3 dicas para minimizar a taxa de chargeback na minha empresa

Autor do artigo
por Gregório Nardini
06/09/2022
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No último texto você aprendeu o que era o chargeback, ou “reversão de pagamento”. Se você ainda não leu o texto anterior, clique aqui. Mas, de antemão, o chargeback é o simples ato de uma operadora de cartões de créditos restituir ao comprador o valor de uma compra “não reconhecida”.

Pensando nesse possível problema que o seu e-commerce pode ter, queremos que você entenda o que fazer para evitar o chargeback.

Existem alguns motivos que podem justificar o chargeback, como um erro no processamento que pode gerar uma compra não reconhecida pelo dono do cartão, mas muitos casos estão relacionados a possíveis fraudes. Para se ter uma noção, em 2019 o e-commerce nacional perdeu 1,9 bilhões de reais com prejuízos causados por fraudes online, 36% a mais em relação à 2018. (Fonte: E-commerce Brasil). Por isso, siga os seguintes passos para o funcionamento seguro do seu site.

Aposte em uma boa gestão antifraude

Quando pensar em uma solução para montar o seu site, pense em uma que já foi desenvolvida pensando no antifraude que o seu site poderia ter.

Quando se utiliza tecnologias antifraude de ponta, seu site poderá reconhecer comportamentos inadequados ou incomuns de usuários e notificar você. Além, é claro, de bloquear compras que podem ser fraudulentas.

Permita pagamentos em boleto

Óbvio que não são todos os seus clientes que escolherão fazer pagamentos por boleto. Por isso, não exclua as opções de pix ou cartão de crédito. Porém, os boletos ainda se mostram como uma forma segura de transação para as duas “pontas” da compra.

Sem contar que, há uma taxa baixíssima de usuários que emitem boletos que estão buscando aplicar algum tipo de golpe em você ou na sua empresa.

Forneça prazos de entrega reais

Muitos compradores fazem uso da possibilidade de chargeback ao perceberem que a data de entrega marcada está próxima mas o seu produto não. Ou pior, em casos em que o prazo de entrega já passou. Mais de 50% dos usuários pedem chargeback para não serem lesados.

Em muitos desses casos, você já não consegue avisar a transportadora para trazer seu produto e acaba tendo uma perda tripla:

  • O valor do seu lucro;
  • O produto enviado;
  • E o já investido na transportadora.

Faça uso do AR dos Correios

Outra forma de prevenir seu negócio dos riscos com chargeback é utilizar o aviso de recebimento dos Correios e/ou transportadoras.

As entregas via Correios oferecem a opção de emissão de Aviso de Recebimento (AR), que indica quando a mercadoria foi recebida pelo cliente.

Já o recurso “mão própria” serve para recolher a assinatura do cliente no ato da entrega.

No entanto, lembre-se de que há custos para a contratação desses serviços. Se não for possível estender a todas as compras, use apenas nos envios de produtos mais caros, já que são os principais alvos de fraudes envolvendo chargebacks.

Esteja próximo ao seu cliente

Vender online não é só: vender > enviar > aguardar > pronto!

Principalmente se a sua loja está no começo, o usuário quer ter certeza de que comprou de uma empresa correta e com valores e, essa confiança só virá, se você se mantiver próximo a ele.

Atualize prazos, andamento do processo logístico, encaminhe cupons de desconto, pergunte se o produto chegou como deveria ou se o serviço oferecido no voucher que o cliente usou foi de qualidade… Aproveite! Seja humano com seu cliente!

Gostou das dicas de hoje? Isso e muito mais você só encontra aqui, no blog da Planne. Prepare-se, leia e estude para cada vez mais aumentar o seu faturamento usando tecnologia de ponta!

Qualquer nova dúvida que surgir, entre em contato com a nossa equipe!


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