Como vender mais na baixa temporada? Melhores estratégias para adotar

Autor do artigo
por Gregório Nardini
26/10/2023
Capa do blog

Vender mais na baixa temporada costuma ser um desafio para todas as empresas que trabalham com o público. Afinal, as flutuações sazonais podem deixar o estabelecimento completamente vazio.

Nesses casos, é preciso ter “jogo de cintura” e investir em estratégias para se adaptar às variações do mercado e, claro, continuar atraindo público para não ficar no vermelho.

Siga a leitura para saber o que fazer nessas ocasiões, visto que trouxemos dicas incríveis para atrair clientes na baixa temporada e vender mais na época de crise. Não perca tempo e confira!

O que é baixa temporada, afinal?

Em suma, a baixa temporada é o período do ano em que os estabelecimentos recebem um fluxo menor de pessoas. Vale destacar que isso é algo que varia de local para local e pode ser influenciado por fatores como clima, festas, feriados e até férias escolares.

No entanto, a baixa temporada não significa que você deve cruzar os braços. Afinal, existem estratégias para estimular a compra de produtos e serviços fora das épocas de venda sazonal, que são as temporadas de alta procura, visando faturar o ano inteiro.

Quer aprender as melhores alternativas? Então, continue a leitura e confira 4 dicas infalíveis de como atrair clientes na baixa temporada.

Como atrair clientes em baixa temporada? 4 dicas efetivas

As melhores dicas de como atrair clientes na baixa temporada são:

  1. divulgar seu negócio nas redes sociais;
  2. diversificar seu público;
  3. criar serviços especiais;
  4. investir em anúncios pagos.

Curioso para saber como essas dicas funcionam? A seguir, veja como colocar cada uma delas em prática!

1. Divulgar seu negócio nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para vender mais na baixa temporada, já que possibilitam a divulgação do negócio o ano inteiro. Logo, mais pessoas ficam sabendo do que seu estabelecimento oferece.

Posto isso, crie perfis nas principais redes em que seu público está e alimente-as com publicações interessantes. Por exemplo, divulgue o restaurante temático com fotos dos pratos exclusivos, vídeos divertidos ou até convites diretos para visitá-lo.

>>>> Leia também: marketing de redes sociais — 6 dicas para engajar

2. Diversificar seu público

Outra maneira de vender mais na baixa temporada é diversificar o público. Há quem não goste de viajar na alta temporada, sobretudo quando há idosos e crianças pequenas que vão junto, já que o alto fluxo de pessoas pode gerar mais desconforto a eles.

Sendo assim, invista em ações de marketing voltadas para esse público que prefere momentos mais tranquilos. No mais, não se esqueça de divulgar os benefícios de visitar seu estabelecimento na baixa temporada, o que alimenta a curiosidade e atrai mais clientes.

3. Criar serviços especiais

A terceira dica é criar serviços especiais específicos para a baixa temporada. Você pode, por exemplo, aproveitar um feriado não tão famoso ou uma lenda da região e, assim, criar uma festa temática.

E, sim, essa dica também é válida para o turismo receptivo, incluindo um passeio exclusivo para um ponto histórico ou mesmo um almoço temático. Em todo caso, crie um diferencial para quem visita nessa época, conforme as características do seu empreendimento.

>>>> Aproveite e leia: como ganhar dinheiro em turismo receptivo? TOP 8 dicas para lucrar

4. Investir em anúncios pagos

A quarta e última dica é investir em anúncios pagos, preferencialmente nos meios on-line. Essa estratégia pode ser colocada em prática nas redes sociais, no Google, no Youtube e assim por diante.

No tráfego pago, você investe recursos para aparecer no feed de potenciais clientes, em outros sites ou na página de resultados dos buscadores. Para exemplificar, se uma pessoa procura “parque temático” no Google, ela se depara com a oferta para conhecer o negócio.

A grande vantagem dos anúncios pagos é o controle sobre quem vê o anúncio, pois as plataformas informam os números de visualizações e cliques. Portanto, você monitora a eficácia da estratégia, depois de segmentar bem o público que será impactado.

>>>> Confira mais em: 5 dicas para manter as vendas de ingressos até na baixa temporada

Como vender mais em época de crise? 4 opções infalíveis

Se a ideia é vender mais em época de crise, as dicas são:

  1. faça promoções;
  2. ofereça serviços adicionais;
  3. invista no day use;
  4. aposte na venda de ingressos on-line.

Logo adiante, entenda como colocar essas dicas em prática!

1. Faça promoções

Quem não gosta de uma boa promoção? Logo, uma estratégia para vender mais na baixa temporada ou em épocas de crise é baixar um pouco os preços. Contudo, não exagere, nem diminua o valor em excesso para não prejudicar sua margem de lucro.

A ideia é criar pacotes especiais para a baixa temporada. Isso estimula o interesse das pessoas que preferem visitar o estabelecimento nessas datas, pois “saem ganhando” ao aproveitar os serviços por um preço menor.

Inclusive, a estratégia é ótima para o turismo receptivo e os parques temáticos, que podem oferecer pacotes promocionais para grupos, por exemplo.

2. Ofereça serviços adicionais

Oferecer serviços adicionais também ajuda a vender mais na baixa temporada, como um almoço no restaurante do parque temático ou o acesso a uma sobremesa exclusiva no restaurante temático.

Outras alternativas são propiciar um dia no spa após o passeio no turismo receptivo ou, ainda, uma noite de jogos para os visitantes.

Em todo caso, é vital que os adicionais façam sentido para o público-alvo e estejam alinhados com o modelo de negócio do estabelecimento.

3. Invista no day use

Day use é quando um estabelecimento abre suas portas para o público em geral, considerando serviços específicos. No caso de um hotel, não é preciso se hospedar no local, mas pode-se usar as amenidades, pagando uma taxa de uso para o dia em questão.

Assim, seu negócio continua atraindo mais visitantes e lucrando com isso, mesmo nas épocas em que há poucos hóspedes no hotel, por exemplo.

>>>> Saiba mais: aprenda a organizar a sua agenda de day use

4. Aposte na venda de ingressos on-line

A última dica para vender na baixa temporada ou em épocas de crise é apostar na digitalização do negócio. Esse processo pode ser feito com a venda de ingressos ou as reservas de mesas em restaurantes on-line.

Quando alinhada com as dicas que você viu até aqui, essa estratégia amplia o acesso do público ao que você oferece. Digamos que uma pessoa viu um post do restaurante temático sobre uma festa e, depois, acessou sua página na internet.

Lá, ela pode conferir a data do evento e os preços, fazer a reserva e, em especial, pagar on-line. Com isso, você já garante a venda de maneira prática, rápida e segura.

E sabe qual é o melhor sistema para este propósito? A solução da Planne, em que pode-se:

  • criar uma página própria na web para divulgar serviços e vender on-line;
  • acompanhar os acessos no site, no Facebook e os resultados dos anúncios;
  • vender ingressos e fazer reservas on-line;
  • enviar vouchers;
  • receber pagamentos com a Planne Pay;
  • conferir os extratos financeiros;
  • disponibilizar um mapa de lugares;
  • e muito mais.

Aproveite para solicitar uma demonstração gratuita e confira, na prática, o que a Planne pode fazer pelo seu negócio (dentro e fora da baixa temporada)!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo