O que é voucher e como funciona o pagamento das vendas antecipadas?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
26/10/2023
Capa do blog

Que tal vender antecipadamente um serviço que será prestado nos próximos dias ou meses? Se a ideia te interessa, vale a pena entender o que é voucher e como funciona essa ferramenta. Na prática, trata-se de um comprovante de pagamento, um documento que atesta que o consumidor já arcou com os custos do que foi contratado.

Por conta disso, a ferramenta é muito usada por empresas que trabalham diretamente com atendimento ao público, como parques e restaurantes temáticos e, ainda, pelas companhias que trabalham com turismo receptivo.

A propósito, oferecer o voucher pode ser um diferencial interessante para se destacar no mercado.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para ver:

  • o que é voucher e como funciona o pagamento;
  • quais são as vantagens da ferramenta;
  • como emitir vouchers para venda antecipada.

Não perca tempo e confira!

O que é voucher e como funciona?

O voucher é um tipo de recibo que atesta que os valores cobrados por um serviço já foram pagos. Aliás, a tradução literal do termo para o português é “comprovante”. No caso, esse é um documento usado para trazer mais segurança às transações, assegurando que um pagamento foi feito e a pessoa de posse do voucher pode acessar um estabelecimento.

O funcionamento dessa ferramenta é bem simples. O cliente paga antecipadamente por um produto ou serviço, a exemplo da reserva de day use em um hotel. Em seguida, o estabelecimento emite um documento que comprova a operação, informando o prazo de validade e os termos de uso. Fácil, não é mesmo?

A propósito, é bem comum a entrega de voucher como o comprovante de que um cliente fechou uma compra por um motor de reservas on-line. Nesses casos, os documentos servem como uma confirmação da reserva antecipada.

E, sim, não existe apenas um tipo de voucher. Na verdade, eles têm diversas finalidades, como:

- voucher de desconto: um tipo de cupom desconto, que pode ser resgatado diretamente nos estabelecimentos, como os restaurantes temáticos; - voucher de brinde: dá um brinde ou serviço adicional na hora da compra, como uma massagem no day use; - voucher de fidelidade: oferece benefícios para clientes recorrentes, tal como o abatimento nos valores dos serviços; - voucher para venda antecipada: serve como um comprovante emitido pelo sistema de agendamento online com pagamento a venda antecipada de serviços, no caso das reservas em parques temáticos e afins.

Compreendeu o que é voucher e como funciona? Então, continue lendo para aprender como é feito o pagamento.

Como funciona o pagamento com voucher?

O pagamento com voucher funciona ao apresentar o comprovante no estabelecimento no momento do check-in. Por exemplo, no caso de um agendamento de day use usando um motor de reservas on-line, o cliente tem acesso ao arquivo pelo e-mail cadastrado no sistema e precisa apenas mostrá-lo ao funcionário responsável.

Para ficar mais claro, a ordem dos processos é a seguinte:

  • o consumidor escolhe os serviços que deseja consumir e a data da visita;
  • depois, ele paga pela própria plataforma — via Pix, boleto ou cartão de crédito;
  • ao pagar, ele recebe um comprovante, atestando que já arcou com os custos;
  • no dia e horário combinado, basta comparecer ao local para ter acesso aos serviços;
  • ao apresentar o documento no local, o funcionário checa a validade do voucher no sistema;
  • feito isso, o consumidor é liberado para aproveitar a estadia, o jantar especial ou outro serviço contratado.

Bem fácil de entender o que é voucher e como funciona o pagamento, não é? Para complementar, vamos conferir quais as vantagens do comprovante para seu negócio!

>>>> Aproveite e leia: aumente o ticket médio do parque oferecendo a venda antecipada de ingressos

Por que usar voucher? 4 vantagens para seu negócio

O voucher é uma ferramenta extremamente útil para usar na sua bilheteria on-line. Confira 4 vantagens da ferramenta a seguir!

1. Traz mais segurança

Os vouchers trazem mais segurança, tanto para os estabelecimentos quanto para os clientes. Como o nome já indica, eles servem como comprovantes de pagamento para um serviço.

Em outras palavras, os clientes garantem acesso ao que adquiriram pelo site e a empresa tem a certeza de que recebeu pelo seu trabalho. Aliás, os documentos descrevem quais os serviços reservados, com os valores e prazos para uso.

>>>> Não deixe de ler: no-show? Saiba o que é e como evitar!

2. Dá mais previsibilidade

Não basta saber o que é voucher e como funciona; aqui, vale ter em mente que é uma ferramenta imprescindível para fazer a previsão de vendas, a projeção dos rendimentos futuros do estabelecimento.

Por ser um comprovante, o documento garante o uso dos serviços na data prevista. Logo, você tem a certeza de receber o valor referente ao trabalho e pode fazer um planejamento mais assertivo, em termos de insumos, colaboradores, finanças e afins.

>>>> Aprenda mais: como a previsibilidade pode salvar seu negócio?

3. Oferece acessibilidade

Oferecer voucher para venda antecipada ainda garante mais acessibilidade. Imagine um hotel temático com day use. Neste exemplo, é possível usar uma bilheteria para fazer reservas e enviar os comprovantes via e-mail.

Com isso, os clientes não precisam se deslocar até o local para comprar. Em vez disso, podem realizar toda a operação de casa, pela internet, evitando filas e desconfortos, bastando comparecer no dia agendado, com tudo já pago.

4. Aumenta as vendas

Para finalizar, os vouchers são ótimas maneiras de aumentar as vendas do negócio, seja oferecendo o comprovante de pagamento antecipado ou o desconto nos serviços do estabelecimento.

De toda forma, são armas poderosas para atrair mais clientes e permitir que o negócio continue lucrando, mesmo na baixa temporada.

Como emitir voucher para venda antecipada?

Compreendeu o que é voucher e como funciona, bem como seus benefícios? Então, que tal adotar um sistema de agendamento on-line com pagamento para seu negócio e oferecer essa ferramenta aos seus clientes?

Com a Planne, você faz isso de maneira prática e rápida, além de ter acesso a diversas outras funcionalidades interessantes para fazer sua empresa decolar, como:

  • integrações com vários sistemas;
  • criação de páginas personalizadas, responsivas e com domínio próprio;
  • acesso aos templates gratuitos para customizar o canal de venda;
  • extratos financeiros;
  • pagamento on-line simplificado com a Planne Pay;
  • gestão simplificada de tarifas;
  • e muito mais.

Solicite uma demonstração gratuita e veja o que a Planne pode fazer pelo crescimento do seu negócio!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo