Gerenciamento de reputação online para restaurantes temáticos

Autor do artigo
por Gregório Nardini
16/01/2024
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Sabia que 93% dos consumidores leem avaliações virtuais antes de decidir onde comer? Isso mostra como o gerenciamento da reputação online é essencial para o sucesso de qualquer restaurante, especialmente os temáticos, que buscam oferecer uma experiência única e diferenciada aos clientes.

Até porque o comportamento do consumidor moderno mudou e precisamos acompanhar isso. Logo, neste artigo, explicamos o que é reputação online, para que serve, como avaliar e melhorar.

Além disso, destacamos as principais estratégias e ferramentas para monitorar e gerenciar a presença digital dos restaurantes temáticos, enfrentando os desafios relacionados ao feedback do cliente, às avaliações online e, ainda, recomendamos como evitar fake news.

Boa leitura!

O que é e para que serve a reputação online?

Entender o que é e para que serve a reputação online é vital para o sucesso de qualquer negócio, pois trata-se da percepção que as pessoas têm sobre a sua marca, produto ou serviço na internet.

Ela é construída a partir de diversos fatores, como o conteúdo que você produz e divulga, os comentários e as avaliações que os clientes deixam nas redes sociais, nos sites de busca e nas plataformas de reservas, as matérias que são publicadas sobre o negócio, entre outros.

Se a reputação for positiva, isso significa que proporciona experiências memoráveis para quem já visitou o local. Isso ajuda a atrair, fidelizar e engajar os clientes, além de gerar credibilidade e confiança para o restaurante temático.

A boa reputação online pode aumentar o tráfego do site, o número de reservas, as vendas e o lucro. Por outro lado, a má reputação online tende a afastar os clientes, prejudicar a imagem da marca e causar prejuízos financeiros.

Como avaliar a reputação digital de um restaurante temático?

Para saber como avaliar a reputação digital do seu restaurante temático, use ferramentas como: Google Alerts, Google My Business e TripAdvisor, entre outras. Mais adiante no post, voltaremos neste ponto, ok?

Para adiantar, essas ferramentas permitem que você acompanhe as menções, os comentários, as avaliações, as curtidas, os compartilhamentos e os seguidores do restaurante temático nas diferentes plataformas digitais.

Em paralelo, elas fornecem dados e métricas que podem ser usados para medir o desempenho e a satisfação dos seus clientes.

Aliás, ao avaliar a reputação online do seu restaurante temático, você deve estar atento aos seguintes aspectos:

1. Quantidade e qualidade das avaliações do restaurante temático

Quanto mais avaliações positivas tiver, melhor para proteger a reputação do seu restaurante temático. Porém, lembre-se de que as avaliações negativas podem ser uma oportunidade de melhoria, se você souber como respondê-las de forma adequada e profissional.

2. Consistência e coerência das informações divulgadas

É importante ter certeza de que os dados sobre seu restaurante temático estão atualizados em todos os canais digitais. Isso evita confusões e frustrações por parte dos clientes.

3. Presença e frequência do restaurante temático nas redes sociais

Outro ponto bacana é estar presente nas redes sociais e interagir com ele de forma regular. Aqui, uma dica é compartilhar conteúdos que mostrem o diferencial do seu restaurante temático.

Como melhorar a reputação online do seu restaurante temático?

Para melhorar a reputação online do seu restaurante temático, implemente ações que visam aprimorar a qualidade do serviço e da comunicação. Algumas dicas que podem ajudá-lo nesse sentido são:

1. Incentive os clientes a deixar avaliações online

Você pode fazer isso de diversas formas, como: oferecendo descontos, brindes, sorteios, programas de fidelidade e por aí vai… As avaliações online são uma forma de receber feedback e fazer a gestão de comentários em restaurantes temáticos.

2. Responda todas as avaliações

Agradeça as avaliações positivas, mostrando que se importa com a opinião e satisfação dos clientes. Também é importante reconhecer e resolver as avaliações negativas, pedindo desculpas, explicando o que aconteceu, oferecendo soluções e convidando o cliente a voltar.

3. Identifique as fake news que possam prejudicar a reputação

As fake news são notícias falsas ou distorcidas que são disseminadas na internet com o intuito de enganar as pessoas. Elas podem causar danos irreparáveis à imagem e credibilidade do seu negócio.

Para evitar que isso aconteça, é crucial monitorar constantemente o que é publicado sobre seu negócio na internet, verificando a veracidade e, claro, a fonte das informações.

Se você encontrar fake news, explique a verdade imediatamente, apresentando evidências.

Também é importante denunciar os autores e os disseminadores das fake news, evitando que informações falsas se espalhem ainda mais.

4. Utilize a tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o gerenciamento de reputação online. Isso porque te ajuda a oferecer um serviço mais rápido e personalizado aos seus clientes, o que aumenta a satisfação e fidelização.

Outra utilidade da tecnologia envolve surpreender e encantar os clientes, criando experiências diferenciadas no seu restaurante temático, como jogos, quizzes, realidade virtual e afins.

Leia mais: Ferramentas de pagamento online: como funcionam? E por que usá-las?

3 melhores ferramentas para monitorar reputação online

Como vimos, existem diversas ferramentas para monitorar reputação que podem ajudá-lo a monitorar e gerenciar a reputação online do seu restaurante temático. Mas quais são as melhores?

Logo adiante, selecionamos as 3 melhores, levando em conta as funcionalidades, os custos e os resultados. Confira!

1. Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita que possibilita receber alertas por e-mail, sempre que seu restaurante temático for mencionado na internet.

Pode-se configurar os termos que deseja monitorar, como: nome do empreendimento, endereço, telefone etc.

Assim, você fica por dentro de tudo o que é publicado sobre o negócio, seja positivo ou negativo, tomando as medidas necessárias em tempo.

2. Google My Business

O Google My Business é uma ferramenta gratuita para criar e gerenciar um perfil do restaurante temático nos resultados de busca e, ainda, no Google Maps.

Também é possível adicionar e atualizar as informações sobre o negócio, além de interagir com os clientes, respondendo às avaliações que eles deixam no perfil.

Adicionalmente, você pode acessar dados e métricas que mostram o desempenho e a visibilidade do restaurante temático no Google.

3. TripAdvisor

O TripAdvisor é uma das maiores e mais populares plataformas de reservas e avaliações de restaurantes do mundo. Aproveite para criar e gerenciar o perfil do restaurante temático, com todas as informações e fotos.

Por lá, você pode interagir com os clientes, respondendo comentários que eles deixam no seu perfil. Isso te ajuda a fazer o gerenciamento de reputação online.

Você ainda pode acessar dados e métricas que mostram o desempenho e a satisfação dos seus clientes no TripAdvisor.

Faça o gerenciamento de reputação online e veja seu restaurante temático crescer

Para se destacar no mercado competitivo e exigente da gastronomia, é fundamental começar (ou rever) o gerenciamento da reputação online do restaurante temático.

Para tal, você precisa monitorar, avaliar e melhorar a percepção que as pessoas têm sobre seu negócio na internet, utilizando estratégias e ferramentas adequadas.

Por fim, escolha uma plataforma para tornar seu estabelecimento mais acessível e, ainda, reduzir as temidas filas, uma vez que os clientes já chegam no local com hora marcada, o que é mais cômodo para todos os envolvidos.

No mais, é vital que essa plataforma tenha integração com outros sistemas e redes sociais, além da conexão com ferramentas de pagamento online e garantia da segurança dos usuários.

Uma plataforma que disponibiliza tudo isso e muito mais é Planne, que dispõe de:

  • Planne Pay, para receber pagamentos online sem burocracia;
  • criação de vouchers;
  • domínio próprio para criar páginas personalizadas e responsivas;
  • integrações, inclusive com Google Analytics e Facebook Pixel;
  • gestão de tarifas;
  • cupons de desconto;
  • e assim por diante

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