.

Conhecidos também como índices de performance, os KPIs são determinados a partir de um planejamento de comunicação e da integração de outros resultados, bem como todo o processo de desenvolvimento da marca e aumento das vendas, por exemplo.

Por exemplo, ao realizar um anúncio em uma rede social, o número de curtidas pode ser vago, mas o aumento do número de curtidas ou de seguidores dentro de um prazo de tempo pode indicar se a empresa tem ido bem ou não em sua estratégia.

Por isso, é preciso especificar exatamente o aumento que se deseja nesses campos para acompanhar o crescimento da marca nas redes sociais e para identificar/promover conteúdos que favoreçam esse movimento.

Vamos entender mais sobre o assunto e como os indicadores-chave de performance podem contribuir para o sucesso da sua loja no ambiente virtual? Confira mais informações a seguir!

O inbound marketing como estratégia inicial

No ambiente virtual, as empresas precisam obter um diferencial para atrair a atenção dos clientes.

Para isso, o Inbound Marketing, que é o marketing de atração, é bastante importante e consiste no desenvolvimento de ações e estratégias para atrair os clientes, seja por meio de um site ou das redes sociais, por meio de conteúdos de valor e que geram mais identificação nos clientes.

Por isso, o estabelecimento de métricas e o conhecimento da audiência se mostram fundamentais.

Ao criar uma campanha, a empresa precisa determinar seus objetivos e, com isso, analisar as métricas e estabelecer os KPIs.

Uma métrica é algo que pode ser verificado por meio de uma medida específica, devendo estar diretamente direcionada ao objetivo final do negócio para essa estratégia. Como exemplo podemos destacar:

  • Número de curtidas;
  • Número de seguidores;
  • Número de comentários;
  • Número de compartilhamentos.

No caso do KPI, existe uma junção de algumas métricas que são relevantes para contribuir na mensuração de como está o desempenho de uma empresa em seus objetivos de atração e conversão de clientes.

Exemplos de KPIs para sua loja virtual

Antes de trazermos alguns exemplos de KPIs para sua estratégia de marketing é importante compreender que esse elemento precisa agregar relevância para os objetivos que sua empresa tem.

Com isso, fica muito mais acessível verificar a performance de cada ação e campanha desenvolvida por sua empresa.

Por isso, existem algumas características que ajudam a indicar se um KPI tem qualidade ou não para o seu negócio. Confira a seguir os principais aspectos que o KPI deve apresentar para trazer resultado aos negócios:

  • Precisa ser mensurado;
  • Deve demonstrar relevância;
  • Deve contribuir para a tomada de decisão dentro da empresa;
  • Precisa ter uma delimitação de tempo.

Ou seja, não é o número de curtidas de um dia que vai ajudar sua empresa a definir qual é a melhor estratégia ou conteúdo a ser publicado em uma determinada rede social.

O que vai ser medido é um conjunto de métricas e ações, dentro de um prazo pré-estabelecido, que definiram quais são as medidas mais estratégicas e ações que deverão ser propagadas.

Posteriormente, as métricas são utilizadas, também dentro de um prazo determinado, para verificar a eficácia das campanhas criadas e delimitar o que precisa ser aprimorado para alcançar o desenvolvimento da marca e o alcance dos objetivos do negócio a longo prazo.

Para isso, alguns exemplos de KPIs que podem ser utilizados por sua empresa são:

  • Tráfego dentro do site;
  • Taxa de conversão de clientes (leads que realizaram compras);
  • Custo de aquisição por lead;
  • Novos assinantes do seu site;
  • Origem do tráfego;
  • Quantidade de novos visitantes e visitantes recorrentes;
  • Palavras-chaves mais pesquisadas dentro do segmento.

Esses são alguns exemplos de estratégias de KPIs que podem ser aplicados em sua empresa a partir de um estudo prévio e de quais são as melhores estratégias.

Ou seja, sua empresa pode ter a intenção de educar o mercado, assim como ser voltado para o e-commerce, quanto é necessário identificar métricas para um negócio no ambiente digital.

Dicas adicionais

Para que seu conteúdo possa ter boas métricas e KPIs, é importante pensar na relevância dele e, por isso, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para sua loja virtual.

Esse tipo de ação trabalha com o desenvolvimento de um conteúdo relevante a partir do público-alvo específico da sua empresa.

Outra ação importante consiste no investimento de ação não orgânica, ou seja, que ocorrem por meio do patrocínio nas redes sociais e outras plataformas que são interessantes para a marca.

É possível anunciar em redes sociais, como Instagram, Facebook e o Twitter Ads, o que faz com que seus posts tenham mais visibilidade e consigam alcançar um número de pessoas ainda maior, convertendo novos internautas, o que pode ser aplicado e mensurado por meio do KPI.

Diante disso, vale a pena investir em redes sociais e outras ações de marketing de forma planejada e a partir da aplicação do KPI, identificando as ações mais efetivas e estratégicas para o desenvolvimento do negócio.


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