Aumente o ticket médio de seu restaurante com a venda de reservas antecipadas

Autor do artigo
por Gregório Nardini
17/10/2023
Capa do blog

Após enfrentar o desafio de ampliar as vendas, o próximo objetivo é aumentar o ticket médio dos seus clientes.

O ticket médio dos clientes é uma importante métrica que deve ser analisada com frequência para que você consiga mantê-la alta e estável, garantindo sua receita mensal.

Uma forma bastante eficiente de fazer isso é conduzir o aumento do ticket médio atrelado à venda de reservas antecipadas em seu restaurante. Isso porque, uma vez que seu cliente compra uma reserva e paga por ela com antecedência, torna-se mais suscetível a gastar mais no momento de usufruir do seu serviço.

Bom, agora que você conhece o ticket médio e a sua importância, é hora de entender como é possível aumentar ele para ter mais faturamento. Vamos lá?

Faça um bom plano de ação

Não é novidade, mas vale a pena reforçar: antes de implementar qualquer estratégia em seu restaurante, elabore um plano de ação. Ainda que básico, ele será seu ponto de partida e não permitirá que você se disperse pelo caminho.

Para aumentar o ticket médio dos seus clientes, primeiro é preciso que ele vá até seu estabelecimento. Então, volte uma casa no seu jogo e comece a pensar em formas de aumentar sua demanda.

Promover mais o seu negócio, fortalecendo a divulgação dele é um bom começo!

Analise todos os canais disponíveis nos dias atuais para divulgar a sua marca, afinal, quanto mais presente, mais lembrado você é (essa máxima segue valendo!).

Aqui vale sair a campo, abusar do uso de redes sociais, fazer prospecção ativa por telefone ou WhatsApp, criar combos exclusivos para já clientes e até opções de desconto em reservas de grupos, por exemplo! Só não vale ficar parado sem agir para adquirir novos clientes!

Conheça o perfil do seu público alvo

Com seu plano de ação em mãos, não avance na estratégia sem antes saber para quem ela deverá ser mostrada, por isso, monte uma persona para o seu negócio. Para fazer isso, você pode utilizar 5 dicas fáceis e práticas:

  • Coletar os dados de clientes que já estão na sua base;
  • Realizar perguntas a esses clientes;
  • Analisar os dados coletados;
  • Identificar semelhanças para estruturar a persona;
  • Compartilhar a persona com a equipe para que ela seja validada.

Seja prático, objetivo e criativo na divulgação

Nos dias atuais, os usuários têm cada vez menos tempo para tomar decisões e querem informações que sejam objetivas e criativas, para que possam decidir suas ações de compra com mais facilidade.

Segundo o site Homem Máquina, as pessoas costumam passar atualmente menos de 1 minuto dentro do seu site e, além disso, bastam apenas 15 segundos para decidir se ela quer ficar ali e interagir com seu conteúdo (e consequentemente, comprar seu serviço) ou se ela vai abrir a página de algum concorrente seu que ofereça o que ela busca de forma mais objetiva.

Por isso, praticidade, objetividade e criatividade andam lado a lado para que você tenha mais resultados e faça com que as pessoas comprem antes mesmo de chegar ao seu destino!

Priorize ações que evitem o desperdício de tempo

Quando falamos em aumentar ticket médio e faturamento, tempo é literalmente dinheiro. Por isso, aposte em ações que evitem o desperdício de tempo. Convenhamos, você provavelmente está a quilômetros de distância do seu cliente final e está tentando convencer ele de que vale a pena fazer uma reserva para desfrutar da experiência do seu restaurante, antes mesmo que ele desembarque na sua cidade.

Por isso, não gaste todas suas fichas em eventos locais, influencers que só falam sobre a sua região ou que não viajam por aí, anúncios de jornais e outras mídias regionais. Amplie sua visão e enxergue além da sua zona de atuação.

Amplie a experiência oferecida

Que o seu restaurante é sensacional, é um fato. Mas, e se tiver aquele “plus” que agrega ainda mais valor a experiência que você está oferecendo ao seu cliente?

E se o seu restaurante promover vários estilos de reservas diferentes de acordo com número de pessoas, dias e horários da semana, tipos de comemoração ou ainda de acordo com o espaço do seu salão?

Ações assim podem ser executadas com frequência e, além de cuidar da sua retenção de clientes, ainda ajudam no aumento do seu ticket médio e, consequentemente, no aumento do seu faturamento.

Resumindo, ações bem planejadas, bem divulgadas e bem executadas, fazem com que o seu poder de convencimento aumente e a sua vantagem de fazer vendas antecipadas cresça cada vez mais. Além disso, com o tempo, os feedbacks de experiências positivas vão aumentando entre uma comunidade de pessoas e você fará cada vez mais vendas!

Dica bônus: faça mais vendas antecipadas, invista na Planne!

Após colocar todo seu plano de ação para rodar e seguir todas as dicas do texto acima, você precisará ter uma plataforma que proporciona uma ótima experiência de compra para os seus clientes. Ninguém quer ter a frustração de entrar em um site onde não consiga realizar o objetivo de finalizar uma compra ou de ter um empecilho no planejamento da sua viagem.

Por isso, ao pensar em criar seu site, saiba que nós da Planne podemos te ajudar com inúmeras vantagens e um site totalmente personalizável e prático para que você tenha domínio sobre as informações dos seus produtos e o controle das suas vendas. Quer saber mais sobre tudo que podemos te oferecer? Entre agora em contato com a nossa equipe!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo