Quais as principais tendências do turismo receptivo? 5 para conhecer

Autor do artigo
por Gregório Nardini
11/12/2023
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Os gostos dos consumidores se transformam com o tempo, logo, é crucial que as empresas se adéquem a estas mudanças. Por isso, é importante ficar bastante atento às tendências do turismo receptivo, para saber como atender às demandas dos clientes neste setor.

Vale destacar que o mercado de turismo movimenta muito dinheiro. Para você ter uma pequena ideia, ele foi avaliado em mais de 2 trilhões de dólares, conforme os dados do Statista.

Porém, o alto valor indica que há uma grande concorrência e, para se destacar no meio de tantas outras empresas, é vital corresponder às principais tendências e entregar um diferencial competitivo.

Quer saber como? Continue conosco porque, neste artigo, falamos quais são essas tendências e, ainda, damos dicas de como acelerar vendas do turismo receptivo.

Boa leitura!

Primeiramente, o que é turismo receptivo?

O turismo receptivo é um tipo de serviço de apoio que visa criar experiências únicas aos visitantes. Aliás, o foco dessa modalidade é contribuir para a exploração de tudo o que o local visitado oferece, incluindo serviços de transporte e passeios para guiar os turistas durante a estadia.

Para ficar mais claro, no turismo receptivo, o cliente tem a possibilidade de ter o transporte entre o aeroporto e o hotel, o planejamento do roteiro de viagem e até mesmo a compra antecipada de ingressos para atrações locais.

Todas essas amenidades contribuem para uma experiência completa e mais acolhedora na viagem.

Vale destacar que essa é uma área com muitas possibilidades. Para ajudar quem já trabalha — ou considera ingressar — na área, separamos a seguir 5 tendências do turismo receptivo para investir. Está preparado para descobrir quais são?

>>>> Aproveite e leia: como ganhar dinheiro com turismo receptivo? TOP 8 dicas para lucrar

Quais são as principais tendências do turismo receptivo?

As principais tendências do turismo receptivo são:

  • vendas antecipadas;
  • automatização de processos;
  • personalização;
  • pagamento on-line;
  • responsividade.

Agora, veja os impactos e como aplicar cada uma dessas tendências no seu negócio!

1. Vendas antecipadas

Uma das principais tendências do turismo receptivo são as vendas antecipadas on-line. Ou seja, abrir espaço para que os visitantes possam fazer suas reservas bem antes da viagem.

Entre os benefícios das vendas antecipadas para o turismo receptivo, podemos citar:

  • identificação da demanda e previsão do faturamento;
  • redução das filas e do tempo de espera;
  • diminuição do prejuízo, pois garante a presença do público.

Além disso, ao vender antecipadamente, seu negócio pode se preparar melhor para atender a quantidade de visitantes previstos, seja repondo o estoque ou contratando colaboradores temporários para garantir a melhor experiência ao consumidor.

>>>> Aproveite e leia: como vender ingressos on-line? Estratégias + plataforma

2. Automatização de processos

O futuro do turismo receptivo depende da automação de processos. Em outras palavras, isso abrange a instalação de sistemas que reduzem a interferência humana nas atividades, por meio do uso da tecnologia.

Por exemplo, a automação possibilita criar processos de check-in e check-out rápidos, já que cria um fluxo de compra automático. Assim que o cliente faz uma reserva, seu pedido é computado e ele já recebe o comprovante, sendo direcionado para a saída da compra.

Na prática, essa estratégia poupa tempo e melhora a experiência do cliente, já que ele não precisa esperar que um agente humano confira seus dados e confirme a reserva. A máquina realiza esse processo em segundos e com muito mais segurança.

3. Personalização

Além de destacar os benefícios das vendas antecipadas para o turismo receptivo, precisamos falar sobre as vantagens da personalização no ramo, levando em conta a análise de dados.

Essa estratégia permite oferecer serviços adicionais baseados no comportamento prévio do cliente. Por exemplo, pode-se ver que, em sua última estadia, o hóspede reservou um dia relaxante no spa.

Assim, na próxima vez que ele visitar o site do estabelecimento, você pode oferecer o mesmo serviço ou um extra, como um desconto para o mesmo pacote ou um adicional que se alinhe ao perfil dele.

Ainda falando em personalização, vale a pena escolher plataformas de gestão que se integrem ao Google e ao Facebook, só para exemplificar.

Essa ação facilita a coleta de dados que “jogam luz” sobre o comportamento de compra e os desejos do cliente, direcionando os anúncios mais adequados para cada perfil.

4. Pagamento on-line

No quarto lugar da lista de tendências do turismo receptivo está o pagamento on-line. Esse processo traz mais praticidade, tanto para o estabelecimento quanto para os clientes, pois agiliza o fluxo de pagamentos.

Isso porque o visitante já pode quitar os serviços adquiridos no momento que faz a reserva. Logo, ele não precisa se preocupar em arcar com custos no local, podendo aproveitar melhor a viagem.

Já para a empresa, há a garantia de que o cliente comparecerá ao local. E, caso ele não vá (no-show), seu estabelecimento não perde o dinheiro gasto nas preparações para recebê-lo. Assim, todos saem ganhando.

5. Responsividade

A última das tendências do turismo receptivo é a responsividade dos canais de venda. Aqui, a proposta é garantir que o site esteja otimizado para funcionar perfeitamente, em computadores e dispositivos móveis, inclusive a etapa do check-out.

Para ter uma pequena noção da importância dessa tática, uma pesquisa divulgada pela OuterBox diz que quase 80% dos consumidores fazem compras pelo celular. O mesmo levantamento mostra que 40% dos consumidores procuram a concorrência caso não consigam usar o site pelo celular.

Logo, é vital garantir que todas as transações possam ser realizadas por dispositivos mobile, sem dor de cabeça.

Como acelerar as vendas no turismo receptivo?

Agora que você já sabe quais são as principais tendências do turismo receptivo, basta colocar em prática as dicas que trouxemos neste artigo para acelerar as vendas do seu negócio.

Para isso, indicamos usar um sistema de gestão de ponta, como a Planne, em que você:

  • cria páginas personalizadas, 100% responsivas e com domínio próprio;
  • oferece adicionais baseados no comportamento dos seus clientes;
  • acessa relatórios operacionais e extratos financeiros;
  • emite vouchers;
  • recebe pagamentos on-line;
  • disponibiliza o mapa de lugares;
  • e muito mais!

Vai ficar de fora dessa? Solicite uma demonstração das funcionalidades da Planne e veja como a plataforma pode ajudar seu negócio a se adequar às melhores tendências do turismo receptivo!


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