Venda de ingressos on-line: como aumentá-la e se destacar?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
16/08/2022
Capa do blog

A venda de ingressos on-line registrou um impacto positivo após os dois primeiros anos da pandemia.

Foi o que mostrou uma pesquisa da Mobile Time com a Opinion Box. Segundo ela, no primeiro ano pós-pandêmico, a proporção de brasileiros que utilizaram um aplicativo para comprar ingressos subiu de 44% para 48%.

Porém, não foi só esse segmento que registrou bons resultados. O turismo, que sofreu tanto com a covid-19, voltou com força total.

Só para você ter uma ideia, a expectativa é que as atividades turísticas movimentem R$9,5 trilhões na economia mundial nos próximos semestres. Número impressionante, não é mesmo?

Então, se você deseja aproveitar a retomada do setor turístico, é importante lançar mão de boas estratégias, como investir em tecnologia por meio da criação de um site, como um e-commerce, para ampliar a divulgação dos seus produtos ou serviços, impulsionando suas vendas on-line.

Quer saber como fazer isso da maneira certa e suas vantagens? Então, continue a leitura do artigo!

Quais são as vantagens da venda de ingressos on-line?

Vender ingressos pelos canais digitais promove diversos benefícios para os mais variados negócios, como restaurantes, parques temáticos, hotéis, centros de entretenimento e reservas naturais, por exemplo. Conheça os principais:

  • automação da venda de ingressos;
  • redução de gastos com impressão, distribuição de ingressos, entre outros;
  • mais facilidade para coletar dados do público e utilizá-los para aprimorar campanhas de marketing e vendas;
  • venda constante e ininterrupta;
  • diversificação dos meios de pagamento;
  • mais conforto e praticidade na experiência de compra dos clientes;
  • maior assertividade para converter ações de marketing digital em vendas efetivas;
  • criação de mailing com as informações de quem adquiriu os ingressos para nutrição de leads;
  • gestão unificada das vendas.

Diante de tantas vantagens, você deve estar se perguntando: “o que devo fazer para turbinar minhas vendas de ingressos on-line? Descubra a seguir!

Como fazer vendas de ingressos on-line?

Para fazer a venda de ingressos on-line e ampliar a receita do seu negócio, você pode seguir as seguintes dicas:

1. Estabeleça preços competitivos

Como falamos no início do artigo, o mercado está aquecido e os clientes têm mais alternativas à disposição, e isso significa que a concorrência pode estar mais feroz do que nunca.

Desse modo, é importante que você estabeleça preços competitivos para a venda de ingressos on-line.

Assim, você pode atrair e reter clientes com mais facilidade, aumentando, assim, a sua demanda, e portanto, a sua receita.

Leia também: Como vender voucher on-line e elevar a receita do seu negócio?

2. Invista em marketing digital

O Brasil é o 3º país que mais consome redes sociais no mundo. Então, faz sentido utilizar essas ferramentas para divulgar seus ingressos e aumentar as chances de impactar o maior número de pessoas, não é mesmo?

Então, selecione as plataformas mais usadas pelo seu público-alvo e crie conteúdos atrativos para seus clientes.

Não se esqueça de mesclar as diferentes metodologias de marketing digital, como atração, por meio de tráfego pago e orgânico.

É possível investir em mídia paga para alcançar uma segmentação de leads específica. Ao mesmo tempo, desenvolva blogposts com conteúdos exclusivos sobre as experiências que seu negócio proporciona, abusando de termos e palavras-chave relacionadas ao seu nicho.

Saiba mais em: Como utilizar redes sociais de áudio na estratégia de marketing?

3. Utilize o gatilho mental da escassez

O gatilho mental da escassez é uma estratégia de vendas que visa gerar urgência no cliente para garantir produtos ou serviços que estão se esgotando, ou em promoção por tempo limitado.

