Criar site para restaurante: passo a passo para vender online e lucrar

Autor do artigo
por Gregório Nardini
07/03/2023
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Você sabia que nove em dez brasileiros pesquisam online antes de comprar? Esse é o resultado de uma pesquisa divulgada pelo Google e deve servir como um guia para você que está considerando criar um site para restaurante.

Aliás, quando falamos sobre compras online, não estamos nos referindo apenas aos produtos, mas também à contratação de serviços.

Nesse sentido, a Abrasel divulgou que o número de reservas online em bares e restaurantes mantém tendência de alta, mostrando a capacidade direta do seu site em oferecer retorno financeiro para o negócio.

Além disso, criar site para restaurante aumenta suas chances de ocupar posições de destaque em pesquisas feitas no Google e atrair mais clientes para o estabelecimento.

Na prática, não estar presente no meio digital é praticamente como não existir atualmente. E ter um site é como ter um cartão de visitas que apresenta sua empresa em qualquer lugar do mundo.

Isso é extremamente importante por diversas razões, em especial se você deseja atrair turistas que visitam sua cidade.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo site Dream Big Travel, as reservas online para viagens devem alcançar um faturamento de US$ 833 bilhões em 2025. E parte dessas reservas inclui os lugares nos quais as pessoas vão fazer suas refeições. Entre eles, seu restaurante!

Esses são apenas alguns números que selecionamos com a intenção de te incentivar a dar um passo fundamental rumo ao sucesso do seu negócio e, finalmente, criar um site para o restaurante.

Por que ter um site para seu restaurante?

Entre as razões para criar um site para o restaurante estão:

  • maior visibilidade;
  • aumento da atração de clientes;
  • criação de um ponto de conversão online;
  • compartilhamento de informações importantes para seu público;
  • ampliação da visibilidade da marca;
  • agilidade e facilidade no atendimento ao cliente.

Assim, quando um cliente entra em contato com a empresa, ele encontra tudo o que deseja em um só lugar, realiza atividades como reservas e contratações e esclarece suas principais dúvidas no próprio site.

Tudo isso, melhora a experiência dele, ao mesmo tempo que:

Lembre-se: quando você tem um site com um sistema de agendamento online, a verdade é que tem em mãos um canal de autoatendimento 24 horas para seu cliente. Isso melhora muito a relação dele com a marca.

É isso que propõe o relatório de 2022 da Zendesk, que indica que 83% dos consumidores dizem que esperam que uma empresa tenha um portal de autoatendimento para que possam solucionar suas necessidades, sem precisar interagir com um profissional de atendimento.

Leia também: Sistema de reservas online pode aumentar as vendas do seu restaurante

Como criar um site de um restaurante?

Para criar site para restaurante, é preciso:

  • contratar um domínio;
  • escolher uma plataforma que permita a criação e disponibilização do site na internet;
  • definir o layout com a identidade visual;
  • incluir as informações, como horário e endereço;
  • disponibilizar um sistema de agendamento online;
  • oferecer a opção de compra de voucher de reserva.

Criar um site de restaurante é mais simples do que você imagina. Você precisa procurar um domínio disponível com o nome da sua empresa e deixá-lo hospedado em uma plataforma específica.

O domínio é o link do seu site www.suaempresa.com.br. Quando ele é usado gratuitamente, costuma ficar com o nome da sua empresa e do site que você usou para a criação dele.

Isso dificulta as pessoas a te acharem, além de dar uma cara amadora ao seu negócio. Logo, a dica é que você compre o registro anual do seu site.

O importante é, seja qual for a estrutura do seu site, lembre-se sempre de facilitar a experiência do usuário, com:

Mas onde encontrar isso tudo?

É provável que essa pergunta esteja passando na sua cabeça, afinal, seu dia a dia como gestor de restaurante já é muito atribulado e sobra pouco (ou nenhum) tempo. Então, o que você procura é algo fácil de usar, instalar e implementar, correto?

