Por que seu site deve ter um motor de reservas?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
04/11/2021
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Olá, tudo bem? Eu sou o Gregório Nardini, CEO da Planne e hoje estou aqui para explicar para você porque o seu site deve ter um motor de reservas.

Mas antes de qualquer coisa, você primeiro precisa entender, de uma forma simples e objetiva, o que é um motor de reservas e qual a importância que ele poderá ter para a sua empresa. Seja você um prestador de serviços, um parque ou uma empresa que permite que as pessoas vivam experiências únicas.

Um motor de reservas (também conhecido como booking engine) é um sistema de gerenciamento que substitui sites de reservas on-line. Isso significa que o seu site dará total autonomia para o seu cliente, sem que ele precise passar por agências de turismo, horas no youtube, noites pesquisando no Instagram ou longos atendimentos para reservar seu serviço. Assim, você poderá lucrar mais, visto que não precisa pagar comissões.

Isso porque o motor de reservas é atualizado em tempo real e integrado a outras ferramentas (o que permite que o seu site tenha sempre informações de última hora e que não façam com que você venda produtos que não tem ou com preços que não existem). Assim que o cliente clica para concluir a compra, a reserva é feita, seu inventário é atualizado e todos os setores envolvidos são avisados para se programarem com a chegada do seu novo cliente.

Com essa solução, seus clientes podem comprar ingressos, reservar serviços, fazer reservas de quartos de hotéis, marcar horário no salão de beleza, frequentar escape games, realizar check-ins e inúmeras outras oportunidades que um “widget” como esse pode oferecer para dar ganho ao seu site.

Em linhas gerais, essa ferramenta é poderosa, simples e intuitiva. Ela também está disponível ao cliente 24h por dia e 7 dias por semana e isso gera muita facilidade para ambos os lados e não necessita que você tenha equipes diferentes para trabalharem em turnos diferentes.

Por que sua empresa precisa disso?

Hoje, mais do que nunca, queremos facilidade. Tudo está a um toque de nossos dedos, seja através dos smartphones ou dos computadores, e o mundo está cada vez mais adaptado a essa realidade.

Todos queremos viajar, mas a verdade é que ninguém quer mais entrar em um site e descobrir que só pode comprar se ligar diretamente para um estabelecimento. Entenda: hoje, as pessoas evitam ao máximo fazer ligações telefônicas, e é comum que até você se assuste ao receber uma ligação. Se tudo pode ser resolvido de forma automática, por DM do Instagram ou por WhatsApp, por que ligar?

E, foi enxergando esse cenário que as empresas prestadoras de serviços e experiências cresceram. Elas entenderam as necessidades dos novos viajantes e dos turistas antes dos próprios proprietários de empresas. E, foi aí que nasceu a solução para o problema que algumas empresas ligadas ao turismo enfrentam ao depender de agências de turismo e de comissionamento.

Mas se você não quer perder espaço e deseja aumentar as suas vendas, adotar um motor de reservas é um passo crucial.

Pesquisas já indicam que comentários positivos e feedbacks são pontos avaliados por hóspedes antes mesmo de realizar uma compra. Tendo um motor de reservas no seu site, todas essas informações estarão nas mãos do cliente, já no processo de compra.

Assim, você pode conquistar a confiança do cliente e fazê-lo fechar a compra imediatamente. Isso evita que ele vá procurar informações sobre seu estabelecimento em outros lugares, e acabe dando preferência a comprar de agências e locais dos quais você terá o desconto da comissão ao receber seu dinheiro.

Vale lembrar a importância de responder os feedbacks, positivos ou negativos. Já que tudo estará visível para seu futuro cliente, é crucial que ele perceba que você é atencioso e preocupado com a experiência de quem se hospeda.

Outra dica para otimizar os processos dentro da sua empresa e manter toda a eficiência, possibilitando ainda mais aumentar as vendas diretas, é crucial que o seu motor de reservas seja também montado em parceria com as respostas que o seu cliente dá na sua pesquisa de satisfação.

Qual a importância de um motor de reservas?

A partir do momento em que o cliente conta com uma ferramenta de e-commerce (conheça toda a possibilidade da Planne, por exemplo, que possui desde o e-commerce até o motor de reservas) para realizar as reservas no seu site, ele está se relacionando diretamente com você.

Uma pesquisa realizada pela Paypal revelou que a maioria dos brasileiros (64%) prefere utilizar a internet para contratar serviços. Além disso, segundo o Terra, 74% dos consumidores brasileiros já preferem comprar online do que em lojas físicas. Fica claro que estar na internet e inserido entre os sites consultados para reservas é essencial.

