Mídia Paga - o que é e por que você deve investir nessa estratégia?

Autor do artigo
por Thaís Serrano
09/02/2023
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Há quem já tenha ouvido falar sobre isso e há quem nem imagine do que se trata. O fato é que desde que a internet tomou conta das relações comerciais, as mídias pagas se tornaram uma ótima estratégia de Marketing Digital para empresas divulgarem suas marcas e fazerem negócio.

Para te ajudar a entender como tudo isso funciona e como a sua empresa pode se beneficiar das mídias pagas, vamos desenrolar esse assunto aqui no post.

O que são mídias pagas?

Como o próprio nome sugere, são anúncios (mídias) veiculados na internet e cobrados por isso!

As mídias pagas, na verdade, não são novas! Antigamente, os espaços publicitários mais comuns que as empresas tinham a disposição para veicular suas marcas eram: TV, rádio, revistas, jornais, outdoors, panfletos. E todos esses veículos cobravam das empresas um valor para anunciar suas marcas.

Com o advento da internet, os espaços publicitários também se tornaram digitais e as mídias pagas – que antes eram bem mais caras e com poder de alcance e persuasão relativamente limitados – passaram a apresentar melhor custo X benefício, maior flexibilidade e grande alcance.

Quais são os tipos de mídias pagas?

Basicamente, existem dois grandes grupos de mídias pagas: links patrocinados em buscadores e anúncios patrocinados em redes sociais. Mas, dentro desses dois grupos há um universo de possibilidades. Vamos a eles?

Links patrocinados em buscadores

Há alguns buscadores existentes, mas não tem como negar que o Google é o maior deles, conhecido no mundo todo. Anunciar no Google é a principal estratégia que a sua empresa deve seguir para captar potenciais clientes. O Google Ads, criado em outubro de 2000, é a plataforma usada para a criação dos anúncios pagos.

Dentro do Google Ads, é possível criar alguns tipos de anúncios, por exemplo:

Rede de pesquisa: são os anúncios exibidos no topo e no final da página de resultados de uma pesquisa no Google. Normalmente, eles têm o formato de um resultado de busca orgânico (ou seja, que não é pago), mas vem com a palavra “Anúncio” para identificação do link patrocinado. Esses anúncios, obviamente, ocupam as posições de melhor destaque no ranking de resultados, garantindo maiores chances de cliques neles. Nesse caso, a cobrança por esse anúncio é feita sempre que esse link é clicado, o que chamamos de CPC – Custo por Clique.

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Veja no exemplo acima que o resultado da pesquisa “google ads” retornou um anúncio na primeira posição e, em seguida, trouxe o resultado orgânico (não pago) da pesquisa.

Rede de display: são os anúncios que o Google veicula em outros sites, como portais de notícias e blogs. Esses anúncios podem vir acompanhados de imagens e chegam a alcançar até 90% dos usuários da internet.

YouTube: considerado o segundo maior “buscador” do mundo, ainda que não seja um buscador efetivamente. Atualmente, o YouTube detém 1 bilhão de usuários, público bastante interessante para quem quer anunciar. Aqui, o anúncio é em formato de vídeo, claro, e só é cobrado após o usuário assistir os primeiros 30 segundos.

Anúncios patrocinados em redes sociais

As principais redes sociais também contam com áreas dedicadas à criação de anúncios. O Meta – detentora das redes sociais Facebook e Instagram – é o mais conhecido.

Meta for Business: é a ferramenta usada para a criação dos anúncios que podem ser veiculados no Facebook e no Instagram. Nesse caso, os posts patrocinados podem aparecer no feed e nos stories em formato de imagem, vídeo, GIF etc, e vem com a informação “Post Patrocinado”. Para ter um resultado mais efetivo, é possível segmentar o público que vai visualizar esse anúncio.

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Veja no exemplo que, abaixo do nome da conta HBOMaxBR, há o descritivo “Patrocinado” indicando que este é um post patrocinado da marca HBO.

LinkedIn Ads: é a ferramenta de anúncios do LinkedIn, uma rede social mais focada no segmento corporativo. Aqui também tem recursos bastante parecidos ao do Facebook, com anúncios para o feed e possibilidade de segmentação de público.

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Assim como em outras redes sociais, no LinkedIn, os posts patrocinados vêm com a informação “Patrocinado” abaixo do nome da conta.

TikTok Ads: a rede social mais jovem do momento também tem recursos para anúncios pagos. A plataforma focada em vídeos permite anúncios no feed e um formato de visualização superior, que permite ser o primeiro conteúdo visualizado quando conecta-se na rede social, ampliando as visualizações. Vale lembrar que os anúncios dessa rede social são veiculados apenas para usuários maiores de 18 anos.

Por que investir em mídia paga?

Aquela velha máxima: “quem não é visto, não é lembrado” vale ouro aqui!

Com a internet, as fronteiras geográficas diminuíram e a sua concorrência – que antes era local – agora é global. Suas oportunidades cresceram e agora é possível vender seus produtos e serviços para muito mais pessoas. Mas, para isso, as pessoas precisam saber que sua empresa existe!

Crescimento da marca

Investir em anúncios que ampliem a visibilidade da sua empresa, seus produtos e serviços levando sua marca cada vez mais longe é uma estratégia que precisa fazer parte dos seus planos de crescimento.

Com a ajuda das mídias pagas, é possível configurar suas campanhas de acordo com seu objetivo, público e orçamento, tornando-as muito mais assertivas e mostrando sua empresa para o seu tipo de cliente ideal.

Aumento de tráfego

Ao clicar nos anúncios, o visitante será levado até o seu site ou página de destino que você indicou no link. Esse movimento aumentará o número de acessos em seu site, promovendo sua marca. É a oportunidade perfeita de ter seu e-commerce próprio, divulgando seus serviços de maneira clara e objetiva. Além disso, suas redes sociais também se tornarão mais conhecidas e, a partir daí, você poderá promover o engajamento ideal para aumentar sua popularidade.

Aumento das vendas

Os anúncios poderão levar o potencial cliente a conhecer seu e-commerce e já realizar a compra dos seus serviços antes mesmo de chegar ao seu endereço para usufruí-lo. Para quem trabalha com disponibilidade, a possibilidade de vender ingressos, vouchers e reservas de forma antecipada via ads proporciona mais previsibilidade e aumento de ganhos.

Conclusão

As mídias pagas são uma estratégia muito interessante para empresas que desejam expandir seus negócios.

Uma grande vantagem delas é que é possível iniciar a veiculação dos anúncios com um orçamento bem baixo, como etapa de testes.

Desse modo, dá para analisar as principais métricas, fazer os ajustes necessários e ir aumentando os investimentos conforme os primeiros resultados forem surgindo.

Após criar seu e-commerce de experiências junto à Planne, você já pode iniciar a estratégia de mídia paga para impulsionar seu site e começar a gerar as primeiras vendas. Vem com a gente!


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