O que é marketing local? Top dicas para aplicar no day use!

Autor do artigo
por Gregório Nardini
18/01/2024
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Você sabe o que é marketing local e como pode atrair mais clientes para hotel ou resort? Hoje, vamos te mostrar como essa estratégia, aliada ao day use, pode aumentar o faturamento do seu negócio.

Antes de mais nada, saiba que o day use é um serviço que permite ao cliente usufruir da infraestrutura do hotel ou resort por um período, sem pernoitar. Essa é uma boa pedida para aumentar a ocupação e a receita, especialmente na baixa temporada ou durante a semana.

E, para aproveitar essa oportunidade, você precisa saber como divulgar seu serviço para o público certo, no lugar certo e na hora certa. E é aí que entra o marketing local.

Neste artigo, você vai aprender o que é marketing local, qual é a importância para o day use e, ainda, como atrair e engajar clientes locais para o hotel ou resort. Ao final, você terá um guia completo para fazer o day use decolar com o marketing local.

Boa leitura!

O que é marketing local?

O marketing local é uma estratégia para prospectar clientes que estão próximos do negócio, ou seja, no bairro, cidade, região ou área de influência. Em geral, as pessoas tendem a consumir produtos e serviços que estão mais próximos, desde que atendam às suas necessidades e preferências.

Quais são as características do marketing local?

Segmentação: a ideia é focar em um público específico, com características demográficas e comportamentais semelhantes, estando dentro de um raio de ação curto.

  • Personalização: é importante adaptar a oferta e a experiência oferecida de acordo com os hábitos do público local.

  • Proximidade: o marketing local busca criar uma relação de confiança, aproveitando a proximidade física entre o negócio e o cliente.

  • Relevância: é preciso oferecer soluções relevantes para o público local, levando em conta as demandas e os eventos locais.

Saber o que é marketing local é importante para o setor hoteleiro porque possibilita se destacar da concorrência, além de se posicionar como uma referência na região, gerando mais reservas e, claro, mais lucro.

Como fazer o marketing local?

Para saber como fazer o marketing local com sucesso, veja algumas estratégias práticas, logo adiante.

1. Conheça o público local

Antes de fazer qualquer ação de marketing local, você precisa entender quem é o público e quais são suas características e necessidades.

Para isso, use ferramentas como pesquisas de mercado, análises SWOT, personas, mapas de empatia, jornadas do cliente e outras.

2. Defina seu posicionamento na região

Depois de conhecer o público local, é hora de definir como você quer ser percebido, estabelecendo como vai se relacionar e contribuir para o desenvolvimento local.

Para tal, use ferramentas como o modelo Canvas de proposta de valor e a matriz de posicionamento.

3. Escolha os canais de comunicação

Escolha os meios que você vai usar para divulgar seu hotel ou resort para o público local. Alguns exemplos são: a criação de conteúdo em redes sociais e blogs, com estratégias de SEO, e-mail marketing e afins.

4. Crie campanhas locais

O tráfego pago é a última etapa para quem quer saber como fazer um marketing local de sucesso. Nas campanhas de anúncio, busque criar ações de marketing local planejadas para atingir objetivos como: aumentar a visibilidade, atrair clientes e gerar vendas.

Para usar essa estratégia, é crucial definir o objetivo, orçamento e cronograma de ação. Tenha um plano claro e consistente, além de fazer a análise de dados para avaliar os resultados.

Qual é a importância do marketing para o day use?

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Como mencionamos, o day use é um serviço que atende à demanda local. Isso envolve pessoas que moram, trabalham e estão perto do seu hotel ou resort e querem aproveitar a infraestrutura do estabelecimento por algumas horas, sem precisar se hospedar.

Portanto, o marketing local é a melhor forma de atrair esse público, permitindo que você se destaque da concorrência intensa no setor de hospitalidade, especialmente em grandes cidades ou destinos turísticos visados.

Ao fazer um bom marketing local, você pode evidenciar:

  • diferencial;

  • valor;

  • qualidade;

  • proximidade;

  • conveniência;

  • confiança;

  • relevância.

Como apostar na promoção e publicidade local de day use?

Para fazer a promoção e publicidade local de day use, veja essas sugestões:

  • ofertas e descontos exclusivos para o público local;

  • parcerias e patrocínios com empreendimentos da região;

  • conteúdo pensado para quem está na localidade.

Com essas dicas, será mais fácil atrair o público local e elevar o potencial de lucratividade. E, por falar em atração, no próximo tópico, vamos te mostrar as melhores estratégias para otimizar os resultados.

Como aproveitar os benefícios da atração local para hotéis e resorts?

Depois de entender o que é marketing local, chegou a hora de atrair os clientes para o hotel ou resort, sobretudo para o serviço de day use.

Use táticas que despertem o interesse, a curiosidade e a vontade, estimulando a ação do público local, considerando as dicas a seguir.

1. Pense em uma identidade visual relacionada ao local

Uma forma de atrair clientes é criar campanhas com imagens, marcas e cores relacionadas à sua região, transmitindo a personalidade do local ao fazer referência a um ponto turístico ou lenda, por exemplo.

Outra ideia é usar uma cor que remete a uma paisagem ou aos elementos típicos. O importante é que você crie uma identidade que seja original e atraente para o público local.

Leia também: O que é brand book? Como produzir um para sua marca?

2. Esteja presente

Outra forma legal de atrair clientes locais é estar presente e ativo nos eventos e nas redes, que sejam frequentados pelo público da região.

Por exemplo, participe de feiras, exposições e festivais que aconteçam na localidade e tenham a ver com o segmento.

Essa é uma forma de mostrar o serviço de day use para os potenciais clientes ou distribuir panfletos, cartões e brindes com seu contato.

O importante é que você crie uma atração local para hotéis e resorts que seja forte, consistente e duradoura para o hotel ou resort, destacando o serviço de day use.

Dicas de estratégias de engajamento local

Para chamar a atenção dos clientes para o serviço de day use, use estratégias de engajamento local, como:

crie comunidades locais: monte grupos que reúnam os clientes da região e que tenham interesses e valores comuns;

ofereça experiências regionais: outra forma de engajar é propiciar experiências locais, com sensações relacionadas à cultura e história do lugar;

participe de eventos fora do escopo do negócio: apoie projetos e iniciativas que sejam importantes para a comunidade local.

Leia também: Como o turismo de experiência pode turbinar seu negócio?

Aproveite o marketing local para fazer seu negócio crescer

Você chegou ao final deste artigo sobre o que é marketing local e como aplicar no seu serviço de day use. Esperamos que tenha aprendido muito e esteja pronto para aplicar as estratégias apresentadas no negócio.

Entretanto, o aprendizado não para por aqui. Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto e conhecer outras estratégias de marketing para o hotel ou resort, confira outros posts relacionados ao setor!

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