Nesse contexto, a venda de ingressos on-line é favorável para essa estratégia. É possível utilizar frases atrativas para mostrar aos clientes que restam poucas unidades do ingressos, como, por exemplo:

  • "A venda de ingressos termina em 3 dias. Não deixe para a última hora!"
  • "Tá esperando o quê?! Apenas 100 ingressos restantes! Garanta o seu antes que esgotem!"

Caso utilize a reserva antecipada para aumentar as vendas do seu restaurante, o gatilho da escassez também se faz muito útil. Experimente algo como: "Garanta sua reserva para o jantar romântico do Dia dos Namorados antes de esgotar!”

Aqui, ressaltamos que você deve sempre se basear em indicadores reais. Nada de fazer ofertas enganosas apenas para atrair clientes, combinado?

4. Tenha um site para venda de ingressos on-line responsivo

Ter um site responsivo é primordial para a venda de ingressos on-line!

Você se lembra do primeiro dado que citamos no artigo? Neste ano, 48% dos brasileiros utilizaram o smartphone para comprar ingressos.

Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tela, seja celular, computador ou tablet. Com isso, é possível proporcionar uma experiência de compra mais agradável e acessível.

Investir nesta tecnologia permite que você amplie e democratize a venda de ingressos nos canais digitais, aumentando também a usabilidade, a satisfação do usuário e suas taxas de conversão.

“E como criar um site para venda de ingressos on-line responsivo?!”, ótimo questionamento.

Fique tranquilo. Apresentaremos a solução perfeita para você mais adiante no artigo!

5. Monitore as vendas

Independentemente do seu ramo de atuação, produto ou serviço, é essencial monitorar os resultados de vendas. Logo, o mesmo deve ser feito com a venda de ingressos on-line.

Isso porque acompanhar os resultados das vendas permite que você analise indicadores de desempenho da sua campanha. Dessa forma é possível:

  • identificar os canais de marketing de maior eficiência;
  • antecipar demandas;
  • detectar tendências;
  • compreender o que afeta ou não o seu público.

Se você contar com uma plataforma de bilheteria on-line, fazer isso será moleza. Reunir esses dados será muito mais rápido e a tomada de decisão será mais assertiva e eficaz.

Entretanto, se você não possui essa facilidade e tampouco sabe onde vender o seu ingresso, nós iremos te ajudar.

Onde posso vender meu ingresso?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando onde, exatamente, vender o seu ingresso.

Para esse fim, temos duas alternativas:

  1. criar seu próprio site para venda de ingressos on-line. O que implica contratar desenvolvedores, designers e uma pequena equipe de TI;
  2. investir em uma plataforma especializada, whitelabel (customizável com a marca da sua empresa), como a Planne.

Desenvolver seu próprio site é bastante trabalhoso. Você deverá dispor de um investimento maior para hospedagem do site, criação do design das suas páginas e integração com os meios de pagamento.

Utilizando uma plataforma de venda de ingressos como a Planne, você pode criar seu próprio site utilizando sua identidade visual e o domínio com o nome da sua marca com a ajuda de templates modernos e amigáveis ao usuário.

Além disso, plataformas especializadas como a da Planne, oferecem uma solução de pagamentos adaptada, integrada e segura para aumentar a conversão de vendas.

Visite nosso site e saiba mais sobre a Planne Pay!

Qual a melhor plataforma para venda de ingressos?

A melhor plataforma de vendas de ingressos on-line para o seu negócio é a Planne, e nós te explicamos por quê!

Veja quais são os principais recursos que a nossa solução oferece:

- whitelabel: crie um site para vender seus ingressos on-line totalmente personalizado para a sua marca; - site responsivo: tenha um site adaptável para qualquer tamanho de tela e permita que seu cliente acesse seu site com facilidade; - Planne Link: envie links de pagamento personalizados para seus clientes e fidelize-os com uma experiência de compra segura e simples; - integração com Google Analytics: acompanhe em tempo real os acessos do seu canal de vendas on-line; - regras de disponibilidade: controle a disponibilidade do seu negócio de forma flexível e automática; - check-out ultrarrápido: na venda de ingressos on-line, cada segundo conta! Na Planne, o check-out ocorre dentro do seu site, de maneira simples e rápida; - mapa de lugares: ofereça a possibilidade do seu cliente escolher o lugar, e até cobre mais por isso. - gestão de tarifas: configure diferentes grupos de tarifas, acompanhando as lógicas de preços do seu negócio de acordo com datas e horários.

Ufa! Entendeu porque a Planne é o melhor site para vender ingressos?

Não perca tempo e amplie a lucratividade do seu negócio com a Planne! Entre em contato conosco e comece escolhendo a plataforma certa.

Nossa equipe está pronta para criar um site e-commerce personalizado e eficiente para facilitar a venda de ingressos on-line e impulsionar o seu negócio.

Ainda não está convencido sobre as facilidades? Aqui estão mais algumas!

Continuando a nossa jornada sobre como melhorar os números da venda de ingressos on-line, gostaríamos de destacar alguns pontos importantes sobre a adoção de estratégias bem pensadas. Será que você anda fazendo certo?

1. Escolha a plataforma certa e facilite o processo de gestão

A bilheteria virtual pode ser feita por meio de plataformas específicas, que tornam a gestão muito mais fácil, devido a uma série de recursos que essas ferramentas oferecem. Dessa forma, é possível saber como está o andamento das vendas e o nível de interesse das pessoas.

Por exemplo, é possível descobrir quem visita o site, mas não compra o ingresso. Você também consegue identificar problemas que estejam impedindo essas compras.

A partir daí, é possível estudar novas formas de divulgação, encontrar o causador do problema e qual a possível nova estratégia que lhe trará resultados.

2. Vender mais e com um custo menor? É possível!

Isso você já sabe, mas vale relembrar: disponibilizar um ambiente on-line em que as pessoas comprem sem sair de casa é uma estratégia de redução de custos que funciona como uma via de mão dupla.

Certamente seria um gasto maior para o público ter que ir a um ponto de venda para poder adquirir o ingresso, da mesma forma que, para a produção, haveria mais custos com a manutenção desse ponto físico.

A possibilidade de maiores lucros é sempre vista com bons olhos, então a modalidade digital é muito atraente. Certamente o ambiente on-line também gera custos para que a divulgação e a venda sejam feitas de forma eficiente, mas ainda assim ficam abaixo de um possível ponto físico.

3. Venda constante e ininterrupta

Vender ingressos pela internet é uma forma de abrir um horizonte de infinitas possibilidades, tornando tudo mais amplo e fácil. Uma das vantagens é não cessar as vendas em nenhum momento do dia, até que elas estejam esgotadas.

O ambiente on-line permite que os ingressos sejam vendidos 24 horas por dia, sendo computados a qualquer momento, uma vez que o sistema está funcionando constantemente.

Essa possibilidade amplia muito as condições de venda, atendendo a todas as necessidades. Uma pessoa que só tem tempo à noite, por exemplo, não poderia comprar em um ponto físico que fecha às 18h.

4. Seja mais competitivo e ofereça um diferencial

O sucesso de uma transação passa diretamente pelas possibilidades de vendas mais confortáveis, práticas e bem direcionadas ao público.

Assim como facilitar a vida do consumidor, é também fundamental proporcionar uma experiência memorável e satisfatória.

Dessa forma, sua empresa pode, além de oferecer a venda de ingressos on-line, também abrir portas para o consumo de outras opções, como pacotes de serviços e até mesmo souvenirs do local.

Descomplique a venda de ingressos on-line e invista seu tempo em tarefas mais complexas

Para aumentar as vendas do seu restaurante, melhorar os números de reservas de ingressos da sua empresa e se tornar uma marca referência em mais cidades não é tão difícil e complicado. Basta saber utilizar as ferramentas que estão disponíveis no mercado.

Se você quiser seguir essas dicas, entre em contato com a equipe da Planne e comece escolhendo a plataforma certa! Boas vendas!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo