Guia: a importância do marketing para o turismo + ferramentas digitais

Autor do artigo
por Gregório Nardini
04/01/2024
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Impacto ambiental, social e financeiro: a importância do marketing para o turismo vai além de simplesmente atrair mais clientes. Por sinal, as estratégias bem elaboradas promovem não só a melhoria da experiência do cliente, mas também a sustentabilidade do local, em termos socioambientais.

Vale ressaltar que, conforme os dados divulgados pelo governo federal, o turismo no país movimentou mais de R$ 200 bilhões em 2022, recuperando o fôlego de épocas anteriores à pandemia de covid-19.

Tendo em vista a alta expectativa em relação aos setores de parques, hotéis e restaurantes temáticos, os empreendedores precisam estar atentos às melhores e mais efetivas abordagens de divulgação.

A seguir, elaboramos um conteúdo completo sobre a importância do marketing para o turismo, além de dicas imperdíveis de marketing voltado para segmentação de mercado turístico e, ainda, como montar ofertas especiais para grupos.

Vamos lá?

Qual é a importância do marketing para o turismo?

O marketing tem múltiplas aplicações para empresas ligadas ao turismo, tanto em épocas festivas quanto em baixas temporadas. Por meio de estratégias focadas no uso de redes sociais e plataformas de automação, os estabelecimentos podem elevar o ticket médio e ampliar o alcance de novos clientes.

E isso vale para os mais variados segmentos: dos parques de diversão aos restaurantes temáticos. Aliás, ao adaptar as ferramentas de divulgação para seu contexto específico, os empreendedores certamente colhem bons frutos do investimento.

A seguir, listamos 5 grandes benefícios do marketing para turismo!

1. Maior visibilidade

Não podemos listar as vantagens do marketing sem começar pela mais notória de todas: alavancar a visibilidade empresarial.

Segundo pesquisas, 4,76 bilhões de pessoas têm conta em, pelo menos, 1 rede social, cerca de 60% de toda a população do mundo!

Assim, elaborar estratégias de marketing digital, principalmente com vínculo às mídias sociais, é crucial para elevar a visibilidade de empresas de qualquer setor.

Em se tratando de restaurantes, hotéis e parques temáticos, essa importância se revela ainda mais intensa nos meses de baixa temporada. Por meio das redes, as empresas podem fazer campanhas de divulgação para atrair clientes e evitar os prejuízos típicos desse período.

Leia mais: Como vender mais na baixa temporada? Melhores estratégias para adotar!

2. Rápido acompanhamento de resultados

O uso das redes sociais e das plataformas online garante uma vantagem competitiva às empresas: rapidamente avaliar se as campanhas de marketing funcionaram ou não.

Com indicadores e métricas assertivos, os empreendedores podem analisar se o público-alvo foi, de fato, atingido e se as metas foram alcançadas.

3. Posicionamento de marca mais robusto

Empresas que produzem conteúdo rico e informativo impulsionam o posicionamento perante o mercado. Isso porque a divulgação de conhecimento transforma os porta-vozes em autoridades em suas áreas de atuação.

Veja alguns exemplos de abordagens para o segmento de turismo: blogs de receitas culinárias e drinks especiais; posts sobre a origem das comemorações temáticas; manuais de como aproveitar os dias de sol no parque, sem sofrer insolação;

4. Crescimento eco sustentável

Como mencionamos, o marketing é multifacetado e contribui para diversas esferas do sucesso de uma empresa ligada ao turismo. A promoção do cuidado com o meio ambiente é uma das áreas positivamente impactadas por boas estratégias de comunicação.

De modo geral, o uso de redes sociais, blogs e plataformas online pode facilitar:

a valorização do ecossistema regional; a redução de desperdício de papel, considerando a adoção de sistemas automáticos para realizar reservas e emitir bilhetes; o engajamento da comunidade local nas boas práticas de preservação ambiental.

5. Segmentação de mercado

Por último, mas não menos importante, os recursos de marketing economizam tempo - e dinheiro - na hora de elaborar campanhas bem direcionadas.

A segmentação nada mais é do que o afunilamento eficaz dos esforços de marketing. Com a ajuda das configurações disponíveis nas plataformas, as propagandas são direcionadas para um perfil específico de consumidor.

Quer saber mais detalhes sobre a segmentação, siga conosco!

Qual a importância da segmentação de mercado no turismo?

A segmentação de mercado no turismo - e em outras áreas - favorece o direcionamento estratégico das campanhas. Isso inclui características demográficas, geográficas, psicográficas e, ainda, comportamentais. Por exemplo, pode-se criar o anúncio de tráfego pago para um público bem específico, considerando: gênero, faixa etária, localização geográfica, interesses e afins.

Confira, a seguir, como colocar em prática um bom plano de marketing voltado para a segmentação de mercado turístico!

Dicas de marketing para a segmentação de mercado turístico

Como mencionamos, o marketing desempenha uma função indispensável na atração e retenção de clientes no contexto do dinâmico e competitivo setor de turismo. E, para que o público-alvo correto seja atingido, é preciso usar ferramentas de segmentação de mercado.

A seguir, listamos três dicas para direcionar suas estratégias de marketing turístico. Confira!

Anúncios pagos

Em primeiro lugar, os anúncios pagos e posts patrocinados são efetivos quando acontece uma boa segmentação. As plataformas online permitem configurar vários filtros que direcionam a propaganda para o público desejado.

Marketing personalizado

Nada de posts genéricos, combinado? Quanto mais personalizada for sua abordagem, maiores as chances do público-alvo se conectar com a empresa.

Por exemplo, descubra o que seus clientes mais amam nos pratos do cardápio e elabore uma divulgação ressaltando esses pontos fortes.

Ofertas especiais para grupos

Não tenha dúvidas: aplicar descontos significativos para grupos é uma estratégia eficaz para atrair famílias, amigos e afins.

Dica: monte combos com adição de benefícios diferenciados, como passeios exclusivos e brindes especiais. Quanto mais caprichado for o pacote, maiores são as chances de proporcionar uma experiência memorável aos clientes.

Aproveite para ler: Estratégias de marketing voltadas para restaurantes.

Bônus: saiba como montar pacotes personalizados para turismo

Veja dicas imperdíveis para montar pacotes personalizados muito atrativos:

inclua os produtos e serviços mais procurados; permita a customização flexível, na qual o próprio cliente escolhe os itens do combo; faça parcerias estratégicas com outros estabelecimentos e até espaços culturais, visando criar kits com ingressos variados;

E lembre-se: use sistemas de vendas antecipadas e automatizadas, que possibilitam a customização flexível dos pacotes.

Prefira sempre as plataformas seguras e confiáveis, que oferecem múltiplas funcionalidades e propiciam o redirecionamento para gateways protegidos.

A seguir, confira como a Planne pode ser sua melhor amiga na hora de desenvolver seu sistema de venda antecipada e reservas!

Venda antecipada e automatizada é com a Planne!

Agora que você já sabe qual é a importância do marketing para o turismo, o que acha de incrementar as estratégias do seu negócio? A Planne é especialista em garantir as melhores ferramentas de venda antecipada de ingressos, sobretudo para o setor de serviços temáticos.

Confira o amplo leque de funcionalidades:

motor de reservas; mapa de lugares; pré-pagamento de reservas; integração com o ERP do cliente; inclusão de adicionais no pedido; geração de relatórios; página de vendas personalizada, com o domínio da empresa; check-in e check-out rápidos, seguros e efetivos.

Finalmente, você sabe como aumentar vendas usando as redes sociais conectadas ao sistema Planne, então, não perca mais tempo: solicite uma demonstração gratuita!


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