A Planne oferece uma plataforma para restaurantes que queiram vender reservas online e oferece tudo o que você precisa para criar um site, desde domínio personalizado, templates prontos e editáveis e sistema de pagamento online, com voucher de reserva.

Falaremos mais sobre nossos recursos, a seguir. Por enquanto, é importante que você conheça quais são os principais pontos que não podem faltar em um site para restaurantes.

Leia também: Reservas antecipadas podem aumentar o faturamento do seu restaurante temático

Cardápio

Quem entra em um site de comida está procurando algo para comer, certo?

Seu cliente ficará frustrado se tiver que ligar para saber o que você tem a oferecer.

Afinal, ele acessou a plataforma para ter praticidade e tranquilidade para escolher o que deseja sozinho.

Por isso, ao criar o site para restaurante, lembre-se de disponibilizar o cardápio online.

Contato

Sempre tenha uma página de contato e deixe os telefones à mostra, mesmo que seu serviço de delivery seja por aplicativo.

Em caso de pedido errado, dúvidas, sugestões, elogios ou qualquer problema, o cliente saberá que poderá contar com seu auxílio.

Storytelling

A prática do storytelling vem crescendo a cada dia como uma ferramenta fundamental nas vendas.

Isso porque contar a história da sua empresa humaniza a marca, desperta sentimentos e ajuda a fixá-la na mente do cliente.

Como a emoção é o fator principal na decisão de compra, ela precisa ser instigada de alguma maneira.

Pedidos

São poucas as pessoas que entrarão no seu site sem desejar fazer o pedido online.

Casos comuns são de clientes que buscam restaurantes em aplicativos gerais de delivery e, se não conseguem realizar o pedido por algum motivo, procuram o site oficial.

Além disso, não se esqueça de fazer com que seu site conte com opções de pedidos por redes sociais e WhatsApp, canais que os clientes podem preferir.

Área de reservas

Talvez essa seja a área mais importante do site, porque ela oferece ao cliente a possibilidade de acessar um sistema de agendamento online, sem precisar interagir com ninguém e a qualquer momento que quiser, independentemente do horário.

Para oferecer uma experiência ainda melhor a ele, vale disponibilizar o mapa de mesas e deixar que ele escolha onde quer sentar.

Essa é uma boa prática para restaurante temáticos, entretanto, essa informação precisa estar clara no seu gerenciador de reservas. Mais uma vez, é essencial contar com uma tecnologia atual que permita esse tipo de solução.

Vantagens de oferecer reserva de restaurante online

Criar o próprio canal de vendas online, usando seu site, traz uma série de vantagens para a empresa, a exemplo do aumento do faturamento.

Por sinal, você amplia a previsibilidade de quantos clientes receberá em um período e evitar o desperdício de insumos.

Também é importante considerar que você estará na frente dos seus concorrentes, especialmente quando falamos em alcançar pessoas que têm o hábito de se programar antes de viajar.

Hoje em dia, é comum encontrarmos pessoas que preferem viajar com todos os itens da viagem já comprados para não se enganar com golpes ou, até mesmo, fugir do orçamento disponível para a viagem.

Estando online, você moderniza sua empresa e, ainda, pode gerir melhor o tempo dos seus colaboradores.

Afinal, eles precisarão ficar cada vez menos “pendurados” ao telefone para dar informações e fechar novas reservas e poderão usar esse tempo para atender com mais qualidade o consumidor final.

Quer praticidade ao montar um site para sua empresa?

A Planne oferece toda a tecnologia de uma plataforma de e-commerce para restaurantes.

Nossa tecnologia permite que você automatize as vendas de reservas por meio de soluções de pré-pagamento parcial convertido em consumação ou com pagamento antecipado, garantindo mais previsibilidade para o negócio.

Para saber mais detalhes sobre como criar site para restaurante, converse com a nossa equipe. Assim, você entenderá tudo o que é preciso para oferecer reservas de restaurante via sistema de agendamento online. Isso vai alavancar as vendas e reforçar sua presença digital!


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