Vantagens de usar um motor de reservas

Vendas diretas: vender serviços e experiências diretamente e eliminar o pagamento de comissões a canais de distribuição aumentam significativamente a margem de lucro da sua empresa e diminuem também os custos de compra do seu cliente.

Um motor de reservas ajuda a aumentar as vendas diretas, simplificando o processo e transformando o site do seu negócio em um site de compras online que está disponível 24 horas.

Propriedades que usam o Motor de Reservas da Cloudbeds, por exemplo, registraram um aumento de aproximadamente 20% nas reservas de seus serviços.

Mesmo sendo possível maximizar as vendas diretas através da publicidade online, campanhas em redes sociais, estratégias de Inbound Marketing, conscientização de marca, programas de fidelidade e muito mais, ter um motor de reservas só seu, pode ser um grande diferencial.

Porque isso te dará controle completo sobre o processo de vendas e a experiência dos seus clientes e permitirá com que você experimente diferentes estratégias de reservas e preços. Sem contar, na segurança que dará ao seu cliente por estar comprando algo diretamente do proprietário do negócio que ele deseja visitar.

Lucro extra: com a possibilidade de trazer cada vez mais pessoas para o seu negócio que um motor de reservas pode gerar, você também aumentará sua possibilidade de upgrades, venda de lanches, entrega de serviços e venda de brindes dentro do seu estabelecimento. Essas vendas são um importante fluxo de lucro para você. O seu próprio site é o local perfeito para oferecer também esses produtos e fazer com que, seu cliente, já chegue com inúmeros vouchers em mãos.

Expectativa: cada vez mais pessoas escolhem fazer a reserva diretamente com o fornecedor das acomodações. Talvez você já conheça o “Efeito Billboard”: o fenômeno em que os hóspedes descobrem a propriedade em outros sites e depois visitam o seu site para realizar a reserva. Com tantas escolhas disponíveis, diversas pessoas realizam um processo de análise antes de tomar uma decisão. Elas esperam algo simples e uma interação direta com a propriedade que escolheram.

Personalização: Nossa ferramenta possui total direito de personalização, sendo assim, você poderá usar o máximo possível da sua criatividade e do seu conhecimento sobre o seu negócio para criar algo que converse com o seu público, atenda as expectativas dele e passe toda a credibilidade e segurança que um cliente busca sempre que está realizando compras online.

Reservas por boa posição no SEO: As ferramentas mais usadas nas buscas relacionadas a negócios incluem o Google, TripAdvisor, Kayak e Trivago. Com a introdução de links grátis do Google, você pode agora anunciar na busca e mapear os resultados que tem da sua empresa. Aparecendo cada vez mais e construindo uma presença digital forte e consolidada que, além disso, também vai fazer com que mais pessoas comprem diretamente de você e você precise pagar cada vez menos comissões. Sem falar, é claro, da possibilidade de uso de dashboards que falarão para você como está o seu desempenho em tempo real.

É você quem dita suas condições: O seu site é a sua loja em que os visitantes podem se inspirar, navegar e, por último, confirmar suas compras sem interrupções de um intermediário externo ou intervenção da sua recepção ou equipe de vendas. Uma reserva direta significa que a sua propriedade possui os dados e o relacionamento com o seu consumidor.

Seus termos e condições são aplicáveis a cancelamentos, pagamentos e outras regras. Você poderá interagir com os clientes diretamente, sem um intermediário.

Fidelidade do cliente: Um motor de reservas é obrigatório para quem busca uma estratégia de fidelizar o seu cliente. Seja realizando uma campanha de marketing para incentivar clientes a voltarem ou para obter novos clientes.

Tudo isso ao mesmo tempo em que você garante uma experiência tranquila para o seu consumidor, através do seu próprio sistema.

Conscientização de marca: Para empresas que estão crescendo, estabelecer uma marca exclusiva é extremamente importante. Além de exibir a proposta de valor único da sua propriedade, a sua marca ajuda a passar confiança e fidelidade em um modelo B2C (Business to Customer). Depois que você definiu os atributos da sua marca, desde o logotipo e cores até a personalidade, o seu site é o local perfeito para começar a aplicar tudo isso. É por isso que, usando o motor de reservas da Planne, você terá total direito de personalização.

E-commerce ou motor de reservas? Qual escolher?

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Na verdade, você não precisa fazer essa escolha. Um pode ser o complemento do outro, assim como ambos podem não ter ligação nenhuma.

