O que é um motor de reservas?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
18/12/2021
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Olá pessoal!
Tudo bem?

Gregório aqui para contar um pouco mais sobre tecnologia!

Você já sabe o que é um motor de reservas? Não?

Hoje você vai descobrir!

Um motor de reservas nada mais é do que um sistema de controle de estoque para negócios que vendem disponibilidade, uma maneira de trazer a tecnologia e a facilidade para dentro da sua empresa.

Ou seja, seu cliente conseguirá fazer todo o processo de reservar o seu serviço, desde visualizar sua disponibilidade, serviços extras e lugares disponíveis. Tudo isso sem sair do seu site!

E se você fizer todo o trabalho de marketing digital da forma certa, terá o privilégio de ter um site que vende sozinho e automatiza suas tarefas diárias, sem que você precise investir em grandes equipes para isso.

Siga agora neste artigo e descubra tudo que um motor de reservas pode fazer por você!

Por que você precisa ter um motor de reservas?

Hoje, muito mais do que nunca, queremos facilidade. Tudo está a um toque de nossos dedos, através de celulares e computadores, e o mundo está cada vez mais adaptado a essa realidade.

Ninguém mais quer entrar em um site ou acessar um Instagram e ver que só pode fazer reservas ou contratar serviços através de uma ligação telefônica. As pessoas evitam ao máximo fazer ligações telefônicas, e é comum que até você se assuste ao receber uma ligação. Se tudo pode ser resolvido de forma automática ou por mensagem, qual o sentido de ligar?

Foi dessa forma que os negócios que se tornaram digitais o quanto antes, encontraram um jeito de crescer e se destacar em relação aos seus concorrentes. Essas empresas entenderam as necessidades dos seus clientes antes mesmo que qualquer outra pessoa e, foi assim, que resolveram o problema de altas comissões de agências de turismo e de taxas para que pessoas intermediassem suas vendas.

Então, se você não quer perder espaço e deseja aumentar as suas vendas, adotar um motor de reservas é um passo crucial.

Quer entender melhor algumas das principais vantagens de ter um sistema de gerenciamento desses no seu site? Confira!

Quais as vantagens de um motor de reservas?

1. Facilita todo o processo para seu cliente: É possível que o seu site ainda utilize formulários, ou nem isso, para ajudar os visitantes a fecharem uma reserva direta com você. Mas esse método é extremamente ineficaz, porque o cliente precisa esperar a sua resposta, e ele não quer isso. Clientes gostam de ter todas as informações necessárias já no início do seu contato, para decidir se você é a empresa certa ou não.

Se ele pode escolher o serviço, o horário e até mesmo realizar o pagamento imediatamente, porque ele ficaria esperando sua resposta por um e-mail ou mensagem? Em outras palavras, sem um motor de reserva você perde a grande oportunidade que é a compra por impulso.

Por isso mesmo, a única maneira realmente eficiente de ganhar seu cliente já nos primeiros cliques do site, é disponibilizar um motor de reserva em que ele possa fazer todo o processo de reserva sem esforço.

Ali, ele personaliza ao máximo o serviço que está contratando. Além disso, também realizará o pagamento sem problemas. Tem coisa melhor que essa?

Outro detalhe que pode fazer toda a diferença no faturamento do estabelecimento, e deve ser pensado por você com muito cuidado. Alguns motores de reservas oferecem a possibilidade de pagamento por plataformas que se vendem como mais seguras e evitam problemas com cartões clonados, por exemplo.

Porém, essas plataformas costumam cobrar taxas de até 4% que, a longo prazo, podem gerar um prejuízo na lucratividade de seu estabelecimento. É nesse momento que você deve avaliar.

Uma plataforma como a Planne, por exemplo, já entrega uma solução completa desde o cadastro dos produtos até o pagamento feito pelo seu cliente final. Além disso, uma equipe que pode te dar suporte sempre que você precisar!

Uma coisa, no entanto, é crucial: seu site precisa um ter certificado de segurança e ser considerado seguro pelo Google para que mais pagamento seja aprovado, leia sobre isso aqui.

2. Vendas diretas: vender serviços e experiências diretamente e eliminar o pagamento de comissões a canais de distribuição aumentam significativamente a margem de lucro da sua empresa e diminuem também os custos de compra do seu cliente.

Um motor de reservas ajuda a aumentar as vendas diretas, simplificando o processo e transformando o site do seu negócio em um site de compras online que está disponível 24 horas.

Propriedades que usam o Motor de Reservas da Cloudbeds, por exemplo, registraram um aumento de aproximadamente 20% nas reservas de seus serviços.

Mesmo sendo possível maximizar as vendas diretas através da publicidade online, campanhas em redes sociais, estratégias de Inbound Marketing, conscientização de marca, programas de fidelidade e muito mais, ter um motor de reservas só seu, pode ser um grande diferencial.

Porque isso te dará controle completo sobre o processo de vendas e a experiência dos seus clientes e permitirá com que você experimente diferentes estratégias de reservas e preços. Sem contar, na segurança que dará ao seu cliente por estar comprando algo diretamente do proprietário do negócio que ele deseja visitar.

3. Lucro extra: com a possibilidade de trazer cada vez mais pessoas para o seu negócio que um motor de reservas pode gerar, você também aumentará sua possibilidade de upgrades, venda de lanches, entrega de serviços e venda de brindes dentro do seu estabelecimento. Essas vendas são um importante fluxo de lucro para você. O seu próprio site é o local perfeito para oferecer também esses produtos e fazer com que, seu cliente, já chegue com inúmeros vouchers em mãos.

4. Expectativa: cada vez mais pessoas escolhem fazer a reserva diretamente com o fornecedor das acomodações. Talvez você já conheça o “Efeito Billboard”: o fenômeno em que os hóspedes descobrem a propriedade em outros sites e depois visitam o seu site para realizar a reserva. Com tantas escolhas disponíveis, diversas pessoas realizam um processo de análise antes de tomar uma decisão. Elas esperam algo simples e uma interação direta com a propriedade que escolheram.

5. Personalização: Nossa ferramenta possui total direito de personalização, sendo assim, você poderá usar o máximo possível da sua criatividade e do seu conhecimento sobre o seu negócio para criar algo que converse com o seu público, atenda as expectativas dele e passe toda a credibilidade e segurança que um cliente busca sempre que está realizando compras online.

6. Reservas por boa posição no SEO: As ferramentas mais usadas nas buscas relacionadas a negócios incluem o Google, TripAdvisor, Kayak e Trivago. Com a introdução de links grátis do Google, você pode agora anunciar na busca e mapear os resultados que tem da sua empresa. Aparecendo cada vez mais e construindo uma presença digital forte e consolidada que, além disso, também vai fazer com que mais pessoas comprem diretamente de você e você precise pagar cada vez menos comissões. Sem falar, é claro, da possibilidade de uso de dashboards que falarão para você como está o seu desempenho em tempo real.

7. É você quem dita suas condições: O seu site é a sua loja em que os visitantes podem se inspirar, navegar e, por último, confirmar suas compras sem interrupções de um intermediário externo ou intervenção da sua recepção ou equipe de vendas. Uma reserva direta significa que a sua propriedade possui os dados e o relacionamento com o seu consumidor.

Seus termos e condições são aplicáveis a cancelamentos, pagamentos e outras regras. Você poderá interagir com os clientes diretamente, sem um intermediário.

8. Fidelidade do cliente: Um motor de reservas é obrigatório para quem busca uma estratégia de fidelizar o seu cliente. Seja realizando uma campanha de marketing para incentivar clientes a voltarem ou para obter novos clientes.

Tudo isso ao mesmo tempo em que você garante uma experiência tranquila para o seu consumidor, através do seu próprio sistema.

9. Conscientização de marca: Para empresas que estão crescendo, estabelecer uma marca exclusiva é extremamente importante. Além de exibir a proposta de valor único da sua propriedade, a sua marca ajuda a passar confiança e fidelidade em um modelo B2C (Business to Customer). Depois que você definiu os atributos da sua marca, desde o logotipo e cores até a personalidade, o seu site é o local perfeito para começar a aplicar tudo isso. É por isso que, usando o motor de reservas da Planne, você terá total direito de personalização.

10. Automatização de tarefas: Écada vez mais necessário utilizar a tecnologia a seu favor, ainda mais quando os processos de controle de disponibilidade, variações de preços e envio de vouchers aos clientes são coisas que podem ser facilmente automatizadas, principalmente usando ferramentas como a Planne. O tempo que você gastaria executando processos manuais pode ser economizado e investido em melhorias que, de fato, vão fazer o seu negócio crescer mais rápido e com mais qualidade.

Por que escolher o motor de reservas da Planne?

A solução da Planne foi desenvolvida e pensada para “destination services”, ou seja, negócios que vão além do aéreo e da hospedagem. Nela, estão englobadas vendas de ingressos, jantares em restaurantes, ingressos de museus e parques, transportes e tudo mais que for possível realizar reservas.

O motor de reservas da Planne pode atender desde um “escape game” que aluga salas para que o público possa jogar até um parque que vende ingressos e precisa controlar seu fluxo, disponibilidade, preços por horário ou dia… Ou até mesmo pode atender um restaurante pensando também em horários de reservas e mapas de mesas.

Então, nossa ferramenta é completa e flexível para atender inúmeros tipos de negócios e facilitar toda a venda e o setor comercial. Fazendo com que tudo seja facilitado, integrado com motores de pagamento e fazer com que, o cliente dessas empresas, possa realizar compras por conta própria, sem intervenção humana.


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