Reservas antecipadas podem aumentar o faturamento do seu restaurante temático

Autor do artigo
por Gregório Nardini
14/03/2023
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Previsibilidade, casa cheia, aumento de faturamento, maior número de clientes alcançados… Esse cenário é o sonho de qualquer proprietário de restaurantes temáticos, não é?

Para alcançar esse objetivo, temos uma solução: reservas antecipadas.

Vale a pena antecipar reservas?

Por mais óbvio que pareça, as reservas de mesas realizadas nos bares e restaurantes temáticos devem beneficiar tanto os consumidores, quanto o negócio.

Aos clientes é dado o direito de ter uma mesa com dois ou mais lugares, para a data e/ou horário que desejam. Por outro lado, o restaurante pode antecipar sua demanda e planejar melhor a escala da sua equipe, ajustando também a sua oferta, por exemplo.

Mas por que vender reservas antecipadas?

As reservas online trazem uma série de vantagens para a sua empresa. Primeiramente, você pode ter previsibilidade de quantos clientes receberá em uma noite e evitará o desperdício de insumos.

Segundo, você estará na frente dos seus concorrentes quando falamos em alcançar aqueles viajantes que possuem o hábito de se programar antes de se dirigir para a sua cidade. Hoje em dia, a maioria das pessoas prefere viajar com todos os itens da sua viagem já comprados para não se enganar com golpes ou, até mesmo, fugir do orçamento que possui disponível para a viagem.

Além disso, vendendo dessa forma, você estará modernizando a sua empresa e podendo gerir melhor o tempo de seus colaboradores, visto que eles precisarão ficar cada vez menos “pendurados” ao telefone para dar informações e fechar novas reservas e poderão usar esse tempo para atender com mais qualidade o seu consumidor final.

E como gerenciar reservas antecipadas?

Uma mudança nos processos da sua empresa e alguma adaptação da parte de todos os envolvidos com a sua marca pode ser necessário. Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar a gerenciar as suas reservas antecipadas!

1 – Tenha uma política de reservas de mesas

Apesar das reservas no restaurante temático serem utilizadas muitas vezes como um gatilho de escassez, a estratégia pode ir “por água abaixo”, se não for bem definida.

Uma boa política de reservas de mesas no restaurante deve incluir:

  • número de mesas ou lugares disponíveis;
  • calendário (datas e horários);
  • condições de reserva, alteração e cancelamento;

O ideal é sempre informar o cliente, esclarecendo possíveis dúvidas. Outra dica fundamental para evitar cancelamentos, por exemplo, é pedir para os clientes chegarem com pelo menos 15 minutos de antecedência ao horário agendado.

Em caso de atraso ou no-show, ou seja, não comparecimento, deixe claro que os lugares podem ser ocupados por outras pessoas – conforme a demanda do local.

2 – Facilite o processo das reservas

Se o objetivo é aumentar o número de reservas, vale pensar também em como facilitar esse processo.

Muitos restaurantes já têm substituído o agendamento telefônico, por canais online e mais interativos como site, agendas online ou aplicativos. As reservas online não só facilitam a disponibilidade das mesas, como também ajudam no gerenciamento das vagas. Isso tanto do lado do negócio, quanto dos consumidores.

O mais importante é dar opções para que o próprio cliente gerencie sua reserva. Em outras palavras, se necessário, o cliente poderá ajustar a agenda, desde que a política de reservas ou cancelamento permita, tendo assim mais autonomia.

Lembre-se de solicitar também o nome e os contatos do solicitante. Assim, no caso de algum imprevisto operacional, você também poderá entrar em contato com o cliente.

3 – Ofereça benefícios para as reservas antecipadas

Se um cliente faz uma reserva no restaurante, implicitamente está dizendo, antes de tudo, que tem preferência pelo seu bar ou restaurante. Em contrapartida, o seu estabelecimento também pode incentivar e beneficiar seus clientes fiéis. Assim, quem faz reservas antecipadas e garante presença, pode ter vantagens exclusivas.

As sugestões de benefícios da reserva antecipada podem incluir:

  • entrada preferencial sem necessidade de enfrentar filas;
  • cortesias de bebidas ou petiscos de aperitivos (o bolinho ou sobremesa com a vela acesa, também é muito válido!);
  • descontos no consumo de determinados itens do cardápio.
  • participação em programas de fidelidade.

Ao entender o perfil dos seus visitantes, ficará muito mais fácil definir o melhor benefício para evitar essas “quebras” nas reservas.

4 – Disponibilize horários alternativos

Para não comprometer a sua demanda esporádica, é recomendável comprometer no máximo 50% da ocupação do seu restaurante. É claro que isso pode variar de negócio a negócio e em função da época do ano. No entanto, ter esse planejamento mínimo pode ajudá-lo a pensar em outras estratégias.

Caso não consiga oferecer mais reservas nos chamados “dias ou horários nobres”, que são aqueles mais concorridos, disponibilize outras opções de agenda, concedendo algum tipo de benefício.

Ao fazer sua avaliação, considere também os dias ou horários com menor taxa de ocupação. As datas festivas ou comemorativas, assim como os períodos de alta temporada, que costumam ter lotação máxima, podem ser responsáveis por boa parte do seu faturamento.

Entretanto, se o seu bar ou restaurante temático funciona todos os dias e tem, portanto, custos fixos, você pode e deve pensar em formas criativas para antecipar sua demanda e/ou atrair novos clientes.

5 – Trabalhe com listas de espera

Ao efetuar um novo agendamento, mais próximo a data ou horário, confirme a reserva com o cliente encaminhando um lembrete. Esse lembrete pode ser encaminhado via e-mail, SMS, chat online, dentre outros. A confirmação pode ser automática ou não e a boa notícia é que muitas ferramentas de reservas online já disponibilizam essa opção.

Se o cliente não puder comparecer na data previamente combinada acione o próximo da lista de espera. A lógica é simples: divulgar a disponibilidade para outra pessoa interessada, para não perder a ocupação. Nem sempre a vaga é preenchida novamente, mas vale dar essa oportunidade para quem tinha manifestado interesse antes.

Do contrário, se ainda não tiver uma lista de espera, então libere os lugares para os frequentadores do local.

Mas quem pode me ajudar a vender online e antecipar minhas reservas?

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