Calma que vou te explicar: se você vende produtos em uma loja online (um e-commerce, no caso) dificilmente você usará um motor de reservas porque as pessoas não precisam reservar produtos que você já tem em seu estoque.

Agora, se na sua loja você vende algum serviço, como em um escape game por exemplo, certamente um motor de reservas fará todo sentido para você.

Digo isso pois, se você possui múltiplas salas que suportam um número determinado de pessoas, certamente precisará agendar horários.

E, convenhamos, uma ferramenta como o Google Agenda, por exemplo, gera muito mais trabalho e requer muita atenção da pessoa responsável pelo seu setor de reservas.

É aí que entra o motor de reservas. Ele será, sem dúvidas, um facilitador do seu trabalho e um motivo de economia.

Nele, seus clientes terão um serviço totalmente "self-service" em que poderão agendar o melhor dia e o melhor horário para desfrutar do que você oferece.

Em quais ramos posso ter um motor de reservas?

Existe um paradigma muito forte de que motores de reserva são dedicados exclusivamente para hotéis. É bem verdade que a Planne atende hotéis também, mas existem inúmeros outros ramos que podem ser atendidos pela solução de motor de reserva.

Aqui citamos alguns ramos e exemplos:

  • Agências de Turismo: se você vende pacotes especializados em destinos turísticos, é importante que seus clientes possam reservar as atrações que desejam visitar na cidade para a qual estão viajando. Se você vende o passeio para Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, por exemplo, e nele possui o já conhecido passeio de Maria Fumaça, precisa saber que existe um número limitado de pessoas e um horário definido de partida do trem durante o dia. Logo, você precisará reservar com antecedência o passeio.

  • Barbearia ou Salão de Beleza: aqui um exemplo claro que pode ser colocado em prática logo. Por estabelecimentos como esses precisarem se dividir entre horários e profissionais, um motor de reservas pode facilitar muito a vida.

  • Parques ou experiências: Beto Carrero World, Beach Park Fortaleza, Big Land, Arraial d’Ajuda e outros inúmeros parques do Brasil são adeptos a motores de reserva. Eles se tornaram o maior canal de vendas de parques por todo o Brasil. A facilidade, comodidade, agilidade e a possibilidade de gerar um voucher online, reduzem custos e fazem com que o cliente se sinta mais seguro e dono da sua compra.

  • Restaurantes: com o avanço de variados micro nichos dentro da gastronomia, muitos restaurantes tem oferecido um número determinado de mesas por noite ou por turno de trabalho, visto que a experiência conta cada vez como fator decisivo na hora de escolher entre concorrentes.

    Por isso, ter um motor de reservas no seu restaurante faz com que cada vez menos telefones toquem, conversas no WhatsApp exijam muita atenção e sua equipe possa focar ainda mais na qualidade do atendimento. Isso porque ao encontrar uma opção de escolha personalizada no seu site, o seu cliente já irá, provavelmente, fechar sua reserva.

  • Escape Games: como já citei anteriormente neste texto, escape games precisam de salas reservadas e, cada uma delas, costuma ter o seu número limite de pessoas (ainda mais com a falta de possibilidade de aglomerações em pequenos espaços atualmente). Por isso, um motor de reservas pode ser o responsável por organizar toda a agenda de um escape games sem maiores problemas.

    Os clientes deste estabelecimento saberão, antes mesmo de entrar, a hora que precisam estar lá e que horas sairão. Ficando assim, ainda mais fácil para organizar a sua ida.

  • Eventos: sejam eles lançamentos, baladas, summits, feiras ou o que forem, eventos precisam de seus ingressos e de um controle total do público que estão recebendo (principalmente depois da passagem pelo covid-19). É aí que entra também o motor de reservas como um gerador de tickets e organizador que evita filas, falta de estoque, fornece mais conforto ao público final e também garante que a experiência do usuário seja aprimorada o máximo possível.

  • Museus: um espaço como um museu tem como base principal de toda a sua “sobrevivência” a capacidade diária de receber pessoas. Ter um motor de reservas em seu museu, permitirá que você controle entradas e saídas, brindes, possíveis compras extras (como lanches, por exemplo) e tudo mais que você desejar em seu estabelecimento.

Aqui citei alguns exemplos de ramos que podem ter seu motor de reservas, mas espero que você, leitor deste blog, tenha em mente que qualquer empresa que presta um serviço com “hora marcada”, ou uma experiência única de serviço, pode usar um motor de reservas em seu site.

