Melhor sistema para restaurante: o que deve ter? Como escolher o seu?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
26/10/2023
Capa do blog

No meio de tantos softwares que prometem maravilhas, você está com dúvidas sobre como escolher o melhor sistema para restaurante dentre os disponíveis no mercado? Pois saiba que não está sozinho.

Antes de mais nada, saiba que o sistema para restaurante é uma ferramenta voltada para otimizar a gestão do estabelecimento, incluindo as aplicações de pagamento on-line e reservas de mesas.

Logo, existem certas funcionalidades que são essenciais e devem, obrigatoriamente, constar nas melhores soluções tecnológicas. Neste artigo, falamos quais são esses recursos, as vantagens e, ainda, quanto custa esse software.

Boa leitura!

O que um sistema de restaurante precisa ter? 5 recursos

O melhor sistema para restaurante deve ter as seguintes funcionalidades:

  1. motor de reservas; 2)integrações; 3)página própria personalizada e otimizada; 4)pagamento on-line; 5)sistema antifraude.

Confira o que cada um desses recursos entrega na prática!

1. Motor de reservas

O motor de reservas é um sistema que possibilita fazer agendamentos pelo canal de vendas digital do restaurante. Pense na ferramenta como uma plataforma para vender serviços on-line, só que voltada para o agendamento de mesas ou estadias — quando falamos em hotéis.

Essa é uma funcionalidade crucial, que todos os melhores sistemas para restaurante devem ter. Com o motor de reservas, por exemplo, é possível configurar tarifas adicionais — como pessoas extras na mesa ou alterações no cardápio.

Fora isso, a ferramenta oferece um mapa de lugares para que os consumidores escolham onde sentar, além do reagendamento on-line e da aquisição de adicionais, considerando as regras de disponibilidade do negócio.

Tais recursos são essenciais para garantir a boa experiência do consumidor e otimizar a gestão do seu restaurante temático.

>>>> Leia mais: reservas antecipadas aumentam o faturamento do restaurante temático

2. Integrações

Outra funcionalidade que o melhor sistema para restaurante precisa ter são as integrações com outras plataformas, como as de automação de processos e marketing. Na prática, essa aplicação otimiza a gestão das reservas.

O que ocorre é que as integrações conectam todos os sistemas em uma única interface, como a emissão de notas fiscais. Logo, você tem acesso às informações-chave em um só lugar e, ainda, personaliza sua plataforma para vender serviços on-line para restaurante.

3. Página própria personalizada e otimizada

Não podemos falar nas funcionalidades do melhor sistema para restaurante sem citar a possibilidade de criar uma página própria na internet. Ou seja, um site personalizado e responsivo, que funciona em diversos dispositivos (computadores, smartphones, tablets…).

Aliás, é importante que a ferramenta funcione bem em celulares, já que grande parte das transações on-line são feitas no mobile, viu?

Além de trazer mais profissionalismo e credibilidade, isso contribui para o posicionamento da marca, que é imprescindível para alavancar os resultados do restaurante temático.

>>>> Veja também: criar site para restaurante — passo a passo para vender on-line e lucrar mais

4. Pagamento on-line

É imprescindível que o software para restaurante temático conte com o sistema de pagamento on-line seguro, robusto e versátil. Basicamente, ele deve funcionar bem e oferecer diversas possibilidades de cobrança, como boleto, Pix e cartões de crédito.

Essa funcionalidade agiliza as vendas, porque os clientes podem resolver tudo na hora da reserva e receber um voucher, que comprova o agendamento e pagamento dos serviços.

5. Sistema antifraude

O sistema antifraude é crucial, visto que deve-se proteger as informações dos clientes e do negócio, inclusive por conta da Lei Geral de Proteção de Dados. Afinal, ninguém quer que um dado sigiloso vaze na internet ao fazer uma reserva no restaurante temático, concorda?

Por esse motivo, ao procurar pelo melhor sistema para restaurante, pesquise os recursos para proteger o roubo de dinheiro e informações, além do chargeback, quando a compra é cancelada pelas operadoras.

Vale destacar que esta é uma lista com apenas algumas das funcionalidades essenciais para o melhor sistema para restaurante.

Na verdade, é possível encontrar diversos adicionais, que tornam a ferramenta ainda mais completa e otimizam a gestão do estabelecimento como um todo.

Quais as vantagens de escolher o melhor sistema para restaurante?

Investir em um bom software para restaurante temático pode ser o diferencial entre vender mesmo na baixa temporada e continuar lucrando o ano inteiro ou sofrer com as flutuações do mercado.

Por sinal, essa ferramenta é extremamente benéfica para a gestão do negócio, já que entrega o controle de reservas de mesas.

Adicionalmente, o sistema promove:

  • otimização do tempo, devido à automação de tarefas, como checkout e pagamento;
  • melhora da gestão do estoque;
  • controle das mesas;
  • melhora da gestão financeira, com monitoramento e previsibilidade das vendas;
  • mais segurança para o estabelecimento e os clientes;
  • redução dos custos e da burocracia, já que você acaba com a demora e as filas.

Se você gostou desses benefícios, aproveite para conferir quanto custa o melhor sistema para restaurante e, em especial, como escolher um para chamar de seu!

>>>> Continue lendo: no-show? Saiba o que é e como evitar?

Quanto custa sistema para restaurante?

É possível encontrar o melhor sistema para restaurante por preços bem acessíveis. No geral, os valores costumam depender das funcionalidades oferecidas. A Planne, por exemplo, tem um plano com todos os recursos ilimitados por apenas R$ 99 ao mês.

Em outras palavras, você tem acesso a um software completo para seu restaurante temático, pagando um valor que cabe no bolso e acessando todos os recursos para alavancar os resultados. Uma oportunidade incrível, não é mesmo?

Como escolher o melhor sistema para restaurante?

Na hora de escolher o melhor sistema para restaurante para seu negócio, certifique-se de ele tem as 5 funcionalidades cruciais que citamos no começo do artigo, que são:

  • motor de reservas;
  • integrações;
  • página própria personalizada e otimizada;
  • pagamento on-line;
  • sistema antifraude.

Em seguida, analise se a plataforma tem aplicações adicionais, como extratos financeiros, emissão de vouchers e cupons de desconto. O próximo passo é conferir se a opção oferece um bom onboarding para seu time — acompanhamento das primeiras interações.

Todas essas características garantem uma melhor experiência de uso e, portanto, devem ser consideradas no momento da escolha.

Vale lembrar que a solução da Planne disponibiliza esses e muitos outros recursos. Assim, você tem acesso às funcionalidades essenciais para fazer seu restaurante temático decolar.

Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo