Sistema de reservas on-line para restaurantes: por que usar?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
27/10/2022
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Estar atualizado com as novas tecnologias e tendências de mercado é crucial para a longevidade de qualquer negócio. Por isso, discutimos um tema de extrema importância: o sistema de reserva on-line para restaurantes.

A implementação de um sistema de reservas on-line pode aprimorar a gestão e a atuação do seu restaurante no meio virtual, além de facilitar a vida dos clientes.

Na prática, as reservas on-line ajudam a evitar situações estressantes e a economizar o tempo do cliente, que não precisa se preocupar com longas buscas por um lugar para comer ou com extensas filas de espera.

Por outro lado, a ferramenta é importante para promover o seu negócio no ambiente on-line considerando que, atualmente, a presença digital é uma parte fundamental do posicionamento e do crescimento dos empreendimentos.

Portanto, se você quer ter o seu restaurante sempre cheio, é essencial considerar a tecnologia em sua operação.

Continue lendo para saber mais sobre o sistema de reservas on-line para restaurantes!

O que é voucher de reserva?

Voucher é um comprovante de compra ou de desconto entregue antecipadamente aos clientes. Ele funciona como uma forma de garantia para o consumo dos serviços ou dos produtos oferecidos pelo estabelecimento. Não por acaso, a palavra voucher, traduzida para o português, significa garantia ou comprovante.

Geralmente, os vouchers são adquiridos por meio de condições de preço especiais, como descontos, ou são fornecidos como bônus ou premiação.

Nos restaurantes, é comum que os clientes comprem um voucher de reserva para garantir uma mesa ou uma experiência específica no futuro, como é o caso dos restaurantes temáticos.

Como funciona um software de gestão de reserva?

Tanto a implementação quanto o uso da reserva on-line são simples para os usuários.

O estabelecimento pode ter um site próprio, contando com uma plataforma especializada para criar uma página personalizada com a sua marca. Dessa forma, a criação de sistemas de reserva on-line para restaurantes acontece de forma acessível e direta.

É possível firmar parcerias com empresas e profissionais confiáveis, reunindo diferentes especialistas em um só lugar.

Ao contratar esse tipo de serviço, você terá o suporte de uma equipe experiente e com conhecimento de mercado, com a possibilidade de usar layouts prontos personalizados de acordo com a identidade da sua marca e com as funcionalidades que melhor se adequam ao seu negócio.

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Como funciona a reserva de um restaurante?

A reserva de um restaurante acontece da seguinte forma: os clientes entram em contato ou visitam o local com uma demanda por mesas ou lugares. Caso haja disponibilidade, o pedido é confirmado com a inscrição dos dados dos solicitantes em um livro ou sistema de reservas on-line para restaurantes.

Nesse processo, um sistema de reserva reduz erros e obstáculos, tornando a operação mais eficiente e proporcionando conforto aos clientes.

Leia também: Reservas antecipadas podem aumentar o faturamento do seu restaurante temático

Quais as vantagens de um sistema de reservas on-line para restaurantes?

Um sistema de reservas on-line para restaurante traz benefícios significativos para o negócio, já que envolve:

  • mais visibilidade;
  • mais comodidade para os clientes;
  • diferencial competitivo;
  • mais praticidade em menos tempo.

A popularização dos serviços digitais cresce a cada dia. É muito cômodo realizar uma reserva on-line em poucos cliques, com pouco tempo disponível e de qualquer lugar. Para o dono do estabelecimento, o ganho é de tempo e de dinheiro. Saiba mais detalhes sobre as vantagens da reserva on-line.

Mais visibilidade

Atualmente, a maioria das pessoas procura on-line por lugares para frequentar, especialmente em cidades maiores ou turísticas.

No caso das cidades menores, a implementação de um sistema de reservas on-line para restaurantes é fundamental para criar visibilidade no meio virtual.

Nesse contexto, ter uma boa presença digital faz com que as pessoas encontrem mais facilmente o seu estabelecimento mesmo diante de um mercado concorrido.

Já nas cidades grandes ou para restaurantes com alta demanda, a implementação do sistema de reservas on-line torna-se ainda mais importante, pois permite expor ainda mais a marca.

Isso porque esta é uma forma de diferenciação em lugares com muitos concorrentes. Além disso, nos locais com alta demanda, ajuda a melhorar os processos internos, já que o cliente tem autonomia e não é necessário dispor de um colaborador para realizar essa função.

Por fim, inovações nesse sentido aumentam as chances do seu restaurante ser divulgado ou de um mesmo cliente retornar.

Mais comodidade

O cliente consegue comprar o seu voucher de reserva de qualquer lugar e a qualquer hora.

Essa praticidade oferecida pelo sistema de reservas para restaurantes aumenta as chances de compra e permite que seu estabelecimento esteja sempre cheio.

Além da facilidade de aquisição, o sistema evita que o cliente chegue ao seu estabelecimento e não encontre lugar. Nesse caso, você perde o cliente ou faz com que ele espere desagradáveis minutos ou horas em uma fila para ser atendido.

De forma simplificada, portanto, a ferramenta possibilita escolher uma mesa e um dia e horário da preferência do cliente, dando a ele liberdade de escolha e conforto.

Diferencial de mercado

Já citamos que implementar um sistema de reservas on-line para restaurantes é uma forma inteligente de criar diferencial de mercado em relação à concorrência.

Em meio ao surgimento de tantos negócios digitalizados, não é fácil se manter como prioridade pelos consumidores.

Por isso, apostar em diferentes estratégias, melhorias contínuas no atendimento e boas experiências ao cliente faz não somente você sair na frente, como também ser a primeira opção das pessoas.

Mais praticidade em menos tempo

O sistema de reservas para restaurantes vai além de ajudar os clientes, facilitando a vida dos empreendedores.

Ele permite o acompanhamento em tempo real dos índices e das vendas, controlando, de forma simplificada, a quantidade de reservas para cada dia e horário.

Também é possível emitir relatórios para controle e identificar períodos de maior ou de menor frequência.

Durante períodos movimentados, o volume de entradas e saídas pode ser melhor controlado, enquanto em períodos mais calmos, é possível pensar em estratégias para atrair mais clientes e oferecer promoções para reservas antecipadas.

Portanto, a adoção da reserva on-line otimiza o tempo dos colaboradores, permitindo que se dediquem a tarefas mais importantes e que distribuam o fluxo de trabalho com eficiência.

Como fazer uma reserva em um restaurante?

Para fazer uma reserva em um restaurante, siga o seguinte passo a passo:

- defina os dias e horários disponíveis para reserva, considerando a demanda e a capacidade do local; - estabeleça a quantidade mínima e máxima de pessoas incluídas na reserva; - crie uma política de cancelamento informando sobre taxas, tempo mínimo de antecedência para cancelamento e tolerância em casos de atrasos; - promova as reservas do restaurante para atrair mais clientes interessados; - controle as reservas para garantir uma boa experiência aos clientes; - mantenha um registro das reservas de forma simples e otimizada, para evitar problemas de sobreposição ou de superlotação.

Com um sistema de reservas on-line para restaurantes eficiente, como o da Planne, você pode controlar a disponibilidade do seu restaurante de forma flexível e automática. Dessa forma, facilita a gestão das reservas e proporciona mais praticidade, tanto para o estabelecimento, quanto para os clientes.

Converse com um dos profissionais da Planne agora mesmo. Você verá como trabalhamos com tecnologia de ponta, construindo um produto incrível junto com você. Essa parceria tem tudo para alavancar o seu crescimento e manter as portas do seu restaurante sempre abertas!


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