Ferramentas de pagamento on-line: como funcionam? E por que usá-las?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
26/10/2023
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É bem difícil encontrar alguém que nunca tenha usado uma das muitas ferramentas de pagamento on-line. Afinal, o mundo está cada vez mais conectado e boa parte dos consumidores optam por adquirir produtos ou serviços pela internet.

Nesses casos, é essencial apostar em soluções que atendam à crescente demanda por praticidade. No fim das contas, muitos preferem a facilidade de pagar on-line do que ter que esperar em uma fila.

Isso também é válido para restaurantes e parques temáticos, hotéis e empresas que trabalham com turismo receptivo, viu?

Para te ajudar a compreender como essas ferramentas funcionam, preparamos o artigo a seguir.

Nele, você também aprende quais as vantagens de aceitar pagamentos na plataforma para vender serviços on-line e dicas para reduzir a taxa de rejeição durante as transações.

Boa leitura!

O que são ferramentas de pagamento on-line?

As ferramentas de pagamento on-line são soluções que permitem que seu negócio receba o valor dos produtos e serviços vendidos pela internet, de maneira fácil, rápida e segura. Essa tecnologia pode ser usada por diversos modelos de empresas, como restaurantes e parques temáticos, além de turismo receptivo.

Em outras palavras, são sistemas que agem como uma ponte, conectando uma plataforma para vender serviços on-line com as operadoras — ou instituições financeiras — dos clientes. Assim, eles conseguem pagar suas compras virtualmente.

Por exemplo, um parque temático usa uma tiqueteira — plataforma para vender ingressos. Nesse caso, o negócio pode optar por uma ferramenta para receber on-line antecipadamente, agilizando o processo de compra.

Como funciona o sistema de pagamento on-line?

O sistema de pagamento on-line funciona como um moderador entre as partes envolvidas na compra de um produto ou serviço — empresa e cliente —, mediando a troca de informações financeiras entre eles e garantindo a segurança da operação, de modo que o negócio receba o dinheiro correspondente ao que está entregando.

Basicamente, existem três tipos de ferramentas de pagamento on-line, que são:

adquirente: são ligados às instituições financeiras ou bandeiras dos cartões de crédito; subadquirente: não há ligação direta com os serviços citados acima, servindo como um mediador; gateway de pagamento on-line: conecta diretamente os responsáveis por autorizar os pagamentos.

Vale destacar que o gateway é, hoje, uma das melhores formas de receber pagamentos virtuais, visto que é bastante seguro e propicia mais controle sobre as operações. Com essa solução, pode-se receber pagamentos por diversos meios, como cartão de crédito, Pix e boleto.

Vantagens da plataforma para vender serviços on-line com pagamento virtual antecipado

Ainda não está convencido da relevância de adotar uma ferramenta de pagamento on-line no seu negócio? Então, confira 4 benefícios que a adoção dessa tecnologia pode trazer!

1. Reduz a taxa de no-show

Uma das vantagens de usar ferramentas de pagamento on-line é a redução da taxa de no-show, quando o cliente faz uma reserva antecipada, mas não comparece, nem remarca.

No caso, o pagamento virtual possibilita a cobrança antecipada — mesmo que apenas uma porcentagem do valor. E é mais difícil um cliente desistir de ir, caso ele já tenha pago pelos serviços, não é mesmo?

Logo, você garante a presença ou, pelo menos, o rendimento pela mesa ou vaga no seu estabelecimento, pois já recebeu antecipadamente o valor pela reserva.

2. Contribui para a projeção de vendas

Outro ponto interessante é que as ferramentas de pagamento on-line são aliadas do planejamento financeiro. Imagine que você use uma tiqueteira no restaurante temático e receba virtualmente, de maneira antecipada.

Assim, é possível fazer uma previsão do rendimento do mês, pois você já recebeu pelos serviços agendados para as próximas datas. Logo, pode se preparar melhor para arcar com os custos de reposição de estoque, contratação de mão de obra etc.

>>>> Leia também: aumente o ticket médio do parque com a venda antecipada de ingressos

3. Traz mais segurança

O terceiro benefício é a segurança, não apenas para o estabelecimento, mas também para os clientes, já que as ferramentas de pagamento on-line costumam ter o sistema antifraude integrado. Tais funcionalidades impedem o roubo e a alteração de informações pessoais.

Graças a isso, você evita que o negócio tenha prejuízos, inclusive pela não conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, além de assegurar a confiança dos clientes, que se sentem seguros de informar seus dados na hora de fazer uma reserva.

4. Melhora a experiência do cliente

O quarto benefício é a melhora da experiência do cliente, que é mais do que essencial quando falamos em turismo receptivo, estabelecimentos temáticos e afins.

Como o pagamento on-line é mais fácil e rápido, o visitante não perde tempo durante a transação, trazendo mais comodidade. Em paralelo, é bem melhor poder pagar antecipadamente via internet e não se preocupar com nada, além de aproveitar a visita.

E, como já mencionamos, as ferramentas permitem receber por diversos meios, dando mais opções para que os clientes escolham o que é mais conveniente.

Para completar, você pode integrar o pagamento on-line com um motor de reservas. Assim, é possível disponibilizar um mapa de lugares, fazer a gestão de tarifas e oferecer reagendamento, elevando ainda mais a experiência do usuário.

Como reduzir a taxa de rejeição em pagamentos on-line?

Foi convencido de adotar uma ferramenta de pagamento on-line, mas está com medo de haver uma alta taxa de rejeição das transações, que pode prejudicar seu estabelecimento? Então, fique conosco que temos dicas de ouro para evitar esse problema.

A primeira dica é escolher um gateway de pagamento on-line confiável. O sistema precisa ser seguro e fácil de usar. Outro insight é otimizar o checkout para evitar que ele tenha passos desnecessários, os quais afugentam os clientes.

Por fim, escolha uma plataforma que ofereça um certificado de segurança. Isso garante que seu site é seguro e resguarda os dados pessoais e financeiros dos visitantes.

E, para facilitar a sua vida, nós temos uma indicação de ferramenta que conta com tudo isso e muito mais: a Planne, que conta com:

  • sistema Planne Pay de pagamento;
  • motor de reservas integrado;
  • visibilidade financeira;
  • sistema antifraude;
  • emissão de voucher;
  • adicionais para estimular a compra de outros serviços;
  • site com domínio próprio, personalizado e otimizado para dispositivos móveis;
  • e daí em diante.

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