Motor de reservas: como funciona? Tudo para atrair clientes

Autor do artigo
por Gregório Nardini
18/12/2021
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O motor de reservas é uma ferramenta digital que possibilita que um cliente contrate os serviços de uma empresa usando uma plataforma online.

O recurso funciona de maneira similar a um e-commerce tradicional, mas em vez de produtos, o comprador terá disponíveis: vouchers, sistema de reservas e compra de serviços adicionais.

Cada modelo de negócio terá o próprio conjunto de recursos. Por exemplo, um restaurante temático pode disponibilizar funcionalidades como reservas, reagendamento, venda de adicionais e mais.

Dessa forma, o cliente gerencia toda a reserva online, enquanto a empresa alcança benefícios como: aumento do ticket médio, ampliação do faturamento, redução de no-show etc.

O que é um motor de reservas? Como funciona?

Um motor de reservas é uma plataforma digital que permite que os usuários façam agendamentos de serviços ou acomodações pela internet, melhorando a experiência do cliente. Esses motores de reservas podem ser utilizados em diversos setores, como hospedagem, companhias aéreas, restaurantes, parques temáticos e muito mais.

Se você quer saber como funciona o motor de reservas, trata-se de um software de controle de estoque para negócios que vendem disponibilidade, por exemplo, lugares, ingressos e entradas.

Na prática, estamos falando de uma plataforma que o cliente acessa para:

  • fazer reservas;
  • comprar vouchers;
  • contratar serviços;
  • adquirir adicionais;
  • e assim por diante.

Veja o exemplo abaixo do parque aquático Thermas do Vale, que, após implementar o recurso, registrou um aumento de vendas de aproximadamente 400% com relação ao ano anterior à adoção da tecnologia!

Conheça também o caso de sucesso da parceria entre a Planne e o parque aquático.

Se o seu negócio oferecer mais de um tipo de ingresso ou serviço, é possível incluir todos eles na central de reservas, deixando que o cliente escolha a solução que faz mais sentido para sua demanda.

thermas-do-vale.png

Esse gerenciador de reservas é a solução ideal para parques temáticos, restaurantes temáticos, reserva de day use para spa e resort, entre outros.

Leia também: Marketing de Busca: destaque-se nas buscas

Como funciona uma central de reservas?

A central de reservas funciona como uma plataforma virtual, ou e-commerce, em que podem ser realizadas todas as etapas do pedido do cliente em relação aos serviços que deseja consumir. Ao acessar a central, pode-se ver informações, verificar disponibilidade, reservar e, em muitos casos, efetuar pagamentos.

O programa descomplica o fluxo de reserva e facilita a gestão da empresa, ao realizar processos automaticamente e integrar todas as informações em um único local.

Em outras palavras, o motor de reservas funciona como um ponto de conversão digital eficiente para a companhia.

E, se você ainda tem dúvida sobre a necessidade de adotar esse tipo de solução, saiba que, segundo a pesquisa do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atualmente, 8 de cada 10 pequenos negócios do turismo vendem pela internet. Você vai ficar de fora?

É claro que, para alcançar o sucesso, além de ter a tecnologia certa, é essencial investir em divulgação.

Se você fizer todo o trabalho de marketing digital da maneira certa, terá o privilégio de contar com um site que vende sozinho e automatiza suas tarefas diárias, sem que você precise investir em grandes equipes.

Por que você precisa ter um motor de reservas online?

Hoje, mais do que nunca, queremos facilidade. Tudo está a um toque de nossos dedos, por meio de celulares e computadores. E o mundo está cada vez mais adaptado a essa realidade.

Um levantamento da empresa NordVPN descobriu que os brasileiros passam mais da metade de suas vidas na internet. Loucura? Não! Dados.

Com base nesse relatório, as pessoas se conectam às 8h33 da manhã e só se desconectam às 22h13, o que resulta em 91 horas semanais.

Durante esse tempo, diversas atividades são executadas, incluindo o pagamento de contas, a comunicação com amigos e familiares, o trabalho e, claro, a compra de produtos e serviços.

Isso inclui a reserva em um restaurante temático, a compra de um voucher para o day use em um resort ou a organização de uma viagem. Tudo pode ser feito online.

Aliás, segundo uma pesquisa divulgada pela Oberlo, 1 em cada 3 pessoas é uma compradora online.

Foi seguindo essa tendência que os negócios se tornaram digitais, encontrando um jeito de crescer e se destacar em relação aos seus concorrentes.

Essas empresas entenderam as demandas dos seus clientes e criaram um canal de venda próprio, que ainda resolveu o problema de altas taxas e comissões de agências de turismo para intermediar suas vendas.

Então, se você não quer perder espaço e deseja aumentar suas vendas, adotar um motor de reservas é um passo crucial.

Quais as vantagens de um motor de reservas?

Na lista de vantagens de ter um próprio motor de reservas estão:

  • Facilidade no processo de compra para o cliente
  • Segurança para pagamento online
  • Realização de vendas diretas
  • Lucratividade extra
  • Experiência de qualidade
  • Personalização
  • Reservas por boa posição no SEO
  • É você quem dita suas condições
  • Fidelidade do cliente
  • Conscientização de marca
  • Automatização de tarefas

1. Facilidade no processo de compra para o cliente

Seu site ainda utiliza formulários (ou nem isso) para auxiliar os visitantes a fechar uma reserva direta? Esse método é extremamente ineficaz, porque o usuário precisa esperar alguém responder à demanda.

Clientes gostam de ter todas as informações necessárias imediatamente, já no início do contato, para decidir se a empresa é a certa (ou não) para fechar negócio.

Se pode escolher o serviço, o horário e até mesmo realizar o pagamento imediatamente, por que ele ficaria esperando sua resposta por e-mail ou mensagem?

Por sinal, sem um motor de reserva, você perde a grande oportunidade que é a compra por impulso.

Uma maneira realmente eficiente de ganhar seu cliente já nos primeiros cliques do site é disponibilizar um motor de reserva em que ele possa fazer todo o processo sem esforço.

Alguns resultados de pesquisas reforçam esse cenário, como os dados do relatório de 2022 da Zendesk, em que 83% dos consumidores esperam que uma empresa tenha um portal de autoatendimento para que possam solucionar suas necessidades, sem precisar interagir com um atendente.

A central de reservas funciona como uma ferramenta de autoatendimento, personalizando ao máximo o serviço que está contratando.

2. Segurança para pagamento online

Outro detalhe que pode fazer toda a diferença no faturamento - e deve ser pensado por você com muito cuidado - é o uso de plataformas que processam pagamentos.

É preciso ter atenção para não contratar sistemas inseguros ou que cobram taxas muito altas.

Algumas plataformas costumam cobrar taxas de até 4%, que, a longo prazo, podem comprometer a lucratividade de seu estabelecimento.

É nesse momento que você deve avaliar o melhor custo-benefício.

Uma plataforma como a Planne, por exemplo, entrega a solução completa Planne Pay, que viabiliza desde o cadastro dos produtos até o pagamento feito pelo cliente final, além do suporte.

Lembre-se também que seu site precisa ter um certificado de segurança e ser validado pelo Google para que mais pagamentos sejam aprovados.

3. Vendas diretas

Vender serviços e experiências diretamente e eliminar o pagamento de comissões a canais de distribuição aumentam significativamente a margem de lucro e, também, diminuem os custos de compra para o cliente.

Nesse sentido, um motor de reservas ajuda a aumentar as vendas diretas, simplificando o processo e transformando o site do seu negócio em um canal de compras disponível 24 horas.

Em paralelo, pode-se maximizar as vendas diretas por meio de:

  • publicidade online;
  • campanhas em redes sociais;
  • estratégias de Inbound Marketing;
  • conscientização de marca;
  • programas de fidelidade;
  • e muito mais.

Com essas ações e um motor de reservas só seu, você terá controle completo sobre o processo de vendas e a experiência dos clientes, experimentando diferentes estratégias de reservas e preços.

4. Lucratividade extra

O sistema de reservas online aumenta a possibilidade de trazer cada vez mais pessoas para seu negócio, gerando uma maior possibilidade de:

  • upgrades;
  • vendas;
  • entrega de serviços;
  • venda de brindes;
  • e mais.

Essas vendas são um importante fluxo de lucro para você.

O próprio site é o local perfeito para oferecer também esses produtos e fazer com que seu cliente já chegue com inúmeros vouchers em mãos.

5. Experiência de qualidade

Cada vez mais pessoas escolhem realizar a reserva diretamente com o fornecedor das acomodações.

Talvez você já conheça o “Efeito Billboard”, o fenômeno no qual os hóspedes descobrem a propriedade em outros locais e, depois, visitam seu site para realizar a reserva.

Com tantas escolhas disponíveis, diversas pessoas realizam um processo de análise antes de tomar uma decisão.

Elas esperam algo simples e uma interação direta com a propriedade que escolheram.

6. Personalização

Nossa ferramenta tem total flexibilidade de personalização. Sendo assim, você pode usar sua criatividade e o conhecimento sobre seu negócio para criar algo que:

  • converse com seu público;
  • atenda às expectativas dele;
  • passe toda a credibilidade e segurança.

7. Reservas por boa posição no SEO

Em termos de Search Engine Optimization (SEO), as ferramentas mais usadas nas buscas relacionadas a negócios incluem:

Com o motor de reservas online, você cria um link para seu site, o que é essencial para a construção de uma presença digital forte e consolidada.

Sem falar, é claro, da possibilidade de uso de relatórios que permitem que você acompanhe, em tempo real, como está o desempenho das ações de marketing e vendas.

8. É você quem dita suas condições

No seu site, os visitantes podem se inspirar, navegar e, por último, confirmar suas compras sem interrupções de um intermediário externo ou da equipe de vendas.

Uma reserva direta significa que sua propriedade possui os dados e o relacionamento com o consumidor.

Seus termos e condições são aplicáveis a cancelamentos, pagamentos e outras regras. E você pode interagir com os clientes diretamente, sem um intermediário.

9. Fidelidade do cliente

Ter uma central de reservas é vital para atrair e fidelizar clientes, seja realizando uma campanha de marketing para incentivar os compradores a voltar ou, ainda, atrair novos clientes.

10. Conscientização de marca

Para empresas que estão crescendo, estabelecer uma marca exclusiva é extremamente importante.

Além de exibir uma proposta única de valor, sua marca ajuda a passar confiança, o que gera lealdade.

Depois que você definiu os atributos da marca, com logotipo, cores, fontes e personalidade, o site é o local perfeito para começar a aplicar esses recursos visuais.

Usando o motor de reservas da Planne, você terá total liberdade de personalização.

11. Automatização de tarefas

É cada vez mais necessário usar a tecnologia a seu favor, ainda mais quando os processos de controle de disponibilidade, variações de preços e envio de vouchers aos clientes podem ser facilmente automatizados, inclusive usando ferramentas como a Planne.

O tempo que você gastaria executando processos manuais pode ser economizado e investido em melhorias que, de fato, vão fazer seu negócio crescer mais rápido e, claro, com mais qualidade.

Qual é o melhor motor de reservas?

A solução da Planne foi desenvolvida e pensada para “destination services”, ou seja, negócios relacionados ao setor de turismo, que vão além do transporte e da hospedagem.

Nela, estão englobadas as contratações de serviços online como:

  • vendas de ingressos;
  • jantares em restaurantes;
  • ingressos de museus e parques;
  • transportes;
  • e afins.

O motor de reservas da Planne pode atender desde um “escape game”, com salas para o público poder jogar até um parque temático ou, ainda, o day use em spa e resort, que vende ingressos e precisa controlar seu fluxo, disponibilidade, preços por horário ou dia.

A ferramenta também oferece todas as funcionalidades necessárias para um restaurante temático, pensando também em horários e mapas de mesas.

Essa é uma solução completa e flexível para atender inúmeros tipos de negócios e facilitar todo o setor comercial.

Ao integrar os motores de pagamento, por exemplo, o cliente pode realizar compras por conta própria, sem intervenção humana.

Assista agora mesmo a uma demonstração das funcionalidades do motor de reservas da Planne e veja todos os recursos que vão impulsionar seus resultados de faturamento, ticket médio e fidelização.


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