A Planne já possui sua ferramenta implantada em restaurantes, pizzarias, parques temáticos e outros mercados que viram sentido em inovar e facilitar todo o processo que já possuíam.

A solução da Planne já possui o motor de reservas dentro de suas funcionalidades (sem custo adicional algum) e isso pode ser sim o pontapé de uma nova facilitação e transformação digital para o seu negócio.

Como escolher o motor de reservas ideal?

Primeiramente, recomendo que você saiba qual é o seu principal objetivo na hora de escolher um novo motor de reservas. Você pode buscar por facilidade, por melhorar a interface do seu cliente, por aumentar vendas, por ter um sistema interno que funcione bem e inúmeros outros objetivos.

Isso porque existem algumas funcionalidades específicas que podem ajudar a atingir essas metas. Veja os principais pontos a serem analisados antes de escolher o seu:

Setores integrados

É preciso saber se o sistema conseguirá integrar todos os setores que a sua empresa quer envolver nesse projeto. Vendas, por exemplo, precisa estar diretamente ligado ao SAC e ao setor de alimentos e bebidas, que deve ter uma estimativa de quantas pessoas você irá receber. Desse modo, as atividades diárias fluem com mais facilidade.

Ganho de performance

Outro fator a ser levado em consideração é o ganho de performance que o seu negócio terá com a adoção de um motor de reservas. A entrada será mais rápida? Você irá gerar menos fila? As sessões de experiência do seu negócio serão mais personalizadas? Será possível fazer lançamentos simultâneos? Você terá mais autonomia? Tudo isso precisa ser avaliado na hora da escolha.

Melhora na eficiência

Um bom investimento em tecnologia proporciona um aumento na eficiência. O sistema deve facilitar atividades como a emissão de documentos fiscais ou a replicação da ficha de entrada dos clientes. A solução deve facilitar o atendimento e também aprimorar sua qualidade.

Flexibilidade

Cada negócio possui peculiaridades em relação a sua lógica de venda, naturalmente um motor de reservas robusto precisa ter a capacidade de traduzir as regras de negócio para que elas possam refletir no canal de venda online.

Por que escolher o motor de reservas da Planne?

A solução da Planne foi desenvolvida e pensada para “destination services”, ou seja, negócios que vão além do aéreo e da hospedagem. Nela, estão englobadas vendas de ingressos, jantares em restaurantes, ingressos de museus e parques, transportes e tudo mais que for possível realizar reservas.

O motor de reservas da Planne pode atender desde um “escape game” que aluga salas para que o público possa jogar até um parque que vende ingressos e precisa controlar seu fluxo, disponibilidade, preços por horário ou dia… Ou até mesmo pode atender um restaurante pensando também em horários de reservas e números de mesas.

Então, nossa ferramenta é completa e flexível para atender inúmeros tipos de negócios e facilitar toda a venda e o setor comercial. Fazendo com que tudo seja facilitado, integrado com motores de pagamento e fazer com que, o cliente dessas empresas, possa realizar compras por conta própria, sem intervenção humana.

Conheça mais sobre a Planne!

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Se ainda restam dúvidas do porquê de nos escolher, saiba que o nosso motor de reservas permite que negócios com lógica de disponibilidade na operação comercial possam configurar suas regras de disponibilidade, tarifas e etc. \

Nossa ferramenta proporciona diferenciais únicos, tais como:

  • Flexibilidade para configuração de acordo com cada negócio/produto, é possível a venda sem agendamento algum, assim como com venda de data e data/horário;
  • A possibilidade de criação de regras de disponibilidade encadeadas;
  • Total possibilidade de flexibilização e personalização na sua ferramenta, podendo deixar ela com a cara da sua marca ou empresa;
  • Possibilidade de possuir o nosso motor de reservas sem ter um site desenvolvido dentro da nossa plataforma, usando apenas widgets;
  • Uma ferramenta totalmente personalizável, onde é possível transferir toda lógica de disponibilidade da operação e de produtos específicos para venda online, que irá ocorrer de forma autônoma.
  • Você possuirá treinamento para que faça edições sozinho dentro da plataforma e também o suporte da nossa equipe de tecnologia quando dúvidas ocorrerem;

Como faço para contratar a Planne?

Através do nosso site, em www.planne.com.br, você poderá encontrar e agendar uma demonstração da nossa plataforma, nossa equipe está totalmente disponível para atender você com preços que começam de R$ 99 reais mensais.

Após deixar o seu contato, entraremos em contato com vocês da forma em que preferir, e todas as suas dúvidas serão resolvidas.


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